Os Ingredientes da Eficácia

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Os Ingredientes da Eficácia

Eficácia gerencial versus Eficácia de liderança Toda vez que influenciamos o comportamento de alguém estamos praticando liderança Gerência é um tipo especial de liderança em que prevalece a consecução de objetivos organizacionais.

Fontes de poder O poder pessoal é a medida com que os subordinados respeitam seu líder O poder de posição é definido pelo cargo ocupado na organização Gerentes bem sucedidos (mudam o comportamento) e eficazes (na direção desejada) levam a um aumento de produtividade e desenvolvimento organizacional duradouro

Metas a longo e curto prazo

O campo de forças de Kurt Lewin Forças impulsoras Impelem numa direção, iniciam mudanças e as mantêm Forças restritivas Atuam no sentido de impedir ou restringir as foeças impulsoras

Participação e eficácia Coch e French demonstraram que, quando gerentes e empregados discutem juntos as propostas de mudança tecnológica, a produtividade aumenta. Obj. Gerentes Organização Grau de consecução Obj. Subordinados

Administração por Objetivos A Administração por objetivos é, basicamente, um processo em que os gerentes de uma empresa identificam seus objetivos comuns, definem as principais áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e de como avaliar resultados de suas unidades (parâmetros de desempenho)

Estilo de liderança e eficácia Situações diferentes de liderança exigem estilos diferentes de líder.

DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE Organização Outras variáveis situacionais Colegas Subordinados Superiores Exigência do Cargo Líder Ambiente Externo

Definições O estilo se refere a um padrão comportamental (Johari) Expectativas são as percepções do que seja um comportamento adequado, o que se deve e o que não se deve fazer de acordo com o próprio juízo Estilo e expectativas de líderes, liderados, superiores, dos pares e da organização

Exigências do Cargo (Baixo) relacionamentos (Alto) Interesse pelos (Baixo) Interesse pelas (Alto) tarefas

Modelo de feedback Arco de feedback Experiência passada Disponibilidade Motivo Objetivo Comportamento

Tópicos Finais Tempo e ambiente externo Mudança de estilo de liderança Mudança de expectativas versus mudança de estilo Desenvolvimento de equipes Seleção de subordinados Mudança de variáveis situacionais Diagnóstico de ambiente