TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
“CONTE-ME , E EU VOU ESQUECER MOSTRE-ME, E EU VOU LEMBRAR ENVOLVA-ME,E EU VOU ENTENDER CONFÚCIO
TEMPESTADE DE IDÉIAS BRAINSTORMING
PRODUÇÃO LIVRE DE IDÉIAS COM VISTA À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS OU FORMULAÇÃO DE CONCEITOS IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE/BUSCA DE SUPOSIÇÕES/CLASSIFICAÇÃO /SELEÇÃO DUAS ETAPAS CRIAÇÃO E JULGAMENTO
DISCUSSÃO
DISCUSSÃO CIRCULAR ENCADEAMENTO DE ASPECTOS INOVADORES DENTRO DE UMA MESMA IDÉIA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO RÁPIDO E ENTENDIMENTO DO ASSUNTO
DISCUSSÃO LIVRE LIVRE APRESENTAÇÃO DE IDÉIAS SOBRE UM TEMA, PROBLEMA OU EXAME DE SOLUÇÕES CRIATIVIDADE/ RACIOCÍNIO/CRÍTICO/RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS/COMUNICAÇÃO/REFLEXÃO
CONCEITUAL MAPA
DIAGRAMA MOSTRANDO A RELAÇÃO DE CONCEITOS-CHAVES E CONCEITOS SECUNDÁRIOS DA ESTRUTURA DE UM CONTEÚDO INTERPRETAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO ORGANIZAÇÃO DE DADOS RESUMO CRIATIVIDADE
ESTUDO DIRIGIDO
OBTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS BUSCA DE SUPOSIÇÕES ROTEIRO OU FOLHA TAREFA NA QUAL CONSTAM INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A SOLUÇÃO DAS QUESTÕES OU SITUAÇÕES –PROBLEMA NELA APRESENTADAS, A PARTIR DE UM MATERIAL ESTUDADO OBTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS BUSCA DE SUPOSIÇÕES APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS estudo dirigido
AULINHA MITIGADA
Formação de um grupo para discutir um texto construindo conhecimentos, discutindo,ampliando a compreensão de um conteúdo Todos podem participar trazendo novas interpretações, exemplos ou fazendo perguntas interpretação,análise,síntese,levantamento de hipóteses
ESTUDO DE CASO
ANÁLISE MINUCIOSA E OBJETIVA DE UMA SITUAÇÃO REAL OU FICTÍCIA PARA SE BUSCAR UMA SOLUÇÃO ANÁLISE,INTERPRETAÇÃO,CRÍTICA LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES DECISÃO
DRAMATIZAÇÃO ENCENAÇÃO DE UM PROBLEMA NUMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA MAS EM QUE OS PAPÉIS SÃO VIVIDOS TAL COMO NA REALIDADE
-FORNECER DADOS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA ANÁLISE E DISCUSSÃO PERFORMANCE DE DESEMPENHO PARA DISCUSSÃO -MOSTRAR AS DIVERSAS SOLUÇÕES QUE UM PROBLEMA PODE TER