Estudo sobre a percepção dos gestores de uma empresa do ramo de (inserir área) em relação as sete dimensões da gestão do conhecimento. Autor (es): Acadêmico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

LCDM - Assessoria e Consultoria Ltda
BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
Universidade Federal de Goiás
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Responsabilidade Profissional
Qualidade Total.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Professor : Fábio Pizzato
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Desenvolvimento organizacional
Gestão do Conhecimento na prática
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
AUTORES LILIAN FÁTIMA GAIA Especialista em Gestão de Negócios
TÉCNICA DE CONSULTORIA
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Avaliação de vendedores
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Uma Visão para Empresas de TI
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Modelo de Excelência em Gestão
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Teorias Modernas de Gestão
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
Balanced Scorecard Abordagem geral
Instituição de Ensino São Francisco
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Planejamento Estratégico
Planejamento e Responsabilidade Social
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Uma onda de reorganizações
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Modelo do planejamento estratégico
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Estudo sobre a percepção dos gestores de uma empresa do ramo de (inserir área) em relação as sete dimensões da gestão do conhecimento. Autor (es): Acadêmico 1 (FASF) academico1@fasf.edu.br Acadêmico 2 (FASF) academico2@fasf.edu.br Acadêmico 3 (FASF) academico3@fasf.edu.br Acadêmico 4 (FASF) academico4@fasf.edu.br Acadêmico 5 (FASF) academico5@fasf.edu.br Orientador: Prof. Patrício Vasconcelos Disciplina: Gestão da Informação e Processo Decisório Ponta Grossa, xx de Junho de 2013.

Introdução Tópico 1 Tópico 2. Tópico 3 *Frases que justificam este estudo e a sua importância.

Objetivo Identificar se uma empresa do ramo de (inserir área da empresa) adota às sete dimensões e práticas gerenciais da gestão do conhecimento de acordo com o autor Terra (2001) na percepção de seus gestores.

Fundamentação Nonaka e Takeushi (2001) Terra (2001) Vergara (2007) Outros (ano) *Autores que foram utilizados para as análises dos resultados.

Metodologia A pesquisa foi desenvolvida junto a uma empresa do setor (inserir área da empresa) tendo como objeto de estudo os gestores (inserir as áreas), localizada na (inserir as informações de localização desde que resguarde o sigilo da empresas pesquisada).   Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória conforme tipologias de Vergara (2007), com procedimentos técnicos via estudo de caso, através de um questionário composto por 41 (quarenta e uma) questões que buscam identificar e diagnosticar se a empresa adota às sete dimensões e práticas gerenciais da gestão do conhecimento de acordo com o autor Terra (2001) em sete dimensões. A população desta pesquisa foi circunscrita a XX gestores, com uma amostra de xx dos entrevistados, selecionados por acessibilidade.

Resultados e Discussões    I – PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO DOS PESQUISADOS; II. EXISTÊNCIA DAS PRÁTICAS DAS SETE DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA EM ESTUDO.

Resultados e Discussões   1. Fatores estratégicos e o papel da alta administração 1 2 3 4 5 1.1. Existe elevado nível de consenso sobre quais são as core competences da empresa, ou seja, quais são os pontos fortes da empresa em termos de habilidades e competências. 1.2. A macro estratégica da empresa é comunicada, amplamente, para todos os níveis organizacionais. 1.3. A alta administração estabelece, frequentemente, metas desafiadoras em um sentido de urgência para a mudança da realidade em direção a uma visão estabelecida. Fonte: Pesquisa de Campo

Resultados e Discussões  2. Cultura e valores organizacionais 1 2 3 4 5 2.1. A missão e os valores da empresa são promovidos, de forma consistente, por atos simbólicos e ações.   2.2. Há um elevado sentimento de confiança entre empresa e funcionários, existem de maneira geral, um grande orgulho em trabalhar para a empresa. 2.3. As pessoas não estão focadas apenas no curto prazo. 2.4. Estimula-se a experimentação. Há liberdade para tentar e falhar. 2.5. Existe uma grande honestidade intelectual na empresa, ou seja, as pessoas são autênticas e deixam evidente aquilo que conhecem e também o que não conhecem. 2.6. As pessoas estão preocupadas com toda a organização e não apenas com sua área de trabalho, ou seja, buscam uma otimização conjunta. 2.7. Reconhece-se que tempo é um recurso importante para o processo de inovação. 2.8. Novas ideais são valorizadas. Há permissão para discutir ideias “bobas”. 2.9. As realizações importantes são comemoradas. 2.10. Há grande tolerância para piadas e humor. Fonte: Pesquisa de Campo

Resultados e Discussões    3. Estrutura organizacional. 1 2 3 4 5 3.1. Realizam-se, com frequência reuniões informais, fora do local de trabalho, para a realização de brainstormings. 3.2. Os layouts são conducentes às trocas informais de informações (uso de espaços abertos e salas de reunião). São poucos os símbolos de status e hierárquicos. 3.3. Há um uso constante de equipes multidisciplinares e formais que se sobrepõem à estrutura formal tradicional e hierárquica. 3.4. Há um uso constante de equipes adhoc ou temporárias, com grande autonomia, totalmente dedicadas a projetos inovadores. 3.5. Pequenas reorganizações ocorrem com frequência, de forma natural, para se adaptar às demandas do ambiente competitivo. 3.6. As decisões são tomadas no nível mais baixo possível. O processo decisório é ágil; a burocracia é mínima. Fonte: Pesquisa de Campo

Resultados e Discussões    4. Administração de recursos humanos. 1 2 3 4 5 4.1 O processo de seleção é bastante rigoroso. 4.2 Há uma busca de diversidade (personalidades, experiências, cultura, educação formal, etc) e aumento da criatividade por meio do recrutamento. 4.3 O planejamento de carreira busca dotar os funcionários de diferentes perspectivas e experiências. 4.4 O escopo das responsabilidades dos cargos é, em geral, bastante abrangente. 4.5 Há um elevado investimento e incentivo ao treinamento e desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. Estimulam-se treinamentos que levam ao autodesenvolvimento. 4.6 Estimula-se o aprendizado pela ampliação dos contatos e interações com outras pessoas de dentro e fora da empresa. 4.7 O treinamento está associado às necessidades da área imediata de trabalho do funcionário e /ou às necessidades estratégicas da empresa. 4.8 Há um baixo turnover (número de pessoas que se demitem ou são demitidas) na empresa em comparação as outras empresas do mesmo setor. 4.9 A evolução dos salários está associada, principalmente, à aquisição de competências e não ao cargo ocupado. 4.10 Existem esquemas de premiação e reconhecimento por resultados e contribuições extraordinárias. 4.11 Existem esquemas de pagamentos associados ao desempenho da equipe (e não apenas ao desempenho individual). Os créditos são compartilhados. 4.12 Existem esquemas de participação nos lucros envolvendo a maior parte dos funcionários. 4.13 Existem esquemas de participação societária envolvendo a maior parte dos funcionários. Fonte: Pesquisa de Campo

Resultados e Discussões   5. Sistemas de Informação 1 2 3 4 5 5.1 A comunicação é eficiente em todos os sentidos (de cima para baixo, de baixo para cima e entre as áreas) 5.2 As informações são compartilhadas. Existe amplo acesso, por parte de todos os funcionários, à base de dados e conhecimento da organização. 5.3 Há grande disciplina, eficiência e incentivo para a documentação do conhecimento e Knowhow existente na empresa. Fonte: Pesquisa de Campo

Resultados e Discussões   6. Mensuração dos resultados 1 2 3 4 5 6.1 Existe uma grande preocupação em medir resultados sob as várias perspectivas (financeiras, operacionais, estratégicas, aquisição do conhecimento). 6.2 Esforços para avaliar as competências e conhecimentos dos colaboradores da organização são realizados com frequência e os resultados são amplamente divulgados internamente. Fonte: Pesquisa de Campo

Resultados e Discussões   7. Aprendizado com o ambiente 1 2 3 4 5 7.1 A empresa aprende muito com seus clientes. Existem vários mecanismos formais e informais bem estabelecidos para essa finalidade. 7.2 A empresa tem habilidade na gestão de parcerias com outras empresas. 7.3 A empresa tem habilidade na gestão de parcerias com universidades e institutos de pesquisa (contratação de pesquisa externa). 7.4 A decisão de realizar alianças está, frequentemente, relacionada a decisões estratégicas e de aprendizado importantes. Os funcionários da empresa percebem, muito claramente, esse objetivo de aprendizado. Fonte: Pesquisa de Campo

Conclusões Com as respostas e dados obtidos na pesquisa, pode-se constatar que as dimensões da gestão do conhecimento existente na empresa em estudo são X, Y, Z... Os resultados comprovam a relevância desse assunto, pois... *Exemplos que podem ser utilizados nas conclusões.

Referências Bibliográficas TERRA, J.C.C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. 3ª ed. São Paulo: Negócio, 2001. VERGARA, Silvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisas em Administração. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2007.