Prof. ª Mestre: Mariléia Filipkowski

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
2º encontro – Professores Maio de 2012
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
REDE DE ATENDIMENTO E SUBJETIVIDADE
METODOLOGIA DIALÉTICA EM SALA DE AULA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Educação e Práticas Pedagógicas
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
Interdisciplinaridade
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Universidade Federal do Amapá
Plano de Trabalho Docente
“ O saber e o fazer docente”
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conversando sobre Formação Integral.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
O que é ensinar história?
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Perguntas de Modelação
Metodologia Científica
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
Coordenadoria do Ensino Fundamental
CURSO: Licenciatura em Educação Física
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Triangulação de métodos
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Elementos do plano de aula
05/11/2015.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Avanços da psicologia social na América Latina
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Prof. ª Mestre: Mariléia Filipkowski

Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento

Quantos Triângulos você está vendo? Sua visão é de conjunto, inclusão ou exclusão?

A teoria dialética do conhecimento Aponta 3 momentos: a Síncrese, a Análise e a Síntese. Afirmações de Saviani: o movimento que vai da Síncrese (a visão caótica do todo) à Síntese ( uma rica totalidade de relações determinantes) pela mediação da análise (abstrações e determinações mais simples) constitui uma orientação segura tanto para o método científico quanto para o método de ensino.

Perspectiva dialética Baseia-se numa concepção de homem e de conhecimento Entende-se o homem como um ser ativo e de relações Compreende-se que o conhecimento não é “transferido” ou “depositado” pelo outro, mas sim construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo.

Dimensões da metodologia dialética do conhecimento Mobilização para os conhecimentos > possibilitar o vínculo inicial entre o sujeito e o objeto> PROVOCAR –DESEQUILIBRAR Construção do conhecimento> confronto entre o sujeito e o objeto> elaboração de relações mais totalizantes > APRENDER Síntese > dimensão relativa à sistematização do conhecimento e sua expressão > PRÁXIS

Movidos Pela Descoberta e Pela Educação