Treinamento Auditores 5S – 3ª fase agosto/08. REGRAS DE TRÂNSITO Sermos pontuais Sermos objetivos Sermos participativos, agregando novas idéias Evitar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Implantação dos 2 últimos “S”
Advertisements

AUDITORIA.
Responsabilidade Profissional
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
Projeto ISO 9001 Avaliação de Desempenho e Plano de Desenvolvimento
Treinamento Gestores 5S novembro/09. REGRAS DE TRÂNSITO Sermos pontuais Sermos objetivos Sermos participativos, agregando novas idéias Evitar conversas.
Treinamento Auditores 5S – 1ª fase fevereiro/10. REGRAS DE TRÂNSITO Sermos pontuais Sermos objetivos Sermos participativos, agregando novas idéias Evitar.
5º Workshop de alinhamento dos auditores março/10.
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
Caderno de Exercícios Os exercícios a seguir devem ser respondidos com base na leitura do conteúdo disponível no link Pré-curso (arquivo pré-curso 2011.ppt.
Agosto/2008.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
Treinamento Auditores 5S setembro/08. REGRAS DE TRÂNSITO Sermos pontuais Sermos objetivos Sermos participativos, agregando novas idéias Evitar conversas.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Auditoria da Qualidade
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Pessoal é a conta com maior peso na relação de custos em empresas de serviços. Isso significa que este é o tópico a ser planejado com o maior cuidado técnico.
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Os Estilos de Liderança
Relatório de Auditoria
CIn-UFPE Qualidade de Software (if720) Carlos Albuquerque
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
O Atual Papel do RH nas Organizações
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Auditoria da Qualidade Ajuda no processo de aperfeiçoamento da empresa
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Treinamento Auditores 5S – 1ª fase agosto/07. REGRAS DE TRÂNSITO Sermos pontuais Sermos objetivos Sermos participativos, agregando novas idéias Evitar.
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
15 DE ABRIL DE ª. Reunião Monitoria IV SELL.
ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Reciclagem dos Conceitos 5S março/09. REGRAS DE TRÂNSITO Sermos pontuais Sermos objetivos Sermos participativos, agregando novas idéias Evitar conversas.
COMO PROJETAR UM ESCRITÓRIO.
Reunião Comitês de Facilitação e Avaliação março/09.
4º Workshop de alinhamento dos auditores setembro/09.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Escola... Qual o perfil da sua?.
Valores S olidez É tica R espeito E mpreendedorismo U nião
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
1 Caderno de Exercícios Os exercícios a seguir devem ser respondidos com base na leitura do conteúdo disponível para o Pré-curso (Hotsite PQRS2012 – Capacitação.
Funções Departamento da Qualidade
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
MÓDULO 2 QUALIDADE.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
Competências básicas para o sucesso profissional..
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Treinamento Auditores 5S – 3ª fase agosto/08

REGRAS DE TRÂNSITO Sermos pontuais Sermos objetivos Sermos participativos, agregando novas idéias Evitar conversas paralelas Saber ouvir Respeitar os diversos pontos de vista Evitar o uso de celular Não fumar Para maior êxito e qualidade no resultado dos nossos trabalhos, precisamos colaborar no sentido de:

ETAPAS DA AUDITORIA Avaliação da auditoria Ações corretivas para as próximas auditorias Planejamento da auditoria Realização da auditoria lan o heck ction

OBJETIVO DO 2º WORKSHOP Analisar o processo de auditoria cruzada dos 1º, 2º e 3º Sensos, aprofundar o conhecimento sobre a metodologia de auditoria, discutir sobre os pontos fortes e oportunidades de melhoria nas auditorias, buscando maior sinergia e parceria entre os locais da SMSP promovendo o verdadeiro trabalho em equipe. A construção de um grande pacto.

AÇÕES DO WORKSHOP VALIDADAS E IMPLANTADAS Treinamento de auditores por região. Cada local propor 3 locais para realizar a auditoria. Unificar os itens 1.1 e 1.4 da Lista de Verificação do 1º Senso. Pergunta completa para todos os itens do cartão vermelho. Descrição completa em todos os itens do cartão vermelho. Pergunta adequada no item 2.2 da Lista de Verificação do 2º Senso.

AÇÕES DO WORKSHOP VALIDADAS E IMPLANTADAS Relatório único para não-conformidades, pontos fortes e oportunidades de melhoria, ou seja, sem descrição por item. Pontuação com escala de 10 em 10 pontos. Reduzir 1 ponto na média geral do local que não cumprir o prazo da auditoria. Não ter contato dos auditados com o Núcleo durante a auditoria, a ponto dos mesmos sofrerem pressões por parte dos avaliados. Treinamento de novos auditores.

DIFICULTADORES APONTADOS PELO NTGQ não cumprimento de prazos; falta de estudo/consulta dos materiais por parte dos auditores e auditados, implicando no não cumprimento das regras estabelecidas nos treinamentos; falta de espírito de trabalho em equipe; falta de atualização das tabelas de áreas loteadas; número reduzido de auditores;

DIFICULTADORES APONTADOS PELO NTGQ não cumprimento do prazo da divulgação do ranking; atraso na realização da auditoria por alguns locais.

A postura ética é um fator decisório para exercer a função de auditor. Não basta ser tecnicamente excelente se a postura não for adequada. O auditor deve ser eficaz, imparcial, íntegro, flexível e polido. CONDUTA ÉTICA DO AUDITOR

Certificar que a força de trabalho está realmente praticando o 5S e mantê-la ciente de que esta certificação oferece um peso maior na credibilidade daquilo que efetivamente está sendo realizado. MISSÃO DO AUDITOR INTERNO E OBJETIVO DA AUDITORIA

Capacidade de análise Respeito aos procedimentos Organização Facilidade de comunicação Trabalho em equipe COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS REQUERIDAS PARA AUDITOR Discrição Empatia Foco na tarefa Disciplina Visão sistêmica

COMPORTAMENTOS INDESEJÁVEIS PARA AUDITOR Descomprometimento Rigidez Arrogância Atitude antiética Prepotência Passividade Inconsequência Inflexibilidade / dispersão

RESPONSABILIDADES DO AUDITOR LÍDER Buscar o consenso na auditoria, conforme diretrizes do consenso. Relatar os resultados e observações da auditoria. Esclarecer dúvidas finais relativas a auditoria aos auditados. Enviar ao Comitê de Avaliação a nota da auditoria de sua responsabilidade. O auditor líder jamais deve ter uma postura incisiva a fim de anular a atuação do auditor.

É a constatação da veracidade de uma informação com base em fatos – CONCEITOS 5S. Deve ser relevante e suficiente para permitir a formulação de conclusões relativas aos requisitos. EVIDÊNCIA OBJETIVA

A não conformidade acontece nas coisas e não com as pessoas. Por isso, não devemos ficar preocupados se alguma coisa for apontada como não conformidade. Ela aponta que existe uma possibilidade de melhorar a aplicação do programa. Portanto, a não conformidade é uma oportunidade de melhoria, e não o “fim do mundo”. NÃO CONFORMIDADE

GRAVE É primária em relação ao Senso, e não é percebida pelas pessoas. Gera perda imediata. LEVE Incomoda e é percebida pelas pessoas, porém tolerável. Não gera perda imediata. Não conformidade com cartão vermelho deve ser considerada como leve, desde que esteja seguindo as regras do cartão vermelho: preenchido, planilhado e acompanhado com prazo adequado. Caso contrário, considerar como não conformidade grave.

MATERIAIS Guia prático de auto-auditoria, auditoria e pontuação Treinamento em serviço de auto-auditoria Manual de padrões e segurança Lista de Verificação dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Sensos Relatório Geral Certificação da auditoria

Analise os textos e identifique as não-conformidades, os pontos fortes e sugira as oportunidades de melhoria. EXERCÍCIOTEXTOS

Em uma determinada sala, somente uma mulher trabalha. Há uma mesa bem grande, com o computador, inclusive a CPU, impressora, dois telefones: um ramal e um direto, um porta treco: canetas, clips, borracha, lápis, etc, um calendário e três vasos de violetas. Sob a mesa, um cesto de lixo. Os fios expostos do computador e telefones estão amarrados com um barbante. Há duas gavetas na mesa, uma com papel rascunho, porém sem identificação e com um cartão vermelho apontando a necessidade de identificá-la e a outra está vazia. Há na sala um bom armário, identificado por fora, porém as prateleiras não. TEXTO 1

Na 1ª prateleira contém materiais para escritório, na 2ª pastas AZ identificadas por ordem numérica e na última objetos pessoais: bolsa, blusa e nécessaire. Na parte interna da porta do armário, há uma relação do que contém em cada pasta AZ, ou seja, com o nº e respectivo conteúdo. A sala é clara e a janela fica do lado oposto a mesa e há uma persiana. As lâmpadas ficam acesas. Em cima do armário há um vaso de planta grande e os ramos ficam caídos na frente das portas. Há quatro vasos grandes de plantas no chão, porém não dificultam a movimentação na sala.

Há um grande salão em reforma e ninguém está trabalhando neste local. Na porta há a seguinte identificação em acrílico: Refeitório. Nele trabalham dois homens que estão transformando este local em um auditório e em dois dias entregarão a obra. Em um canto, há várias cadeiras novas cobertas por uma lona. O local está extremamente sujo: muita poeira, respingo de cimento e tinta no chão, jornal rasgado, bitucas de cigarro e vários copinhos de café e água espalhados pelo chão. Na maçaneta da porta, há um cartão vermelho sinalizando que o local está em reforma. TEXTO 2

A primeira impressão da praça de atendimento é muito boa. O piso não é muito novo, porém brilha. Há um grande quadro de cortiça com várias informações necessárias ao munícipe e está disposto logo na entrada. A televisão está ligada, porém sem volume. Na planilha do cartão vermelho, existe um cartão informando que há cinco cadeiras que precisam de reparos, pois os estofados estão rasgados. Há dois vasos grandes de plantas muito bem cuidadas. As janelas ficam atrás das mesas dos atendentes e possuem persianas. Todas as luzes estão acesas e no interruptor há um cartão vermelho apontando a necessidade de individualizá-las. Há um cartaz informando que a Subprefeitura foi vencedora do PPQG e está disposto em uma pilastra. TEXTO 3

EXERCÍCIOFOTOS Analise as fotos e identifique as não-conformidades, os pontos fortes e sugira as oportunidades de melhoria.

PROPOSTAS PARA AUDITORIA Cada local deverá sugerir 3 locais da mesma Região ou mais próximos, para realizar a auditoria cruzada. Se necessário, dois ou mais locais podem auditar um. As propostas serão avaliadas e validadas pelo NTGQ. Se houver algum imprevisto, contaremos com o espírito de trabalho em equipe de todos !!!

PRÓXIMOS PASSOS

"Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla.“ Jim Rohn