O indivíduo criativo na empresa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
Advertisements

Recrutamento e Seleção de Pessoal.
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
RESISTÊNCIA A MUDANÇA “Nada é mais difícil do que realizar, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto quanto ao seu êxito, do que iniciar a introdução.
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Criatividade nos negócios
EMPREGABILIDADE.
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Papéis do Gerente Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
A Construção do Plano de Negócio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Estratégias do agronegócio
O processo de pesquisa de mercado
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
TAREFA R04 Grupo:1993. Suppply Chain! É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
A Arte e os Negócios A Coreografia do Plano Vera Santos PINC – Universidade do Porto Porto, 24 de Maio de 2012.
- Minister (subordinação ou obediência)
De onde tirar as ideias?.
Considerações sobre Motivação e Liderança
Teorias Modernas de Gestão
Naira Maria Lobraico Libermann
Prof. Msc. Magali de Macedo
MERCADO DE TRABALHO.
Organização, cooperação e motivação
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Criação de oportunidades – uma visão para o mercado
Prof. Msc. Magali de Macedo
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. É a transformação dos processos da empresa através do reexame da maneira de se trabalhar, da qualidade dos produtos e serviços.
Administração de Recursos Humanos II
CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO PROCESSOS CRIATIVOS E INOVAÇÃOES EM ENFERMAGEM PROF.º Julio C.V.Nova COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Gabriel Bastos Machado
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
GRANDES VISÕES E TÁTICAS CRIATIVAS Denise Franco e Silva Giselle Pereira Vilela Izabel Alves Oliveira Raquel Borja Peppe Roseli Ferreira do Nascimento.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
BENCHMARKING.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Delegação, Centralização e Descentralização
Gestão do Conhecimento
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL
Comportamento Organizacional Introdução
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Oportunidades e Ideias
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Desenho de Cargos job design
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Produto e desenvolvimento de novo produto
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Transcrição da apresentação:

O indivíduo criativo na empresa Criatividade O indivíduo criativo na empresa Assunto que iremos discutir Pequena apresentação Alternar teoria com alguns exercícios Ao final deste mini-curso espero que vocês tenham uma melhor compreensão do conceito de criatividade e do processo criativo em si. Falaremos também sobre algumas técnicas para desenvolver a criatividade individual.

Criatividade é algo cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho. Por quê? As pessoas são vantagens competitivas da empresa. O que é ser uma vantagem competitiva? É justamente aquilo que diferencia as empresas uma das outras, especialmente em um mesmo mercado. Cada vez mais percebemos que as competências e habilidades do corpo de funcionários de uma organização bem como sua motivação, relacionamento interpessoal, espírito de equipe e criatividade são críticos para o sucesso de uma empresa. Fala-se muito hoje de inovação. A inovação parte justamente de uma idéia criativa mas não é só isso.

Vantagem Competitiva É justamente o que diferencia uma empresa de outras, em um mesmo segmento de mercado. Pessoas comprometidas, criativas, motivadas e inovadoras representam um diferencial para uma empresa.

Mas, o que é criatividade?... É um termo muito usado mas muito difícil de definir.

Criatividade seria.... Fruto de uma inspiração mágica??? Ter uma idéia que surge “do nada” e resolve nossos problemas?

Criatividade envolve a produção de algo novo, que é aceito como útil e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo. STEIN em ALENCAR & FLEITH (2003)

TORRANCE em ALENCAR & FLEITH (2003) Processo de se tornar sensível a problemas, deficiências e lacunas no conhecimento; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados.

Aspectos criativos: Curiosidade, desejo, problema, necessidade Conhecimento Sugestões, idéias e hipóteses Testar, validar Comunicar Novo, mas tem que ter uma utilidade, reconhecida pelas pessoas. Sempre em uma determinada época; muitos artistas acabaram sendo valorizados muito depois de seu tempo; estavam à frente de seu tempo. É preciso identificar um problema e dispor de algum conhecimento sobre o assunto para poder resolvê-lo. Surgem então hipóteses de solução, que são testadas internamente antes de uma comunicação às outras pessoas, que irão, certamente avaliá-las e valorizá-las ou não. Utilidade Tempo Novidade Reconhecimento das pessoas

Processo Criativo Percepção Preparação Incubação Iluminação Verificação KNELLER em WESCHLER (1993)

Processo Criativo Percepção de um problema/ necessidade/ curiosidade KNELLER em WESCHLER (1993)

Processo Criativo Preparação: investigação do problema KNELLER em WESCHLER (1993)

Processo Criativo Incubação: desenvolvimento insconciente KNELLER em WESCHLER (1993)

Processo Criativo Iluminação: momento da criação Verificação: crítica sobre a idéia KNELLER em WESCHLER (1993)

Habilidades Criativas ALENCAR (1996) Fluência: Flexibilidade: Originalidade: Elaboração: Sensibilidade para problemas: Quantidade de idéias Identificar soluções sob diferentes perspectivas Respostas incomuns Fluência: basicamente quantidade de idéias, como exemplo, o brainstorming que fizemos sobre a definição de criatividade. Quem listou mais de 20 utilizações para o ônibus? Flexibilidade: alternar categorias, p.e, no exercício do ônibus uma maior flexibilidade seria evidenciada por utilização em diferentes categorias como transporte, utilização do espaço do ônibus, utilização da estrutura do ônibus para construir algo diferente. Um dos atributos principais dos grandes cientistas permitindo a análise produtiva de resultados inesperados e a abertura para mudanças radicais de pensamento. Originalidade: indicador é a presença de respostas incomuns, pouco freqüentes. Estudos indicam que quanto maior a quantidade de respostas maior a chance de se obter respostas originais mais insto ainda é contestado por alguns. Elaboração: quantidade de detalhes, elaboração = às vezes o indivíduo pode fornecer uma só resposta para o problema mais enriquecê-la com detalhes ou mesmo uma história Sensibilidade para problemas: capacidade de encontrar uma necessidade, de questionar e reconhecer defeitos nas próprias idéias ou no ambiente. Detalhamento, enriquecimento Capacidade para encontrar uma necessidade

Indivíduo criativo É difícil ser criativo em tudo: somos mais criativos em algumas coisas e menos em outras. Uma personalidade mais ou menos criativa é definida por vários fatores como a educação recebida na infância e um maior ou menos incentivo aos talentos natos. Existem atributos encontrados em pessoas que se destacam por suas idéias criativas.

Atributos da Personalidade Criativa Iniciativa e envolvimento na atividade realizada Abertura à novas experiências e à ambigüidade. Envolvimento : motivação, paixão pelo que se faz Abertura: reformular pensamentos, experimentar novos métodos e formular novas teorias Ambigüidade: a situação pode não ser estruturada e não existirem definições claras – aceitar a indefinição, as soluções inexatas Otimismo: confiança na capacidade de explorar novos caminhos, de correr riscos inerentes ao novo (pode não dar certo, pode não ser reconhecido, etc) Iniciativa: Otimismo x coragem para enfrentar os riscos Persistência: capacidade de resistir às frustrações

Como desenvolver a criatividade? Através de exercícios... Tempestade de idéias (fluência): - Não há crítica nem julgamento - Quanto mais melhor - Elaborar idéias próprias e dos outros - Humor livre WESCHLER (1993)

Exercício... Para a produção de idéias: SCAMCEA - Substituir - Combinar - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar - Modificar - Colocar outros usos - Eliminar - Arranjar WESCHLER (1993)

Exemplo: estudar o lançamento de um novo produto - Substituir: outro material, nome, processo? - Combinar: combinar materiais, interesses do consumidor? - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar: quais as adaptações possíveis? Maior? Mais qualidade? Refazer uma sequência de utilização do produto? - Modificar: alterar cor, sabor, forma? - Colocar outros usos: outras utilidades? - Eliminar: reduzir tamanho, peso? - Arranjar: virar do avesso? colocar de perfil?

Exercício prático Produto atual: Lançar um produto novo, que atenda as necessidades do consumidor - Substituir - Combinar - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar - Modificar - Colocar outros usos - Eliminar - Arranjar

Criatividade na empresa Cenário atual das organizações: mudanças em ritmo acelerado, maior complexidade de tarefas, incertezas, globalização e intensa competição. Criatividade: elemento importante a ser cultivado no ambiente de trabalho

Criatividade e Inovação A inovação depende de uma conjunção de fatores para tornar-se realidade. Recursos Materiais Idéias Criativas Conhecimento Motivação Vantagem Competitiva INOVAÇÃO ALENCAR (1996)

Criatividade na empresa Para sobreviver e expandir-se as empresas necessitam: - diversificar produtos; - antecipar demandas do mercado; - melhorar a qualidade de produtos; - recrutar e reter talentos.

Estímulo à criatividade na empresa - autonomia: grau de liberdade para inovar - premiação x desempenho - abertura e apoio para novas idéias - equipes multidisciplinares - envolvimento pessoal

Barreiras à criatividade na empresa centralização de decisões; muitas regras e formalismos; resistência a mudanças; falta de recursos: humanos, financeiros, informações, tempo; - barreiras individuais: medo de correr riscos, insegurança, resistência à ambiguidade, inflexibilidade. Centralização: baixa participação dos funcionários = menor quantidade de idéias criativas = cumprir ordensre

Ingredientes da criatividade Exercício Ingredientes da criatividade Pode ser... uma receita de bolo... um poema... uma fórmula matemática... o que você quiser...

Bibliografia: ALENCAR, E.M.L.S. “A gerência da criatividade” São Paulo, Makron Books, 1996. ALENCAR, E.M.S. FLEITH,D.S. “Criatividade: múltiplas perpectivas”, Brasília, Universidade de Brasília, 2003. BAMBINI, M. Monografia de aproveitamento da disciplina “O homem e o trabalho na administração tradicional e na emergente” , Instituto de Psicologia/ USP, São Paulo, 2005 WESCHLER, S. M. “Criatividade: descobrindo e encorajando”, Campinas, Psy, 1993.