Educação Ambiental & Sustentabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
PNEDH e compromisso do Estado
Sandra Barbosa I Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador 27, 28 e 29 de maio de 2008 Mesa Redonda IV – Quinta-feira, 29 de maio.
2009.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Manejo de Recursos Naturais
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Ministério da Cultura.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
FATORES HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Educação Ambiental.
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
SHEYLA MARTINS RODRIGUES ADVOGADA OAB/SP N. ° 193
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Base Nacional Comum Curricular (BNC)
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
Política Nacional de Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
PLANOS E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS 1. PLANO DE PASTORAL DA UNIVERSIDADE (PdU) Objetivo geral: Favorecer, segundo o carisma e a pedagogia salesiana – nos.
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Política Nacional de Educação Ambiental José Garcia Alves de Lima.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Educação Ambiental & Sustentabilidade Daniel Galdino Gustavo Dubal Jucimar Szutkoski

Conceito "Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.” Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9795/1999, Art 1º.

Conceito “A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.” Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.

ProNEA Educação Ambiental é integração de diversas áreas de desenvolvimento do país: ambiental, social, política, cultural, ética, econômica e espacial.

ProNEA “Considerando-se a Educação Ambiental como um dos elementos fundamentais da gestão ambiental, o ProNEA desempenha um importante papel na orientação de agentes públicos e privados para a reflexão e construção de alternativas que almejem a Sustentabilidade.” (http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educaçãoambiental/programa-nacional-de-educacao-ambiental)

História Século XIX: -1808: Criação do parque Jardim Botânico no Rio de Janeiro; -1850: Lei 601, de Dom Pedro I, que proíbe o desmatamento de terras descobertas; -1891: Decreto 8.843, criando reserva ambiental no Acre, que não foi cumprida. http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1920: Pau-Brasil considerado extinto; -1932: No Museu Nacional, realiza-se primeira conferência Brasileira de Proteção a Natureza; -1939: Parque Nacional do Iguaçú; http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1961: Jânio Quadros declara o Pau- Brasil como árvore símbolo do Brasil, e o Ipê como flor símbolo nacional; -1971: Criação da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural; -1973: Criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente, que começa a fazer Educação Ambiental. http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1977: SEMA constitui um grupo de trabalho para elaboração de um documento de Educação Ambiental para definir seu papel no contexto brasileiro; -1977: A disciplina Ciências Ambientais passa a ser obrigatória nos cursos de Engenharia; http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1978: A Secretaria de Educação de Rio Grande do Sul desenvolve o Projeto Natureza (1978 - 85); -1978: Criação de cursos voltados para as questões ambientais em varias universidades brasileiras; - 1978: Nos cursos de Engenharia Sanitária inserem-se as disciplinas de Saneamento Básico e Saneamento Ambiental; http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1979: O MEC e a CETESB/ SP, publicam o documento “Ecologia uma Proposta para o Ensino de 1o e 2o Graus”. -1981: Lei n°6.938 do 31 de Agosto, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (Presidente Figueiredo); http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1984: Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), apresenta uma resolução estabelecendo diretrizes para a Educação Ambiental, que não é tratada; -1986:A SEMA junto com a Universidade Nacional de Brasília, organiza o primeiro Curso de Especialização em Educação Ambiental (1986 a 1988); http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1987: O MEC aprova o Parecer 226/87 do conselheiro Arnaldo Niskier, em relação a necessidade de inclusão da Educação Ambiental nos currículos escolares de 1o e 2o Graus; http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1988: A Constituição Brasileira, de 1988, em Art. 225, no Capítulo VI - Do Meio Ambiente, Inciso VI, destaca a necessidade de ‘’promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente’’. Para cumprimento dos preceitos constitucionais, leis federais, decretos, constituições estaduais, e leis municipais determinam a obrigatoriedade da Educação Ambiental. http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1988: A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de SP e a CETESB , publicam a edição piloto do livro “Educação Ambiental” Guia para professores de 1o e 2o Graus; -1989: Criação do IBAMA; -1989: Primeiro Encontro Nacional sobre Educação Ambiental no Ensino Formal; http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1991:MEC resolve que todos os currículos nos diversos níveis de ensino deverão contemplar conteúdos de Educação Ambiental; -1991:Grupo de Trabalho para Educação Ambiental coordenado pelo MEC, preparatório para a Conferência do Rio 92; http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1993: Uma Proposta Interdisciplinar de Educação Ambiental para Amazônia. IBAMA, Universidades e SEDUC’s da região, publicação de um Documento Metodológico e um de caráter temático com 10 temas ambientais da região.(1992 a 1994); http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1994:Aprovação do Programa Nacional de Educação Ambiental , ProNEA; -1996: Novos Parâmetros Curriculares do MEC, nos quais incluem a Educação Ambiental como tema transversal do currículo; http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

História Século XX: -1997: Criação da Comissão de Educação Ambiental do MMA; -1999: Aprovada a Lei 9.597/99 que institui a Política Nacional de EA; -1999: Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA); -2002: Decreto Nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências; http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/historico-brasileiro

O que são os 5R’s na educação ambiental?

Plante uma Árvore diariodigital.sapo.pt

Recicle eco4u.wordpress.com

Ponto coleta de pilhas ideiasgreen.com.br

Ponto coleta de óleo walterbartels.com

Dengue bioacs.blogspot.com

Contato com a natureza, trilhas eebadolfosilveiraensinomedioinovador.blogspot.com

Aulas ao ar livre www.colegiosantarosa.com.br

Tratamento de água aprenderquimica.blogspot.com

Utilização de energia solar escolaestadualpresidentekennedy.blogspot.com

Emissão de gases www.queromaisciclovias.com.br

ATIVIDADE

Como pode se prevenir a dengue?

Uma solução para diminuir o efeito dos gases?

Podemos reduzir o consumo ?

Trocar a lâmpada. Menor consumo Maior duração Maior iluminação Diminuir consumo de água Apagar luzes não utilizadas

Pontos de coleta de Óleo em Porto Alegre DMLU e Escolas. Pontos de Coleta de pilhas 40 pontos de entrega em Porto Alegre (Prefeitura de Porto Alegre)