Cultura Organizacional

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Transcrição da apresentação:

Cultura Organizacional Cap. 13 - Maximiano

O que é CULTURA para você?

Cultura Repertório de experiências, conhecimentos e valores que se desenvolvem e que são transmitidos aos novos integrantes de um grupo.

Cultura Organizacional “Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber; pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna. Edgar Schein”. Pg 330

Por que estudar a cultura organizacional? Entender as organizações e suas diferenças para administrar relações humanas, conflitos e sobrevivência organizacional. Grupos sociais precisam resolver 2 problemas: Convivência dos seus integrantes Adaptação ao mundo exterior

Em Roma, faça como os Romanos O que esta frase significa dentro do contexto que estamos estudando?

Cultura Organizacional Os antepassados desenvolvem a cultura e passam aos veteranos Novos integrantes se adaptam Ex: linguagem: vocabulário dos estudantes de administração Divisão da cultura em subculturas Áreas diferentes de uma empresa desenvolvem sua cultura ocupacional

Componentes da cultura organizacional Alguns componentes da cultura organizacional são mais visíveis que outros. “as pessoas que integram um grupo social nem sempre tem consciência de seus próprios valores” “se você trabalha no departamento de contabilidade e acha estranha a maneira como o pessoal de propaganda se veste e fala, tenha a certeza de que a recíproca é verdadeira”pg 331 Quem é de fora consegue enxergar melhor as manifestações da cultura

Valores e crenças Histórias, mitos e heróis Artefatos, linguagem e hábitos MAXIMIANO /TGA – Fig. 13.1 – Os componentes da cultura distribuem-se em níveis: os que se situam nos níveis nos níveis externos são visíveis e os que se situam nos níveis interiores não se revelam ao observador.

Artefatos Componentes visíveis Fornecem a primeira impressão à um visitante Recém-chegados se baseiam neles para saber como se comportar Mostram como a tecnologia é utilizada

Artefatos Arquitetura Utilização do espaço Arranjo físico que dá idéia de igualdade ou de separação Limpo/sujo, barulhento/quieto Vestimenta das pessoas formal/informal, uniforme, aparência cuidada/desleixo Disponibilidade de recursos, discrição/opulência

Tecnologia “As organizações (e todos os tipos de grupos sociais) transformam o conhecimento e a experiência em recursos, produtos e serviços, desde a fabricação de pães até a exploração do código genético humano. Tecnologia é o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas. Embora a palavra tecnologia faça pensar em artefatos, não está limitada a esse sentido. Cada vez que você escreve está utilizando tecnologia. A tecnologia compreende a própria escrita e a ferramenta usada para escrever, não importa se é um computador, lápis e papel ou giz e quadro negro” pg 333.

Tecnologia A cultura tecnológica mostra em que estágio da utilização do conhecimento a organização está Estado-da-arte: Significa utilizar os conhecimentos mais avançados para produzir artefatos, isso deixa as organizações mais competitivas porque os artefatos são atalhos para resolver problemas

Tecnologia Envolve também hábitos, atitudes e valores em relação ao próprio conhecimento. Organizações que valorizam conhecimento podem produzir tecnologia mais avançada Pode ser avaliado por: Proporção de engenheiros, técnicos e cientistas em relação ao total de funcionários Participação de novos produtos no faturamento da organização Existência de departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) Quantidade de centros de pesquisa, universidades e escolas técnicas em um país

Símbolos “comportamentos e objetos que transmitem mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional” Cerimônias, rituais, imagens, hábito e linguagem Reforça os valores organizacionais e o senso de identidade coletiva

Símbolos Linguagem Arquitetura e vestuário História, mitos e heróis Rituais e cerimônias

Valores Estão no íntimo da cultura “compreendem crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento interno ou externo” Aparecem na forma como as pessoas se relacionam Discurso oficial “brasileiro não desiste nunca”

Funções da cultura Define a forma de agir dos integrantes da organização: Dentro do grupo Com o mundo externo Padroniza ações Reduz incertezas Basta seguir as regras da cultura para não errar Duas funções: Convivência interna Regras de conduta nas relações com o mundo exterior

Convivência Interna Regular relações entre os membros do grupo Como devem tratar-se e resolver conflitos Define critérios de avaliação de desempenho e ações corretivas Define comportamento em relação à autoridade, classes sociais Define a tendência à solidariedade e associativismo em contraposição ao individualismo

Regras de conduta nas relações com o mundo exterior Regular a forma como o grupo encara o mundo externo e trata membros de outros grupos Para cada grupo um grupo diferente é o mundo externo Grau de confiança ou desconfiança em relação à integrantes de outros grupos Rivalidade Tratamento amistoso ou hostil aos imigrantes

Regras de conduta nas relações com o mundo exterior Define a missão da organização e seu papel em relação ao ambiente Projeta uma imagem para clientes, fornecedores e sociedade Define fronteiras dos grupos e tempo para recém-chegados serem aceitos Define a posição do grupo em relação a outros grupos: Igualdade Superioridade inferioridade

Disfunções da cultura organizacional Desvios do comportamento coletivo Exemplos: Dificuldade de entender e processar mudanças no ambiente Resistência à mudanças Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista Subestimar outros grupos (concorrentes e clientes) Uso excessivo de jargão quando falta conhecimento, o que prejudica a comunicação Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da organização do que para desempenhar a missão e atender clientes

Socialização Organizacional Aculturação: Maneira que os indivíduos adquirem a cultura Sutil ou coercitiva Alguns recém-chegados trazem hábitos e valores aos integrantes do grupo

Socialização Organizacional Mecanismos de socialização Aquisição de comportamento ou regras de conduta Assumir papéis no grupo Alguns comportamentos são incorporados para a pessoa ser aceita na organização Meios de divulgação de comportamento e/ou regras de conduta em organizações: Descrições de cargos, manuais e políticas organizacionais Orientação de veteranos Cerimônias de iniciação

Socialização Organizacional 3 estágios principais: Expectativa e preparação Imagem que o indivíduo tem antes de entrar na organização Conversas com outras pessoas Processo de recrutamento e seleção Ingresso Aprendizagem de comportamento por processos formais e informais Orientação de veteranos Estudo de manuais Linguagem, regras, cargos, relacionamentos Ajustamento e integração O recém-chegado é considerado membro da organização Pode fazer ajustes na cultura existente com a integração de sua própria cultura Quanto não é possível a integração o recém-chegado pode deixar o grupo social

Singularidade e Diversidade Cultural Especificidades do grupo Cada grupo desenvolve seus próprios costumes e valores Diversidade Sociedades multiculturais Variedade cultural na organização

Comparação e classificação de culturas Indicadores de culturas Distância do poder Linguagem Relações humanas Atitudes em relação ao futuro Universalismo/particularismo Orientação para o ambiente Propensão ao risco Mecanicismo e organicismo