Laboratório de Ensino de Química 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Educação no contexto do Trabalho
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Currículo por Competências e Habilidades.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
André Luiz R. Chaves – Professor de Matemática Colégio Pedro II
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Profa. Reane Franco Goulart
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Atuais Propostas Curriculares.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Os PCN e o Ensino Médio.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Ensino de Química 1 3ª Fase Profa. Maria da Graça

Programa da Disciplina

1. Evolução histórica da utilização de laboratórios no ensino de química. 1.1 Concepções pedagógicas no mundo e no Brasil 1.2 Abordagem histórica de aulas práticas no Ensino de Química. 1.3 Noções de avaliação da aprendizagem como componente do ato pedagógico. 2. O desenvolvimento de atividades experimentais nas aulas de química. 2.1 Fundamentos e teorias sobre experimentação no Ensino de Química. 2.2 Atividades experimentais dentro do conceito CTSA. 3. Planejamento e execução de experimentos didáticos. 3.1 Escolha dos temas e experimentos a serem abordados em aulas experimentais. 3.1 Visitas a escolas de ensino básico (ensino fundamental e ensino médio). 3.3 Planejamento das aulas dos experimentos escolhidos. 3.4 Execução dos experimentos. 3.5 Propostas de avaliação da aprendizagem através das aulas experimentais executadas. 4. Princípios gerais de descarte de resíduos.

Por que aulas experimentais? Qual o objetivo das aulas experimentais? As aulas experimentais participam efetivamente do currículo escolar? Como as aulas experimentais podem contribuir para a formação do cidadão?

Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN para o Ensino Médio

Orientações Educacionais Complementares “A idéia central expressa na nova Lei, e que orienta a transformação, estabelece o ensino médio como etapa conclusiva da educação básica de toda a população estudantil – e não mais somente uma preparação para outra etapa escolar ou para o exercício profissional. Isso desafia a comunidade educacional a pôr em prática propostas que superem as limitações do antigo ensino médio, organizado em duas principais tradições formativas, a pré-universitária e a profissionalizante.”

Modalidades do ensino médio: Preparar para o ensino superior Estritamente profissionalizante “Em qualquer de suas modalidades, isso [a reformulação do Ensino Médio] significa preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente, em eventual prosseguimento dos estudos ou diretamente no mundo do trabalho.”

Estar formado para a vida significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente, de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas ou propostas; e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.

Os métodos de aprendizagem devem garantir que o aluno consiga: comunicar-se e argumentar; defrontar-se com problemas, compreendê-los e enfrentá-los; participar de um convívio social que lhes dê oportunidades de se realizarem como cidadãos; fazer escolhas e proposições; tomar gosto pelo conhecimento, aprender a aprender.

Momento de reflexão 1: Como você vê o ensino atualmente com relação ao “preparar para a vida”? O que você pensa das propostas para reformulação do ensino médio mostradas? Como aulas experimentais na disciplina de química poderia contribuir para “preparar para a vida”?

Competências e habilidades É preciso reconhecer o caráter disciplinar do conhecimento e, ao mesmo tempo, orientar e organizar o aprendizado, de forma que cada disciplina, na especificidade de seu ensino, possa desenvolver competências gerais. Há nisso uma contradição aparente, que é preciso discutir, pois específico e geral são adjetivos que se contrapõem, dando a impressão de que o ensino de cada disciplina não possa servir aos objetivos gerais da educação pretendida.(p.11 PCNEM)

Conjuntos de competências do PCNEM Comunicar e representar; Investigar e compreender; Contextualizar social ou historicamente o conhecimento. Pode-se conceber que cada competência compreende uma articulação coerente de habilidades.

Algumas definições  Competência: É a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (ponderação, apreciação, avaliação, saberes, capacidades, informações, etc.) para decidir e tomar decisão para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. Celso Antunes diz que: “competências são pedras de amolar as facas das inteligências”. Portanto aprender não é simplesmente um armazenamento de informações e sim a capacidade de selecioná-las, com competência, para estruturar e reestruturar sua aplicabilidade e ações.   ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 87 p.

Habilidades: Referem-se a tudo aquilo que o aluno deve aprender a fazer desenvolvendo suas capacidades intelectuais, afetivas, psíquicas e motoras. Habilidades gerenciais e administrativas: capacidade de mobilização, autonomia, iniciativa, visão estratégica, administrar recursos, capacidade de articulação e visão sistêmica; Habilidades pessoais e interpessoais: responsabilidade, capacidade de auto-aprendizado, enfrentar problemas (saber buscar soluções), sociabilidade e capacidade de trabalho em equipe, capacidade de expressão oral e escrita, uso da língua estrangeira e liderança, capacidade de avaliar seu próprio trabalho e trabalho dos outros, capacidade de organizar seu próprio estudo, etc.; Habilidades técnicas: leitura e expressão por meios gráficos, capacidade de utilizar novas tecnologias visando com criatividade novas aplicações, capacidade de obtenção, avaliação e uso de informações, visão crítica de ordens de grandeza, aplicação de conhecimentos teóricos multidisciplinares a questões práticas, equacionamento e modelagem de problemas, capacidade de realizar uma pesquisa, de formular uma hipótese, domínio e utilização de seus movimentos e de sua ação motora, etc.

Momento de reflexão 2: Quais habilidades você entende necessárias para cada uma das competências destacadas pelo PCNEM? Discuta em grupo as suas respostas. Como aulas experimentais na disciplina de química poderia contribuir para atingir as competências e habilidades? Há alguma relação entre as últimas questões do MR1 e MR2 (MR = momento de reflexão)?

Há valores humanos amplos sem qualquer especificidade disciplinar e que podem estar integradas às práticas educativas: Aprende a comunicar quem se comunica; Aprende a argumentar quem argumenta; Aprende a resolver problemas reais quem os resolve; Aprende a participar do convívio social quem tem essa oportunidade.

Articulação entre as competências gerais

Portanto, ...“a simples transmissão de informações não é suficiente para que os alunos elaborem suas idéias de forma significativa. É imprescindível que o processo de ensino-aprendizagem decorra de atividades que contribuam para que o aluno possa construir e utilizar o conhecimento.”