SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Plano “VISA na Atenção Básica”
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Avaliação Institucional
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012.
Reunião Pedagógica da Faculdade de Educação
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
O sucesso do trabalho pedagógico
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
CURRICULO +.
Decisões.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Conferência Municipal de Educação
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Perguntas de Modelação
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Fundamentos da Seleção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Monitoramento e Avaliação
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012

Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A BIBLIOTECA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS . Aprendizagem permanente: responder as diversas áreas curriculares. (Capacidades básicas, técnicas e de gestão) . Estoque de conhecimento, que permite o indivíduo a adquirir a competência informacional( habilidades necessárias para localizar, interpretar, analisar, sintetizar e comunicar a informação, esteja elas em fontes impressas ou eletrônicas). .

A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA A Biblioteca como extensão da sala de aula Integração do profissional em reuniões do grupo gestor e participação na construção da proposta pedagógica da Unidade. Orientação e execução de pesquisas bibliográficas; Desenvolvimento de produtos e serviços informacionais; Apoio e orientação acerca da formatação de trabalhos escolares, materiais didáticos, publicações técnicas, no que se refere a normalização técnica e direitos autorais e de propriedade;

A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Trabalho integrado biblioteca X docente Papel do Professor: orientador, captador dos conhecimentos dos alunos, estimulador de desenvolver questionamentos, curiosidade, interesse pela leitura e pesquisa, visando incentivar no aluno a busca de soluções, através da informação e do conhecimento Papel do Bibliotecário: recuperar e fornecer os recursos informacionais necessários, orientar alunos na realização de consultas, pesquisas e trabalhos escolares, agregar valor ao processo ensino-aprendizagem;

A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Intervenção Pedagógica A habilidade de interpretação está presente em todas as componentes curriculares e na vida( Professores X bibliotecários X Pedagógico) Trabalhar com os alunos não apenas textos científicos, mas propiciar a análise de outros tipos de textos, que permitam o conhecimento da linguagem. Ex. Trabalhar o conceito de Estratégia com o livro a Arte da Guerra de Sun Tzu.

A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Estruturação e montagem da Biblioteca Ambiente físico: espaço amplo, ambientes específicos, mobiliário adequado, conforto, segurança. Fotos Acervos bibliográficos e de Multimídia: Politicas de Desenvolvimento da Coleção; Tecnologia: Acesso a Internet; Sistema integrado Pergamum; Rede de Bibliotecas Senai (Sesi). Recursos Humanos/Processamento Técnico: Gestão Integrada de Bibliotecas Senai/MG – Aviso 063/2010

O TRABALHO EM CONJUNTO FAZ A DIFERENÇA Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem O TRABALHO EM CONJUNTO FAZ A DIFERENÇA Biblioteca + Pedagogos + Professores = Formação de alunos capazes de coletar, selecionar, interpretar e utilizar a informação nos diversos contextos profissionais e sociais na chamada Sociedade da Informação.

MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO Conceitos, tipologia, metodologias, referenciais teóricos: documento Senai/DN. Metodologia de seleção e elaboração de recursos didáticos OBJETIVO Disponibilizar material com texto didático e projeto gráfico adequado, de qualidade e consistente, em consonância com os referenciais teóricos e a pratica pedagógica adotados pela Instituição e a permanente atualização tecnológica.

MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO AÇÕES: Levantamento dos recursos didáticos utilizados pelas Unidades – Banco de Dados da GEP; Avaliação e seleção dos materiais didáticos utilizados pelo Senai/MG identificação da necessidade de reformulação, atualização e/ou adoção de novos recursos;), Coordenação e validação das atividades de elaboração, atualização e adoção de material didático realizadas pelas Unidades.

MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO AÇÕES: Catalogação e organização das matrizes dos MD’s em meio eletrônico, codificando cada material de forma a facilitar sua localização; por área tecnológica e por modalidade; Padronização do material didático utilizado e produzido pelo Senai/MG, definir titulo único para os cursos ofertados PSU e PRONATEC; Avaliação e aquisição dos títulos padronizados e disponibilizados pelo Senai/DN, através do Programa de Recursos Didáticos Nacionais e criação dos Comitês de Avaliação de Material Didático do Senai/MG. Gestão,liberação de acesso, inclusão de materiais didáticos no Banco de Recursos Didáticos _ BRD- Projeto Senai Didática -DN.

MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO PRODUTOS / SERVIÇOS . Diretrizes e referenciais para elaboração e adoção de material didático; . Definição das Bibliografias básicas, complementares e suplementares para composição dos acervos das bibliotecas. ( padronização Planos de Cursos); . Fornecimento de copias de material didático para as Unidades.(em processo de seleção e validação.

MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO ESCOLA E MATERIAL DIDÁTICO Planejamento; Levantamento de títulos; Avaliação; Seleção; Reformulação e elaboração; Apoio da GEP. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=hUsQFzGrves

Lucília: luaz@fiemg.com.br Ana Christina: ansiuves@fiemg.com.br MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Contatos na GEP: Lucília: luaz@fiemg.com.br Ana Christina: ansiuves@fiemg.com.br (31) 3263.4705 (31) 3263.4333

Gerência de Educação Profissional GEP Gerência de Educação Profissional