Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação I Professora: Tatiana Comiotto comiotto.tatiana@gmail.com Sala 01 – DQMC Telefone: 40097714
Apresentações - Professora - Alunos Programa Horário Material didático Bibliografia LAPSI - http://umolharsobreaeducacao.wordpress.com/ Almoço das terças – segunda terça feira de cada mês. O celular deverá permanecer desligado durante a aulas, salvo algumas exceções quando acertadas previamente com o professor.
Conteúdos Evolução Histórica da Psicologia e Suas Principais Teorias Fases do Desenvolvimento Pré-Natal Infância Brinquedos Desenhos Psicomotricidade Cotidiano Escolar* Limites
Psicomotricidade Limites Cotidiano Escolar Brincar
*No conteúdo de cotidiano escolar serão abordados: Tiques e TOC; Síndrome do pânico, fobias e medo; Esquizofrenia e paranoia; Depressão infantil e na adolescência; Autismo; Agressividade e Bullying; Violência domestica e sexual; Fantasia/Mentira/Timidez; Negativismo/Furtos; Distúrbios alimentares; Hiperatividade; Dependência química/Alcoolismo; Diversidade/ Inclusão; Homoafetividade; Relações étnico-raciais; Deficiências.
Adolescência Idade Adulta Fase Introdutória Fase Mediana Fase Conclusiva
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM Conceitos e tipos de Aprendizagem Teorias ou concepções de Aprendizagem Inatismo Ambientalismo Construtivismo Sócio Interacionalismo Autores Influentes na Psicologia da Aprendizagem Dificuldades de Aprendizagem Relações Professores x Aluno
Metodologia Serão utilizadas: Diversas leituras como fator de estímulo ao aprendizado. Aulas expositivo-dialogadas Trabalhos em grupo e individuais Apresentações de seminários Discussões sobre os temas estudados Apreciações críticas de filmes. Poderão ser realizadas também atividades a distância como: Fóruns, Experiências, Trabalhos por e-mails; Criação de um blog Mecanismos para suprir a carga horária da disciplina, caso não seja possível adaptá-la ao calendário acadêmico da UDESC.
Avaliação Trabalhos atrasados 50% da nota/ sem rebarbas/ sem cópias/ não fazer leituras nas apresentações; Será seguido rigorosamente o regimento da UDESC. Abonos de faltas serão apenas permitidos de acordo com os casos estipulados por lei. A chamada será feita no início, no meio ou no final da aula. Caso o aluno não esteja em sala neste momento, receberá falta. As avaliações serão avisadas com antecedência e nos dias marcados. Os alunos que não comparecerem deverão solicitar segunda chamada na Secretaria acadêmica. Não haverá trocas de datas de avaliações, a não ser por próprio impedimento da professora. As reclamações referentes a notas e frequência deverão ser realizadas por escrito e entregues a professora para análise, que chamará o aluno para a discussão a respeito. Os casos de recursos das avaliações após discussão com a professora, obedecerão aos prazos regimentais. As notas e frequências serão lançadas no sistema acadêmico e em caso de dúvidas, os alunos poderão procurar a professora em seu horário de atendimento na sala 01 do DQMC. O aluno que faltar, sem justificativa prévia, no dia de sua apresentação, perderá ½ da nota do grupo e deverá fazer sua apresentação individual em data a ser combinada com a professora. O grupo cujo participante faltou, sem justificativa prévia, deverá responsabilizar-se pela apresentação da “parte” faltante. O aluno que faltar, sem justificativa prévia, no dia da apresentação das outras equipes perderá 0,5 pontos por apresentação.
50% - provas escritas (referentes a todos os conteúdos apresentadas em sala – pela professora ou pelos acadêmicos). Critérios para avaliação escrita: Coesão do texto Argumentação lógica Adequação ao conteúdo proposto Adequação ortográfica e gramatical Prova 1: Introdução a Psicologia Psicologia do Desenvolvimento Prova 2: Psicologia da Aprendizagem Livro
Cotidiano escolar Orientações: Procurar os temas na BVS/PSI; Scielo e banco de dados da capes. Apresentar as características do tema proposto Demonstrar atuações diversificadas do professor em sala de aula relacionadas ao tema apresentado. O trabalho deverá ser apresentado – 15 min e mais 10 min envolvendo a participação da turma nas discussões. O trabalho (slides) deverão ser enviados para o email: comiotto.tatiana@gmail.com
20% apresentação de trabalhos orais Critérios: Adequação do vocabulário – até 1 ponto Postura na apresentação – até 1 ponto Argumentação Lógica/Adequação ao conteúdo proposto/ utilização adequado de referencial teórico - até 2 pontos Respeito ao tempo estipulado de apresentação de 15 min + 5 para perguntas dos membros da banca – até 1 ponto Considerações Finais/ Envolvimento da turma – até 1 ponto Referências – até 0,5 ponto Qualidade dos slides: cor, tamanho, gráficos, imagens, estética – até 0,5 ponto Responsabilidade e participação na elaboração do trabalho: o grupo será reunido após as apresentações para fazer auto-avaliação – até 3 pontos 15% Leitura de livros – apresentação oral – poderá ser realizado através de perguntas/ ou através de explanação por parte dos alunos Apresentar o resumo da obra. Relacionar o conteúdo do livro com a disciplina de educação. Adaptar as questões estatísticas quando for o caso. Posicionar-se criticamente, elencando aspectos positivos e negativos do livro. 15min para apresentação Criar meios de participação da turma - mais 10 min. Adequação do vocabulário Postura na apresentação Respeito ao tempo estipulado de apresentação de 15 min Envolvimento da turma Referências Qualidade dos slides (se houver): cor, tamanho, gráficos, imagens, estética
10% Apresentação dos Banners Critérios: Boa produção e edição Adequação ao conteúdo total da disciplina Criatividade 5% Auto avaliação – escrita Frequência – até 2 pontos Comprometimento com a disciplina - até 3 pontos Aquisição de conhecimento - até 3 pontos Pontualidade – até 2 ponto2
Sugestões de livros - O extraordinário (Xerox) - Sobre a morte e o morrer (Xerox) - Mitos e tabus da sexualidade humana (Xerox) - Síndrome de Peter Pan (Xerox) - Germinal (Xerox) - E aí? Cartas aos adolescentes e a seus pais (Xerox) - Em busca de sentido (Xerox) - Para sempre Alice (Xerox) - Os sofrimentos do jovem Werther (Xerox) - Por um fio (Xerox) - Complexo de Cinderela (Xerox) - O direito de ser adolescente (Xerox) - 13 porquês (PDF) - Como vejo o mundo – Física (PDF) - Mentes inquietas (PDF) - O despertar da primavera (PDF) - Por que os homens fazem sexo e as mulheres amor? Allan Pease (PDF) - ABERASTURY DE PICHO N RIVIERE, Arminda; KNOBEL, Mauricio. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre Artmed, 2008. 92 p. ISBN 9788573072389 (Biblioteca) - BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. 173 p. ISBN 8573262346 (Biblioteca) - O apanhador nos campos de centeio - O diário de Anne Frank - Natureza Selvagem - Eu Cristiane F. - Morte súbita
Sugestão de livros - Marie Curie e a radioatividade (Xerox) - Filhos brilhantes. Alunos fascinantes (Xerox) - Marie Curie e a radioatividade (Xerox) - Estórias de quem gosta de ensinar (Xerox) - Conversas com quem gosta de ensinar (Xerox) - Transformando suor em ouro (Xerox) - Malba Tahan – O homem que calculava (Xerox) - O monge e o executivo (Xerox) - Competência pedagógica do professor universitário (Xerox) - Henri Wallon – Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil (Xerox) - A escola da ponte sobre múltiplos olhares (Xerox) - Cuidado escola (Xerox) - Educação consciência (Xerox) - Questões atuais no ensino de ciências (Xerox) - Entre a ciência e a sapiciência (Xerox) - A importância do ato de ler (Xerox) - Não nascemos prontos (Xerox) - A vida na escola e a escola da vida (Xerox) - Ensino de ciências: fundamentos e métodos (Xerox) - ALVES, Rubem . A alegria de ensinar. 14. ed. Campinas: Papirus, 2011. 93 p. ISBN 8530805909 (Biblioteca) - ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. 3.ed Petrópolis: Vozes, 2003. 55 p. ISBN 8532626556 (Biblioteca) - VYGO TSKII, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.. São Paulo Martins Fontes 2007 ISBN 9788533622647(Biblioteca) - PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 212 p. ISBN 8533601727 (Biblioteca) - MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano.. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo Centauro 2006 ISBN 9788588208766 (Biblioteca) - REDIN, Marita Martins. Entrando pela janela: o encantamento do aluno pela escola. Porto Alegre: Mediação, 2002. 143 p. ISBN 8587063588 (Biblioteca) -ALVES, Rubem . Entre a ciência e a sapiência. 22. ed. (Biblioteca) -Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995. 256 p. ISBN 9788573074130 (Biblioteca) -ELIAS, Marisa del Cioppo. Pedagogia Freinet: teoria e prática. São Paulo: Papirus, 1996. 207 p. ISBN 8530804066 (Biblioteca) -NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. (Biblioteca) -OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvim ento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2010. 112 p. ISBN 9788526276888 (Biblioteca) - Escola com Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que pudesse existir- Rubem Alves
Continuação - Entre os muros da escola (xerox) -Adolescência, psicanálise e educação (xerox) - Walden Two (PDF) - A formação social da mente (PDF) - Paulo Freire – vários (PDF)
Avaliações de 2014.01 Atividades Média Provas 7,95 Apresentação do livro 9,10 Aulas expositivas ministradas pela professora 9,60 Banners 8,40 Apresentação de trabalhos 9,05 Filmes 9,70
Datas importantes: Sujeito a alterações Atividades: 26/08 Apresentação do trabalho sobre Cotidiano Escolar 18/09 PROVA 01 22 a 25/09 Semana das Ciências 30/09 Apresentação do Livro 11/11 Apresentação dos banners sobre os autores de aprendizagem 20/11 Não haverá aula – Profa. Congresso Nacional de Psicologia- Ciência e profissão 25/11 PROVA 02 02/12/2014 Exame