Médica Previdenciária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Advertisements

ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Prática de Ensino: Educação Básica
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Cooperativismo.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Atividades e atos administrativos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
SINDICATOS Conceitos Entes sindicais Princípios Constitucionais
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Tópico III – Princípios Fundamentais
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.
Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba -SIFEP-
CENTRO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
Componentes Principais da Carta Olímpica
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
O Caráter Público da Função Notarial:
Administração de Recursos Humanos II
AS ENTIDADES DE CLASSE E O SISTEMA PROFISSIONAL DAS ENGENHARIAS.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
Princípios do Direito do Trabalho
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
Instituições de Defesa do Trabalhador
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
1ª Reunião de Diretoria 17 de maio de A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio grande do Sul - Federasul - é uma entidade de.
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
O SINDICATO E O TERCEIRO SETOR.
Sujeitos da relação de emprego
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Estatuto da OAB Aula 14.
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI Avançar.
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA ENCONTRO ESTADUAL DO JOVEM ADVOGADO.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
Apontamentos Jurídicos Orientação às Instituições Espíritas.
1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
TAXAS E CONTRIBUIÇÕES. Contribuição Sindical (Imposto Sindical) Cobrança Anual Obrigatória Um dia de Trabalho (3,33% do salário) Descontado em Folha ou.
POLÍTICA EDUCACIONAL PISO SALARIAL LEI , DE 16/07/2008.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Médica Previdenciária 3º Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária Mesa: Modelos e experiências associativas de outras carreiras Jorge Cezar Costa Pres. Cons. Executivo ANFIP 29 de abril de 2011

Definição Associação Sindicato O Código Civil, em seu artigo 53, dá a definição de associações civis: "Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos". Por outras palavras, as associações são pessoas jurídicas de direito privado, que se caracterizam pela reunião de pessoas que se organizam para fins não lucrativos. Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. A Constituição Federal em seu Art. 8º, inciso III, afirma que “ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. Também diz (inciso, VI) ser “obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho”

Objetivo Sindicato Associação As associações podem ter finalidade recreativa, esportiva, educacional, cultural, religiosa, beneficente, etc. Segundo José Afonso da Silva, "a associação profissional não sindical limita-se a fins de estudo, defesa e coordenação dos interesses econômicos e profissionais de seus associados". Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados

Diferenciação importante A associação profissional é uma pessoa jurídica de direito civil, cujas regras atuais decorrem do Código Civil (CC, artigos 53 a 61). O sindicato também é uma associação profissional, mas com prerrogativas que o diferenciam, as quais estão indicadas no artigo 513 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Complementaridade Fica evidente, desta forma, que associação e sindicato devem agir em conjunto, pois cada um tem um papel a exercer. Esses papéis não se confundem mas, ao contrário disso, se complementam. A associação age em benefício dos associados; o sindicato atua em defesa da categoria por ele representada. Devido a essas peculiaridades, pode-se concluir – sem medo de errar – que uma determinada classe social estará mais plenamente amparada se possuir tanto uma associação como um sindicato, cada um atuando conforme a sua destinação específica.

Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado FONACATE COMPOSIÇÃO 13 Associações 7 Sindicatos 3 Federações 2 Uniões _______________ São 25 entidades agregadas com mais de 100 mil Servidores Públicos juntos Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado Missão: “Defender os valores constitucionais que a sociedade confiou com exclusividade ao Estado, promovendo a qualidade do serviço público e a valorização das carreiras típicas de Estado”

VISÃO Entidade fortalecida , inovadora e reconhecida pela efetividade na preservação e ampliação de direitos e conquistas de seus associados atuando na defesa do serviço público,da seguridade social e da justiça fiscal.