Definição de marketing para o século XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Pergunta para Discussão
E-Business e E-Commerce
O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS
O Marketing na Nova Economia por
Teorias de Sistemas de Informação
Capítulo 15 Projeto e gerenciamento de canais e redes de valor
Como lidar com a concorrência
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Modelo de Negócios e Receitas
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Marketing no Século XXI
Aula 5 – Administração de Marketing
E-card.
Comércio eletrônico mídias digitais
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
Expansão Geográfica Mkt Internacional Marketing Internacional
MARKETING.
OPORTUNIDADES.
Projeto do Semestre Administração de Recursos Materiais
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
1º Edição | 2008 | MBA Executivo Uma abordagem multidisciplinar Antonio Pires de Carvalho (organizador)
Introdução ao Composto de Marketing
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Administração de e-Business
COMO AS PRÁTICAS DE MARKETING ESTÃO MUDANDO O E-BUSINESS
O CONSUMIDOR MODERNO ELE ESTÁ NO COMANDO!!! SABE DISSO!!! USA ISSO!!!
CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT)
Aplicações na Internet
Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra
Logística Empresarial Unidade 7
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS AULA 4- E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Prof. Cárbio Almeida Waqued
B2B: Comércio eletrônico
Introdução Ao Marketing
COMÉRCIO ELETRÔNICO Arnaldo Musial Edemar Barboza Roberson Rosa.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Definição de marketing para o século XXI
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Marketing de Relacionamento
Profª: Adriana Vettorazzo
BEM-VINDO AO E-MARKETING. Estratégias de Marketing na Internet Marketing viral; Marketing afiliado; Marketing de permissão; Marketing; Marketing.
Sistemas de Informação
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Marketing de Relacionamento Aula: 02 Prof. Júlio Freschi.
Capítulo 5 Satisfação, valor e fidelidade do cliente
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
Princípios de Sistemas de Informação
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
ADAPTAÇÃO DO MARKETING À NOVA ECONOMIA
Planejamento Estratégico de MKT
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
9- COMÉRCIO ELETRÔNICO 9.1- Comércio eletrônico Conceitos relacionados e-procurement: compra de suprimentos na internet, utilizando seus recursos.
Gestão da Tecnologia da Informação
Administração Mercadológica IV
DISTRIBUIÇÃO.
LILIANE CABRAL MARKETING DE RELACIONAMENTO. REFERÊNCIAS MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo, Atlas,
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Definição de marketing para o século XXI Administração Mercadológica AULA 1 PLT 198 Pág. 1 à 20 Definição de marketing para o século XXI

CRONOGRAMA DE AULAS

Adaptação do MKT à nova economia Administração Mercadológica AULA 2 PLT 198 Pág. 24 à 39 Adaptação do MKT à nova economia

1. Quais são principais forças que orientam a nova economia? Digitalização e conectividade Desintermediação e reintermediação Customização e customerização Abrangência do setor

2. De que maneira as empresas e as práticas de marketing estão mudando como resultado da nova economia?

Marketing de relacionamento E-business Estabelecimento de sites Web Marketing de relacionamento com o cliente

E-business usa meios e plataformas eletrônicos para fazer negócios. Sites Web de e-commerce facilitam a venda on-line de produtos e serviços. E-purchasing de fornecedores on-line. Esforços de e-marketing incluem aqueles que informam, comunicam, promovem e vendem produtos e serviços pela Internet.

B2C = Business-to-consumer (empresa para consumidor). Benefícios: Maior conveniência nos pedidos, custo mais baixo, facilidade na obtenção de informações e preços. Submarino é um exemplo. B2B = Business-to-business (empresa para empresa) O volume é 10 - 15% maior que o do B2C. Benefícios: custos mais baixos via leilões B2B, alianças de compras, maior acesso a informações.

C2C = Consumer-to-consumer (consumidor para consumidor). Consumidores geram informações on-line sobre produtos via grupos de interesse e salas de bate-papo. As transações ocorrem via sites de negócios on-line como Facebook. C2B = Consumer-to-business (consumidor para empresa). Facilita a comunicação entre clientes e empresas.

Empresas mistas (virtuais e reais) muitas vezes enfrentam situações de conflito de canal. Empresas virtuais e reais tendem a ser mais bem-sucedidas que concorrentes virtuais puros porque: Os custos de aquisição de clientes são mais baixos. Os recursos, o conhecimento, a base de clientes e os relacionamentos com fornecedores são superiores.

3. De que modo a Internet tem mudado a maneira como os profissionais de marketing usam bancos de dados de clientes e praticam a administração do relacionamento com o cliente?

Propaganda e promoções on-line Anúncios em banner. Patrocínios. Microsite. Pop-ups. Anúncios em browser (navegador). Alianças e programas de afiliados.

A busca por ‘insurance’ (seguros) no Google A busca por ‘insurance’ (seguros) no Google.com mostra vários links patrocinados

O Marketing de Relacionamento com o cliente (CRM) permite às empresas: Entregar ao cliente serviço em tempo real. Customizar ofertas ao mercado, produtos, serviços, meios e mensagens. O marketing de relacionamento eficaz com o cliente requer: Reduzir a taxa de perda de clientes. Aumentar o período de relacionamento com o cliente. Elevar o potencial de receita / lucro de seus clientes. Tornar clientes de baixa lucratividade MAIS lucrativos ou dispensá-los. Concentrar-se em clientes de alto valor.

O CRM leva ao marketing um-para-um Quatro etapas: Não vá atrás de todo mundo, identifique cuidadosamente seus clientes atuais e potenciais. Classifique os clientes de acordo com suas necessidades e seu valor para a empresa; busque agressivamente os clientes mais valiosos. Construa relacionamentos mais fortes com os clientes mediante interação individual. Customize mensagens, serviços e produtos para cada cliente.

Usos dos bancos de dados: Bancos de dados de clientes e marketing de bancos de dados são a chave para o CRM eficaz. Usos dos bancos de dados: Identificar melhor clientes potenciais. Enviar ofertas para clientes específicos. Aprofundar a fidelidade do cliente. Reativar as compras do cliente. Evitar erros graves.

Usos dos bancos de dados: Bancos de dados de clientes e marketing de bancos de dados são a chave para o CRM eficaz. Usos dos bancos de dados: Identificar melhor clientes potenciais. Enviar ofertas para clientes específicos. Aprofundar a fidelidade do cliente. Reativar as compras do cliente. Evitar erros graves.

ATÉ A PRÓXIMA AULA... Cap. 3 (Satisfação, valor e retenção do cliente