Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Advertisements

Encontro com professores
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
“A USP que queremos ver daqui 20 anos"
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Laboratório de Ensino a Distância
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Cristiane Jonas Francisconi
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
T t Maria Terezinha Angeloni (Líder) Ana Paula Reusing Pacheco Fabíola Mendes Martins Giovana Dal Zotto Agosto 2009.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Campina Grande Outubro 2015
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony Coelho e Júlio César Heerdt.

SUBPROJETO: Desenvolvimento de vivência universitária nos campi RESULTADO PRETENDIDO: Transformação dos campi da Universidade em um espaço preferencial de lazer, esporte e cultura da comunidade (alunos, colaboradores, população) a exemplo das melhores universidades americanas e européias. OBJETIVOS Estratégia para 5 anos e plano de ação para 2 anos (cronograma de implementação detalhado). METAS 2008 Pelo menos 3 projetos, incentivados por leis de fomentos ou patrocinados, aprovados em cada campus.

EXPANSÃO GEOGRÁFICA COM CRIAÇÃO DE UMA ESTRUTURA MULTICAMPI ATENDIMENTO À DEMANDA CRESCENTE DE ALUNOS. FOCO EM ESPAÇOS DE ENSINO, EM DETRIMENTO DE ESPAÇOS DE CONHECIMENTO E RELACIONAMENTO. FOCO :O MAIOR NÚMERO DE SALAS DE AULA O CAMPUS ATUAL REFLETE A HISTÓRIA DA UNISUL.

OS ESPAÇOS CONSTRUÍDOS EM PARCERIA PRIVILEGIAM O RETORNO DO INVESTIDOR. NADA MAIS CERTO. NADA MAIS ERRADO. ÁREAS NOBRES SÃO DESTINADAS A ATIVIDADES QUE NÃO AGREGAM VALOR AO NOSSO FOCO: O ALUNO. NADA MAIS INDISPENSÁVEL. NADA MAIS DISPENSÁVEL. OS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA SÃO IMPROVISADOS, ENQUANTO ESPAÇOS DE ATENDIMENTO SÃO PLANEJADOS. NADA MAIS JUSTO. NADA MAIS INJUSTO. DIFERENTES VISÕES E PRESSÕES.

REFLEXOS DO CRESCIMENTO O PLANO DIRETOR FOI APROVADO EM TUBARÃO O PLANO DIRETOR ORIGINAL NÃO VEM SENDO SEGUIDO. PEDRA BRANCA O PLANO DIRETOR DEMANDA MUDANÇAS URGENTES, POR TROCA DE FOCO. NORTE DA ILHA HORA CERTA PARA REPENSAR O NOSSO MODELO DE CAMPUS.

CAMPUS DO FUTURO Viabilizar o Modelo de Educação Permanente. Potencializar as Competências Essenciais. Responder necessidades das Áreas de Foco. A TRANSFORMAÇÃO DEVE:

PARA VIABILIZAR EDUCAÇÃO PERMANENTE : O CAMPUS AO LONGO DA VIDA Características integrativas Características cooperativas Características de relacionamento Características propositivas PARA ATENDER NOVOS PERFIS DE ALUNOS.

PARA POTENCIALIZAR AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS: O CAMPUS AO LONGO DA VIDA Espaços de transferência do conhecimento. Ambiente diferenciado de aprendizagem Espaços para atendimento personalizado(1-1) Ambiente com ampla conectividade PARA ATENDER NOVOS PERFIS DE ALUNOS. PESQUISADORES E EDUCADORES.

UM AMBIENTE PRESENCIAL- VIRTUAL Priorizar a criação de espaços nos campi para que o aluno e o professor saiam da CELA DE AULA. Criar um campus híbrido: tecnologia para relacionamento COM EXTENSÃO “INTERNA” Subverter o conceito de Extensão. Trazer as comunidades para dentro da UNISUL. Atender a comunidade interna com prioridade e trazer a externa para o campus. BUSCANDO UM MODELO UNISUL Benchmarking Não para copiar o campus-cidade americano ou o campus público brasileiro. Para melhores práticas. Para criar o modelo UNISUL: campus comunitário, campus filantrópico, campus ao longo da vida. NOSSA VISÃO DO CAMPUS DO FUTURO:

TORNAR OS PLANOS DIRETORES UMA CONSTRUÇÃO ACADÊMICA Equipes multidisciplinares para planejar mudanças Expressão física das estratégias de ensino, pesquisa e extensão da universidade Discussões com a comunidade interna e externa O PLANO DE AÇÃO PARA 2 ANOS:

IMPLANTAR OS PLANOS DIRETORES REVISADOS Viabilizar o Modelo de Educação Permanente. Potencializar as Competências Essenciais. Responder necessidades das Áreas de Foco. ESTRATÉGIA PARA 5 ANOS:

IMPLANTAR TRÊS AÇÕES AUTO- SUSTENTÁVEIS POR CAMPUS AÇÃO 1: ARTE AO ENTARDECER AÇÃO 3 CAMPUS WI-FI AÇÃO 2 SALA DE AULA DO FUTURO O PLANO DE AÇÃO PARA 2008:

AÇÃO 1: CAMPUS WI-FI: Temos os dois principais campi com rede wi-fi e os alunos não têm onde sentar e conectar seus notebooks. Funciona sem fio, mas não funciona sem tomada. DOTAR TUBARÃO E PEDRA BRANCA DE VÁRIOS AMBIENTES PARA CONEXÃO À INTERNET. 100 LUGARES EM CADA CAMPUS. VÁRIOS AMBIENTES PATROCINADOS.

AÇÃO 2: ARTE AO ENTARDECER(1) A Unisul abriu uma unidade no centro da capital catarinense, que não oferece às mínimas condições para lazer e convivência entre os alunos, que permanecem em volta da unidade, aguardando o horário de início das aulas. CRIAR UM PROJETO UTILIZANDO O PÁTIO DO PALÁCIO CRUZ E SOUZA PARA SHOWS E ESPETÁCULOS DE ARTISTAS LOCAIS. O PROJETO TEM AMPLA CONEXÃO COM O USO DA UNIDADE TRAJANO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO.

AÇÃO 2: ARTE AO ENTARDECER(2) A Unisul está revitalizando o prédio-sede de Tubarão, dentro do Plano Diretor do Campus. O local, que já está recebendo as primeiras reformas, deverá ser um centro cultural, aberto à comunidade. ESTENDER O PROJETO DA TRAJANO PARA O CAMPUS DE TUBARÃO, RESGUARDADAS AS CARACTERÍSTICAS DOS DIFERENTES PERFIS DE PÚBLICO.

AÇÃO 3:SALA DE AULA DO FUTURO A Unisul é pioneira em ensino a distância, com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem. O Campus do Futuro deverá, inclusive, usar aulas presenciais para gerar aulas a distância, proporcionando interatividade entre alunos presenciais e virtuais. DOTAR OS CAMPI DE TUBARÃO E DA PEDRA BRANCA DE UM LABORATÓRIO DENOMINADO “SALA DE AULA DO FUTURO”, PARA SUPORTAR GRUPOS DE PESQUISA VOLTADOS PARA NOVOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

SEDE EM ZURICH: ELES PIRARAM?

MUITO OBRIGADO!