Campo da Saúde Profª Mª Helena. Dinâmica O Minha formação; O Pq optei pelo CC Campo da Saúde?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Integrando diferentes áreas de conhecimento
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Caracterização dos ciclos
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Prof.ª Camila Belarmino
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
TRANSVERSALIZAR A TERAPIA OCUPACIONAL
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Análise da situação de saúde da população brasileira
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Apresentação de TCC Educanda: Isis Ferraz de Moura Grupo : Pororoca
Curso Superior de Tecnologia Logística Produção Industrial Qualidade.
Campo da Saúde Profª Mª Helena.
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
Pesquisando o território: a dengue em Ilhéus
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA PONTA TUTORES : CLARA ALVINO E RAFAEL HERDY Belém-Pará 13 e 14/12/12.
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Faculdade Piaget - Brasil
SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Campo da Saúde Profª Mª Helena

Dinâmica O Minha formação; O Pq optei pelo CC Campo da Saúde?

Pequeno Texto O Façam um pequeno texto respondendo a seguinte questão: O que é saúde pra você?

Vamos conhecer no CC? O O que vocês acham que iremos tratar neste componente?

Ementa O Delimitação, em perspectiva histórica, do campo da Saúde, seus Saberes e Práticas. O Conceito ampliado de saúde. O Conceito de território e suas aplicações à saúde. O Transição epidemiológica e situação de saúde na população brasileira, na Bahia e no Sul da Bahia. O Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Organização do trabalho em saúde.

Objetivos O Problematizar e explicar a noção ampliada de território e saúde; O Descrever a evolução histórica do conceito de saúde; O Conhecer os modelos de determinação dos processos Saúde-Enfermidade-Cuidado; O Conhecer o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde da população brasileira em um contexto de transição tecnológica; O Conhecer a realidade sanitária do território local;

Objetivos O Desenvolver raciocínio sistêmico e visão holística para a compreensão da Saúde como objeto complexo, seja da pesquisa ou de intervenção, utilizando uma abordagem ecológica. O Conhecer a organização do trabalho em saúde nas sociedades contemporâneas, com foco no trabalho coletivo;

Objetivos O Desenvolver a capacidade de comunicação e expressão (verbal e não verbal) em língua portuguesa com pessoas e grupos de distintas inserções sociais e culturais; O Desenvolver a escuta ativa e valorizar a diversidade de pontos de vista e a multiplicidade de perspectivas profissionais;

Metodologia/Tecnologias O Dinâmicas de grupo O Videoaulas para exposição de temas; O Rodas de conversa e debate. O Construção de linha do tempo com os conceitos de saúde em seus contextos históricos. O Situações problema para discussão em grupo, de forma a promover aproximações com o conceito ampliado de saúde e o conceito de território.

Metodologia/Tecnologias O Projeto de pesquisa para conhecimento do território, a partir de uma abordagem ecológica da saúde. O Entrevistas e rodas de conversa com representantes da secretaria de saúde para conhecer a organização do trabalho em saúde.

Unidades de Ensino O Módulo 1 – Saúde e território Delimitação, em perspectiva histórica, do campo da Saúde, seus Saberes e Práticas. Conceito ampliado de saúde. Conceito de território e suas aplicações à saúde. O Módulo 2 – Saúde no território Transição epidemiológica e situação de saúde na população brasileira, na Bahia e no Sul da Bahia. Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. O Módulo 3 – Saúde a partir do território Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Organização do trabalho em saúde.

Avaliação processual O Frequência O Conceito de Saúde O Casos: Eliete, Ismênia e Vera O Fotos de determinantes de saúde e doença no território O Carta para a Prefeitura/Conselho Municipal de Saúde O Linha do tempo O Portfólio O Seminário O Avaliação interpares

Instrumentos utilizados O Anotação da frequência nos encontros (lista de presença). O Portfólio digital (blog): postagem de três textos descrevendo o processo de aprendizagem e incluindo suas reflexões sobre: 1. O conceito de saúde; 2. Determinantes de saúde e doença e situação da saúde no território; 3. O projeto de pesquisa realizado. O Construção de linha do tempo e apresentação dos conceitos de saúde em seus momentos históricos.

Instrumentos utilizados O Respostas dos grupos aos casos-problema: Caso de D. Eliete, Caso de D. Ismênia, Caso da equipe de Vera. O Fotos dos determinantes de saúde e doença no território. O Seminário interdisciplinar e construção de biomapa: instrumento para avaliação da apresentação oral; O Carta coletiva para prefeitura / Conselho Municipal de Saúde.

Integração curricular O Possibilidade de articulação com CC Vocacional Ciências e com CC Introdução à pesquisa em saúde, a partir da pesquisa e da construção do biomapa sobre a dengue no território.

Leitura para a próxima aula BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica in: Fonseca, A.F. (Org.). O território e o processo saúde- doença. Rio de Janeiro: EPSJV, FIOCRUZ, 2007b, p Disponível em:

Boa leitura e até a semana que vem!!!