Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Relação professor/aluno
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Pederneiras- São Paulo
Rotina na Alfabetização:
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Plano de Ensino Matemática e Química
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Plano de Ensino Matemática e Química
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Planejamento Operacional da Produção
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Introdução a Engenharia de Alimentos
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Gerência de Centro de Informática Prof. Fabiano Sabha.
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Contrato pedagógico Linguagem verbal midiática Segundo Semestre 2009
Inclusão que bicho é esse?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Plano de Ensino Matemática e Química
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Plano de Ensino Matemática e Química
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Orientações sobre o Estágio II
Contrato pedagógico Comunicação verbal midiática Segundo semestre 2010 Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Didática da alfabetização
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Disciplina: Teorias de Aprendizagem - TAP Professora: Tatiana Comiotto
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
O computador como Meio e como Fim...
Competências Profissionais
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Filosofia da ciência.
4 Fases na formação de novos educadores.
Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Plano de Ensino Matemática e Química Disciplina: Psicologia da Educação I Professora: Tatiana Comiotto Sala 01 – DQMC Telefone:
Formação continuada ANO 2015
Faculdade Piaget - Brasil
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VIII - APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA MANUAL DE MONOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação I Professora: Tatiana Comiotto comiotto.tatiana@gmail.com Sala 01 – DQMC Telefone: 40097714

Apresentações - Professora - Alunos Programa Horário Material didático Bibliografia LAPSI - http://umolharsobreaeducacao.wordpress.com/ Almoço das terças – segunda terça feira de cada mês. O celular deverá permanecer desligado durante a aulas, salvo algumas exceções quando acertadas previamente com o professor.

Conteúdos Evolução Histórica da Psicologia e Suas Principais Teorias Fases do Desenvolvimento Pré-Natal Infância Brinquedos Desenhos Psicomotricidade Cotidiano Escolar* Limites

Psicomotricidade Limites Cotidiano Escolar Brincar

*No conteúdo de cotidiano escolar serão abordados: Tiques e TOC; Síndrome do pânico, fobias e medo; Esquizofrenia e paranoia; Depressão infantil e na adolescência; Autismo; Agressividade e Bullying; Violência domestica e sexual; Fantasia/Mentira/Timidez; Negativismo/Furtos; Distúrbios alimentares; Hiperatividade; Dependência química/Alcoolismo; Diversidade/ Inclusão; Homoafetividade; Relações étnico-raciais; Deficiências.

Adolescência Idade Adulta Fase Introdutória Fase Mediana Fase Conclusiva

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM Conceitos e tipos de Aprendizagem Teorias ou concepções de Aprendizagem Inatismo Ambientalismo Construtivismo Sócio Interacionalismo Autores Influentes na Psicologia da Aprendizagem Dificuldades de Aprendizagem Relações Professores x Aluno

Metodologia Serão utilizadas: Diversas leituras como fator de estímulo ao aprendizado. Aulas expositivo-dialogadas Trabalhos em grupo e individuais Apresentações de seminários Discussões sobre os temas estudados Apreciações críticas de filmes. Poderão ser realizadas também atividades a distância como: Fóruns, Experiências, Trabalhos por e-mails; Criação de um blog Mecanismos para suprir a carga horária da disciplina, caso não seja possível adaptá-la ao calendário acadêmico da UDESC.

Avaliação Trabalhos atrasados 50% da nota/ sem rebarbas/ sem cópias/ não fazer leituras nas apresentações; Será seguido rigorosamente o regimento da UDESC. Abonos de faltas serão apenas permitidos de acordo com os casos estipulados por lei. A chamada será feita no início, no meio ou no final da aula. Caso o aluno não esteja em sala neste momento, receberá falta. As avaliações serão avisadas com antecedência e nos dias marcados. Os alunos que não comparecerem deverão solicitar segunda chamada na Secretaria acadêmica. Não haverá trocas de datas de avaliações, a não ser por próprio impedimento da professora. As reclamações referentes a notas e frequência deverão ser realizadas por escrito e entregues a professora para análise, que chamará o aluno para a discussão a respeito. Os casos de recursos das avaliações após discussão com a professora, obedecerão aos prazos regimentais. As notas e frequências serão lançadas no sistema acadêmico e em caso de dúvidas, os alunos poderão procurar a professora em seu horário de atendimento na sala 01 do DQMC. O aluno que faltar, sem justificativa prévia, no dia de sua apresentação, perderá ½ da nota do grupo e deverá fazer sua apresentação individual em data a ser combinada com a professora. O grupo cujo participante faltou, sem justificativa prévia, deverá responsabilizar-se pela apresentação da “parte” faltante. O aluno que faltar, sem justificativa prévia, no dia da apresentação das outras equipes perderá 0,5 pontos por apresentação.

50% - provas escritas (referentes a todos os conteúdos apresentadas em sala – pela professora ou pelos acadêmicos). Critérios para avaliação escrita: Coesão do texto Argumentação lógica Adequação ao conteúdo proposto Adequação ortográfica e gramatical   Prova 1: Introdução a Psicologia Psicologia do Desenvolvimento Prova 2: Psicologia da Aprendizagem Livro

Cotidiano escolar Orientações: Procurar os temas na BVS/PSI; Scielo e banco de dados da capes. Apresentar as características do tema proposto Demonstrar atuações diversificadas do professor em sala de aula relacionadas ao tema apresentado. O trabalho deverá ser apresentado – 15 min e mais 10 min envolvendo a participação da turma nas discussões. O trabalho (slides) deverão ser enviados para o email: comiotto.tatiana@gmail.com

20% apresentação de trabalhos orais Critérios: Adequação do vocabulário – até 1 ponto Postura na apresentação – até 1 ponto Argumentação Lógica/Adequação ao conteúdo proposto/ utilização adequado de referencial teórico - até 2 pontos Respeito ao tempo estipulado de apresentação de 15 min + 5 para perguntas dos membros da banca – até 1 ponto Considerações Finais/ Envolvimento da turma – até 1 ponto Referências – até 0,5 ponto Qualidade dos slides: cor, tamanho, gráficos, imagens, estética – até 0,5 ponto Responsabilidade e participação na elaboração do trabalho: o grupo será reunido após as apresentações para fazer auto-avaliação – até 3 pontos 15% Leitura de livros – apresentação oral – poderá ser realizado através de perguntas/ ou através de explanação por parte dos alunos Apresentar o resumo da obra. Relacionar o conteúdo do livro com a disciplina de educação. Adaptar as questões estatísticas quando for o caso. Posicionar-se criticamente, elencando aspectos positivos e negativos do livro. 15min para apresentação Criar meios de participação da turma - mais 10 min. Adequação do vocabulário Postura na apresentação Respeito ao tempo estipulado de apresentação de 15 min Envolvimento da turma Referências Qualidade dos slides (se houver): cor, tamanho, gráficos, imagens, estética  

10% Apresentação dos Banners Critérios: Boa produção e edição Adequação ao conteúdo total da disciplina Criatividade 5% Auto avaliação – escrita Frequência – até 2 pontos Comprometimento com a disciplina - até 3 pontos Aquisição de conhecimento - até 3 pontos Pontualidade – até 2 ponto2

Sugestões de livros - O extraordinário (Xerox) - Sobre a morte e o morrer (Xerox) - Mitos e tabus da sexualidade humana (Xerox) - Síndrome de Peter Pan (Xerox) - Germinal (Xerox) - E aí? Cartas aos adolescentes e a seus pais (Xerox) - Em busca de sentido (Xerox) - Para sempre Alice (Xerox) - Os sofrimentos do jovem Werther (Xerox) - Por um fio (Xerox) - Complexo de Cinderela (Xerox) - O direito de ser adolescente (Xerox) - 13 porquês (PDF) - Como vejo o mundo – Física (PDF) - Mentes inquietas (PDF) - O despertar da primavera (PDF) - Por que os homens fazem sexo e as mulheres amor? Allan Pease (PDF) - ABERASTURY DE PICHO N RIVIERE, Arminda; KNOBEL, Mauricio. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre Artmed, 2008. 92 p. ISBN 9788573072389 (Biblioteca) - BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. 173 p. ISBN 8573262346 (Biblioteca)  - O apanhador nos campos de centeio - O diário de Anne Frank - Natureza Selvagem - Eu Cristiane F. - Morte súbita

Sugestão de livros - Marie Curie e a radioatividade (Xerox) - Filhos brilhantes. Alunos fascinantes (Xerox) - Marie Curie e a radioatividade (Xerox) - Estórias de quem gosta de ensinar (Xerox) - Conversas com quem gosta de ensinar (Xerox) - Transformando suor em ouro (Xerox) - Malba Tahan – O homem que calculava (Xerox) - O monge e o executivo (Xerox) - Competência pedagógica do professor universitário (Xerox) - Henri Wallon – Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil (Xerox) - A escola da ponte sobre múltiplos olhares (Xerox) - Cuidado escola (Xerox) - Educação consciência (Xerox) - Questões atuais no ensino de ciências (Xerox) - Entre a ciência e a sapiciência (Xerox) - A importância do ato de ler (Xerox) - Não nascemos prontos (Xerox) - A vida na escola e a escola da vida (Xerox) - Ensino de ciências: fundamentos e métodos (Xerox) - ALVES, Rubem . A alegria de ensinar. 14. ed. Campinas: Papirus, 2011. 93 p. ISBN 8530805909 (Biblioteca) - ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. 3.ed Petrópolis: Vozes, 2003. 55 p. ISBN 8532626556 (Biblioteca) - VYGO TSKII, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.. São Paulo Martins Fontes 2007 ISBN 9788533622647(Biblioteca) - PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 212 p. ISBN 8533601727 (Biblioteca) - MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano.. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo Centauro 2006 ISBN 9788588208766 (Biblioteca) - REDIN, Marita Martins. Entrando pela janela: o encantamento do aluno pela escola. Porto Alegre: Mediação, 2002. 143 p. ISBN 8587063588 (Biblioteca) -ALVES, Rubem . Entre a ciência e a sapiência. 22. ed. (Biblioteca) -Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995. 256 p. ISBN 9788573074130 (Biblioteca) -ELIAS, Marisa del Cioppo. Pedagogia Freinet: teoria e prática. São Paulo: Papirus, 1996. 207 p. ISBN 8530804066 (Biblioteca) -NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. (Biblioteca) -OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvim ento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2010. 112 p. ISBN 9788526276888 (Biblioteca)  - Escola com Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que pudesse existir- Rubem Alves

Continuação - Entre os muros da escola (xerox) -Adolescência, psicanálise e educação (xerox) - Walden Two (PDF) - A formação social da mente (PDF) - Paulo Freire – vários (PDF)

Avaliações de 2014.01 Atividades Média Provas 7,95 Apresentação do livro 9,10 Aulas expositivas ministradas pela professora 9,60 Banners 8,40 Apresentação de trabalhos 9,05 Filmes 9,70

Datas importantes: Sujeito a alterações Atividades: 26/08 Apresentação do trabalho sobre Cotidiano Escolar 18/09 PROVA 01 22 a 25/09 Semana das Ciências 30/09 Apresentação do Livro 11/11 Apresentação dos banners sobre os autores de aprendizagem 20/11 Não haverá aula – Profa. Congresso Nacional de Psicologia- Ciência e profissão 25/11 PROVA 02 02/12/2014 Exame