Anne-Marie Maculan COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Transcrição da apresentação:

Ambiente empreendedor e Aprendizado das Pequenas Empresas de Base Tecnológica Anne-Marie Maculan COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro Seminário Internacional: Políticas para Sistemas Produtivos Locais de MPME Mangaratiba, 11 - 13 de março de 2002  

Algumas Perguntas Todas as PEs têm a mesma capacidade de crescimento? Algumas são mais dinâmicas, mais eficientes e mais bem sucedidas do que outras? Quais são os fatores que estão na origem de um desempenho diferenciado? É possível reduzir a taxa de mortalidade das PEs? É possível fazer com que as PEs sejam mais inovadoras e se adaptam melhor ao novo ambiente econômico ? maculan/coppe/ufrj

Base de análise As experiências das Pequenas Empresas de Base Tecnológica (PEBT) que passaram por um processo de incubação. Quais as condições que determinam a capacidade inovadora e a permanência no mercado (competitividade)? Projeto empreendedor Ambiente institucional Aprendizado maculan/coppe/ufrj

Alguns Fatores relevantes O ambiente institucional que acolhe as PEBTs : as incubadoras são agentes de seleção (projeto inicial e graduação) A originalidade do projeto empreendedor que está na origem das PEBTs: inovação O perfil individual dos Empreendedores A capacidade de desenvolver um processo de aprendizado para adotar modos de gestão mais eficientes Uso de ferramentas organizacionais que contribuem para o aprendizado maculan/coppe/ufrj

Perfil dos empreendedores Dimensão individual : homens (80%) jovens (20-30 anos no momento da criação da empresa 60%) ensino superior (> 50% com terceiro grau, 35% com pós-graduação) formação em engenharia (53%), informática (12%) iniciação à pesquisa (busca de soluções) forte ligação com instituições de ensino e pesquisa (acesso a informações)   maculan/coppe/ufrj

Perfil .... (2) Mas : Resposta: Experiência em gestão de negócios escassa Desconhecimento da complexidade da organização de uma empresa Desconhecimento dos negócios Vulnerabilidade e fragilidade Resposta: Busca de formação complementar em gestão maculan/coppe/ufrj

Projeto empreendedor (1) Criação de novo valor (inovação) o projeto empreendedor que reproduz o projeto empreendedor que imita o projeto empreendedor que valoriza o projeto de risco: inovação radical Capacidade organizacional e de gestão maculan/coppe/ufrj

Projeto empreendedor (2) Com regime tecnológico em mutação, o empreendedor procura valorizar seus conhecimentos = maior propensão a criar PEBTs baseadas neste regime tecnológico Fortes incertezas devido a iniciativas de outros indivíduos com os mesmos conhecimentos e mesma capacidade de organizar a valorização econômica e definir novos negócios. Dinâmica do projeto : necessário redefinir o projeto a partir das interações com outros atores e na medida em que a empresa se firma no mercado Redefinição: mudanças de sócios e governança maculan/coppe/ufrj

Ambiente institucional Deixar o esforço empreendedor se desenvolver a partir de uma dinâmica natural do mercado? Espaço para uma política? Estatuto microempresa Financiamento Legislação fiscal (Simples) Brasil Empreendedor..... maculan/coppe/ufrj

Objetivos institucionais das incubadoras Aumento da taxa de sobrevivência das PEBTs Comercialização de resultados de pesquisa Fortalecimento do empreendedorismo Articulação política para maior visibilidade das PEBTs (integração a nível local + estadual + federal) Favorecer o processo de inovação Criar práticas de interações entre diversos atores: empresas, instituições de pesquisa, universidades, agências de planejamento ou de fomento à inovação.... Forte ancoragem local >> maior inserção das PEBTs em arranjos locais? maculan/coppe/ufrj

Incubadora: ambiente de seleção e aprendizado na entrada: viabilidade do projeto inovador (plano de negócios...) durante: desenvolvimento do projeto inicial, organização e busca de recursos na saída: capacidade de estabelecimento no mercado fora maculan/coppe/ufrj

Aprendizado organizacional O processo de seleção entre as novas PEs (sobrevivência) é fortemente determinado : pela intensidade e velocidade das mudanças tecnológicas pela capacidade de avaliar a dinâmica competitiva pela capacidade de organizar a produção, atender à demanda, reunir recursos operacionais >> Processo de aprendizado é permanente, complexo e lento maculan/coppe/ufrj

Aprendizado organizacional interno Conhecimentos tecnológicos iniciais Rotinas e procedimentos ligados à experiência que agilizam as decisões e evitam erros Estruturação formal de certas atividades: produção, finanças (contabilidade), vendas (maior para as PEBTs industriais) Uso de ferramentas da informática acima da média das PEs Recursos humanos com maior qualificação Atividades de desenvolvimento interno maculan/coppe/ufrj

Aprendizado por interações Identificar as empresas parceiras (fornecedores e compradores) Se relacionar com os centros de pesquisa Obter meios de financiamento Definir modos de relacionamento com agências de apoio à inovação, associações comerciais, instituições de pesquisa/ensino/treinamento... maculan/coppe/ufrj

Aprendizado por interações Processo imitativo : troca de experiências Troca freqüente de informações com fornecedores/compradores Mas são informações não exclusivas >> impactos sobre competitividade? Cooperam na organização da produção (compra ou subcontratação?) Limites : especificidade das competências necessárias condições da competição Não registro das mudanças no processo produtivo Pouco registro das sugestões de usuários Incorporação não sistemática de sugestões de melhorias maculan/coppe/ufrj

Limites do Aprendizado Limitada utilização de instrumentos gerenciais para planejamento estratégico Dificuldade em gerenciar custos Fraca capacidade de previsão e priorização dos investimentos (avaliação do retorno, definição de metas...) Formulação precária das necessidades de financiamento (não avaliação diferenciada das modalidades disponíveis) Dificuldades em definir estratégias baseadas em oportunidades tecnológicas e mercadológicas Escala de produção limitada...>> experiência limitada... >> aprendizado limitado maculan/coppe/ufrj

Inserção das PEBTs em redes Experiências iniciadas dentro da incubadora permanecem limitadas >>> precisam ser consideravelmente ampliadas. Variedade de relações com outros agentes econômicos Mas relações principalmente de troca de informações com fornecedores e clientes ou instituições de ensino >> as informações circulem mas correspondem a um conhecimento disponível para todos, não exclusivo e muito pouco específico  maculan/coppe/ufrj

Subcontratação : transferência de normas de produção que exige definições técnicas e práticas apuradas de gestão e organização da produção pode ser uma maneira de difundir práticas organizacionais mais sofisticadas a diferenciar da compra regular de insumos maculan/coppe/ufrj

Reflexões não conclusivas Qual é o impacto da ancoragem local para acesso a recursos (conhecimento, RH, insumos...)? Qual é a capacidade de atendimento a mercados ampliados? Possibilidade de multiplicar as PEBTs até gerar uma nova dinâmica local? Participação das PEBTs graduadas em SPL? PEBTs graduadas como padrão?? maculan/coppe/ufrj

Quando, numa região, organizações interagem de maneira regular em torno de questões importantes para a inovação e a competitividade das empresas, há possibilidade de formar um sistema produtivo local na base de interações, aprendizado e inovação? A formação de um sistema de inovação é associado a mudanças institucionais que resultam de processos políticos A análise das políticas públicas permite medir a presença do estado na criação de um arranjo produtivo inovativo (sistema fiscal, subsídios, investimentos em educação, infra-estrutura, pesquisa, medidas de apoio financeiro, difusão de normas técnicas.......) maculan/coppe/ufrj