Grupo nº 12 – Branco Alunos: Marília Andrade ; Kamilla Paiva Eduardo Mendes Nasser Santiago.

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Transcrição da apresentação:

Grupo nº 12 – Branco Alunos: Marília Andrade ; Kamilla Paiva Eduardo Mendes Nasser Santiago

O Supermercado Veneza opera em Brasília a 22 anos. A forma de organização de pessoal é marcada pela presença dos “encarregados”. Os mesmos são responsáveis pelas diferentes seções ou setores, como por exemplo: açougue, peixaria, horti-fruti, padaria e frente de loja. Ganhou dois prêmios nos anos de 2010 e 2011 de destaque empresarial nas áreas da Ceilândia e P- Sul.

A rede SuperVeneza conta, atualmente, com 4 lojas, localizadas no Guara I (foto abaixo), P-Sul Ceilândia, Cruzeiro Novo e Taguatinga Norte. O SuperVeneza possui site onde se pode ter informações sobre a loja, promoções, pedidos, telefones e outros, páginas em site de relacionamento como Orkut e twitter e serviço de entrega em domicílio.

A missão do supermercado é atender as necessidades dos clientes em artigos de alimentação e utilidades do lar, disponibilizando os produtos de melhor qualidade dos melhores fabricantes, entregando máximo valor aos clientes internos e externos, visando alcançar os objetivos de nossos acionistas em harmonia com os interesses e valores da sociedade em que atuamos.

Tema abordado: Programas de Resposta Rápida - PRR  Para que haja maior eficiência e se consiga maior sincronia, consecutivamente, maior satisfação com o serviço prestado, é importante que haja uma integração entre cliente e fornedor.  Um bom exemplo são os programas de resposta rápida (PRR), onde os serviços logísticos são alicerçados na cooperação e no compartilhamento de informações entre cliente e fornecedor. Eles são muito utilizados não varejo, em especial o ECR (Efficient Consumer Response).  O ECR surgiu com o objetivo de coordenar trocas de informações entre indústria e varejo, permitindo o estabelecimento de um fluxo de produtos e estoques sincronizado com as informações de venda obtidas em tempo real nos PDVs.

Vantagens ECR:  Determinação do mix de produtos mais adequado em cada PDV,  Ressuprimento do mix na quantidade certa e no exato momento em que a demanda ocorre, permitindo aumento no giro de estoques e redução nas perdas,  Promoções, a partir de melhor entendimento e coordenação das questões estratégicas e operacionais quanto à alocação de recursos,  Lançamento de novos produtos visando maximizar o valor na visão do cliente final, o que reduz as chances de insucesso.

Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. E considerada peça fundamental da logística está o processamento de pedidos, que dividi-se em etapas, como observado na figura abaixo:

Os sistemas de processamento de pedidos permitem gerenciar e operacionalizar o ciclo de pedidos. O ciclo de pedidos envolve todas as atividades que ocorrem desde o instante que o cliente decide considerar a possibilidade de efetuar um pedido, até o momento em que recebe esse pedido e efetua o pagamento. Destacada a importância do processamento de pedidos para gerenciar o ciclo como um todo, há que considerar também que um ciclo de pedidos bem operacionalizado pode, inclusive, reduzir os custos operacionais para a organização em questão.

Na empresa escolhida ( SuperVeneza) o encarregado de fazer o pedido seleciona os produtos e faz o pedido online para o fornecedor. O pedido é feito a partir do valor que o produto vai está em mercado.É feito uma cotação dos produtos, o que estiver mais conta é o que mais constará no estoque. O controle das mercadorias é feito por um sistema de “entrada e saída”. Quando é feito o pedido, os produtos são registrados no sistema através de um código a sua entrada na loja em contrapartida espera-se o registro da saída através do mesmo código.

De acordo com o gerente do estabelecimento as promoções são feitas a partir de acordo comerciais. Por exemplo, eles resolvem colocar uma lata de leite condensado na promoção, daí eles vão entrar em contato com o representante e negociar. Se eles entram no acordo que vão colocar o produto em promoção eles elaboram uma maneira de divulgar isso, assim sendo eles elaboram um panfleto, por exemplo, aí o fornecedor fica responsável da foto, da elaboração e outro pontos referentes a divulgação, salientando que isso tem custo e vai em cima do produto, no final dessa elaboração o supermercado fica com a responsabilidade de vender a lata de leite condensado, nesse caso, e quando feita a venda é dada uma porcentagem ao representante que ajudou e custeou a parte de divulgação.

O método de “entrada e saída” é feito pelo leitor do código de barra. Panfleto de divulgação das promoções.

Em relação a logística alguns pontos que poderiam melhorar são: 1. Implementação de um programa de resposta rápida; 1. O uso de ECR poderia trazer vantagens para a empresa, como diminuição dos custos totais, melhor mix de produtos e menores estoques, dentre outras.

Prateleiras do superVeneza. Estrutura externa do SuperVeneza Guara I.

É possível concluir também que o SuperVeneza busca prestar o serviço da melhor forma possível e satisfazer os clientes das mais diversas maneiras tendo como visão para o futuro ser reconhecido como uma empresa que supera às expectativas dos clientes e parceiros, no negócio em que atua. Porém é possível aumentar o nível de serviço prestado aos seus clientes através de uma maior integração com seus fornecedores e informatização do sistema de pedidos. Dessa forma, eles poderiam ser mais precisos ao formar estoques e oferecer um melhor mix de produtos aos clientes.