17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Distúrbios da.

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Transcrição da apresentação:

17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1992 (UNIFESP) 2000 (independente)  Doutorado: 2011 Apresentadora: Ana Paula Ramos de Souza Centro de Ciências da Saúde MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  Alta Produção Docente e Discente em B1: segundo do Brasil na Fonoaudiologia e com 2 professores (talvez 4) entre os 10 mais produtivos do Brasil.  Interdisciplinaridade crescente.  Equipamentos dos Laboratórios: Em 2011 recebeu vários equipamentos em editais internos e externos  Vitória em Editais que envolvem internacionalização ativa: Fortalecimento do MERCOSUL – Chile (CAPES) Participação via graduação com convênio FIPSE- EUA e USP-Baurú  Vitória em outros editais: AOE(FAPERGS), Grupos Emergentes (FAPERGS), 2PQ Gaúcho, (FAPERGS). Pró-Equipamentos.  A avaliação dos alunos é muito boa em termos de formação teórica e prática.  O programa está tendo grande procura para o curso de mestrado e aumentou em 2012 a procura para doutorado.

UFSM Pontos fracos do Programa  Produção em A1 e A2 ainda fraca -50% dos docentes possuem A2 de uma revista apenas.  Instalações Físicas do PPGDCH- falta de espaço e conforto – Devem melhorar para 2013 com construção do novo prédio Fonoaudiologia  Número de PQs ainda baixo 4 em 15. Temos a possibilidade de chegar a 6 ou 7 em 2011  Linha de Pesquisa em Audiologia desfalcada com aposentadoria de 4 docentes do departamento dos quais 2 eram do PPGDCH  Baixo número de docentes com pós-doutorado e inserção no exterior. Dois docentes com pós-doutoramento e uma docente com inserção mais forte nos EUA. Há alguns trabalhos com França, Portugal em início de construção.

UFSM Área de Concentração e Linhas de Pesquisa Área de Concentração FONOAUDIOLOGIA E COMUNICAÇÃO HUMANA: clínica e promoção Linhas de Pesquisa Audição: diagnóstico, habilitação e reabilitação Docentes: Anaelena B. Moraes, Aron F.Silveira, Maristela J. Costa Até Angela Garcia Rossi, Tânia Tochetto, Lilian Seligmann (col.) Aspectos clínicos e funcionais em Voz e Motricidade Orofacial Docentes: Ana Maria T. Silva, Angela Weinmann, Carla Cielo, Eliane Correa, Leris B. Haeffner Renata Mancopes (visitante), Ana Paula Blanco Dutra (pró-doc) Aspectos clínicos e lingüísticos na aquisição e nos distúrbios da linguagem Ana Paula Ramos de Souza, Carolina Lisboa Mezzomo, Helena Bolli Mota, Márcia Keske-Soares, Themis Kessler Colaboradora: Elenir Fedosse

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar produção A1 e A2 Curto prazoExcesso trabalhoConcorrência PGs Brasil Inserção baixa em IES Estrangeiras Pequeno número revistas fonoaudiologia indexadas 1 Aumentar internacionalização- Pós doutoramento Docente Curto prazoDisposição para viagens nenhuma1 Melhorar espaço físicoMédio prazoDemora construções UFSM nenhuma1 Aumentar PQs para 50% 70% Curto prazo Médio prazo nenhumaConcorrência PGs Brasil Concentração da escolha 1 pessoa no CNPq 2 Aumentar interdisciplinaridade Médio prazoHábito disciplinar dos professores nenhuma3 Aumentar fomento externo Curto prazonenhumaConcorrência PGs Brasil Concentração da escolha 1 pessoa no CNPq 3

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar docentes audiologia Curto prazo- 3 novos concursados novembro 2011 nenhuma 1 Aumentar docentes Voz e Motricidade Orofacial Curto prazo 01 novo concursado novembro 2011 nenhuma 2 1 Docente ORLMédio prazoConcorrência outros departamentos nenhuma3 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar Fomento externo aos projetos Curto prazonenhumaConcorrência PGs 1 Integrar mais projetos em perspectiva interdisciplinar Médio prazoHábito disciplinar professores nenhuma2 Aumentar participação membros externos País Médio prazoBaixa internacionaliz ação nenhuma (conf.) Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar A 1 e A2 80 % para o triênio Revista fora do País Curto e médio prazo Baixo pós- doutoramento docente Concorrência PGs Brasil Baixa inserção internacional nossos docentes Trabalhos completos em periódicos MEDIA DE PRODUÇÃO DA ÁREA/DOCENTE - 730,667 MEDIANA DE PRODUÇÃO/DOCENTE- 640 DESVIO PADRAO – 492,899

UFSM PRODUÇÃO DOS DOCENTES ATINGEM% ATINGEM CONCEITO 31280,00 CONCEITO 41173,33 CONCEITO 51173,33 A1A2B1B2B3B4B5L4L3L2LIC4C3 C2C1 PRODUÇÃO DO PROGRAMA TOTAL REAL PONTOS SOMA , 1 567, ATINGE CONCEITO 3180 PROGRAMA 3360ATINGE CONCEITO ATINGE CONCEITO 5300

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano --- MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar doutorandos imediataAlguns professores precisam ser mais conhecidos por candidatos nenhuma1 Aumentar discentes estrangeiros imediatanenhuma 2 Aumentar número de bolsas doutorado Médio prazonenhumaFinanciamento CAPES e CNPq 1

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos199 –> n=67 *(2010) 0 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 10% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 6% Demais destinos relevantes dos egressos: concursos públicos prefeituras, IES (cargo técnico), 84%*pesquisa a ser refeita

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Professores: É muito boa. Entusiasmo com nova produção.  Mestrandos: Formação teórica Prática Participação Decisões Infra-estrutura

UFSM Formação teórica Formação Prática Participação em Decisões Infra-estrutura  Doutorandos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Construção do novo prédio Médio prazoDemora construções UFSM nenhuma1 Aumento periódicos e livros Curto prazonenhuma 1 Renovação Labs. Informática Curto prazoRecursos Espaço físico nenhuma2

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar divulgação produção no site Médio prazoRecurso software para páginas nenhuma1 Aumentar editais que fomentem inserção SUS, e internacionalização PROCAD em 2011 Curto prazoSobrecarga dos professores nenhuma2 Aumentar número egressos em IES Médio e longo prazo nenhuma 3

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Aumentar A1 e A2 principalmente em revistas externas ao Brasil para 80% corpo docente-> conceito 5  Aumentar número de bolsas doutorado.  Pós-Doutoramento progressivo de todos os docentes de modo a ter ao menos 50% pós-doutorados até  Aumento de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos vindos do exterior internacionalização ativa.  Acelerar construção novo prédio da Fonoaudiologia  Aumentar fomento em mais 50% e melhorar sua distribuição entre as linhas. Está ainda muito concentrado na linha de pesquisa de linguagem  Aumentar número de PQs para 50% do Corpo docente até 2012 e 70% até 2015 PRINCIPAIS METAS

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