Legislação Aplicada à Contabilidade Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT
Advertisements

Contabilidade Pública e Governamental
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
Ministério Público do Estado do Paraná
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE.
CONVÊNIOS. ATUAÇÃO DO TCU I - Fiscalização (CF, 71, VI, e Lei 8.443/1992): fiscalizar a aplicação de quaisquer recur- sos repassados pela União, mediante.
CONVÊNIOS FEDERAIS Adriano de Souza Cesar TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS
CONVÊNIOS Adriano de Souza Cesar TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRINCÍPIO DA ENTIDADE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA Brasília-DF, 10 de agosto de 2004 O.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS. CONVÊNIOS EM NÚMEROS CONVÊNIOS EM NÚMEROS convênios – estados/municípios/entidades privadas 30 bilhões de reais.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
PIS – COFINS IMPORTAÇÃO
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Lei de Responsabilidade Fiscal
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Sistema Estadual de Meio Ambiente
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Contribuição: Liliane Maria Novaes
Fundo da Infância e da Adolescência
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
TAXA DE SAÚDE SUPLEMENTAR TSS
Orçamento Público e Política
Orçamento Receitas e despesas públicas
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
SUPRIMENTO DE FUNDOS e C P G F
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO: Disseminação de Custos e Qualidade do Gasto APRESENTAÇÃO DO INFRASIG SICGESP DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
18/8/2006 c7- SFC P r o c e s s o o r ç a m e n t á r i o Plano plurianial - PPA Estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da PMSP para as despesas.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Planejamento na Gestão Pública
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
CONTABILIDADE PUBLICA
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
PROCESSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Coordenação-Geral de Finanças
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
Transcrição da apresentação:

Legislação Aplicada à Contabilidade Pública

Constituição Federal de 1988 Artigos 70 a 75 - Tratam da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária. Artigos 165 a 167 - Tratam de Planejamento e Orçamento. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - Legislação anual que disciplina a elaboração dos orçamentos do ano seguinte. As diretrizes para o orçamento de 2006 foram definidas na Lei nº 11.178, de 20 de setembro de 2005. Lei Orçamentária Anual (LOA) - Legislação anual que Estima as Receitas e Fixa as Despesas da União para cada Exercício Financeiro. Lei nº 11.306, de 16 de maio de 2006.

Lei n° 4.320/64 - Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Lei abrangente, pois trata de planejamento, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria. Lei n° 101/00 - Estabelece normas de finanças públicas, voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF complementa a Lei 4.320/64 e cria novos demonstrativos para a contabilidade. Lei-Complementar n° 116/00 - Dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências.

Lei n° 10.180/01 - Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Esta lei trata do ciclo de gestão envolvendo os sistemas de Planejamento e Orçamento, Administração Financeira, Contabilidade Pública e Controle Interno (Auditoria Governamental). Decreto-Lei n° 200/67 - Dispõe sobre a organização da Administração Pública Federal e estabelece diretrizes para a Administração Federal. Decreto n° 93.872/86 - Dispõe sobre a unificação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislação pertinente à execução orçamentária, financeira e contábil no governo federal desde o código de contabilidade pública de 1922 até a criação do SIAFI.

Lei n° 10.028/00 - Tipifica os crimes de responsabilidade fiscal, altera o Decreto-Lei n° 2848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal. Lei n° 9.715/98 - Dispõe sobre as contribuições para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP. (MP nº 2158-35, de 24/08/2001) Lei n° 8.112/90 - Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais. Lei n° 8.666/93 - Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

Decreto n° 2.829/98 - Dispõe sobre a nova estrutura funcional do orçamento e estabelece normas para a elaboração e execução do Plano Plurianual e dos Orçamentos da União. Decreto n° 3.589/00 - Dispõe sobre o Sistema de Contabilidade Federal. Decreto n° 3.590/00 - Dispõe sobre o Sistema de Administração Financeira Federal. Decreto n° 3.591/00 - Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Instrução Normativa STN n° 08/96 - Aprova as normas gerais sobre plano de contas da administração federal, definindo a classificação e a escrituração contábil, dos atos e fatos de uma gestão, de maneira padrão, uniforme e sistematizada. Instrução Normativa Conjunta STN/SFC nº 04/00 - Disciplina procedimentos e prazos para o arquivamento de documentos e registros de conformidades de suporte documental e contábil. Instrução Normativa SRF nº 480/04 - Dispõe sobre a retenção de tributos e contribuições nos pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas que menciona a outras pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens e serviços.

Instrução Normativa MPS/SRP nº 03/05 - Dispõe sobre normas gerais de tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais administradas pela Secretaria da Receita Previdenciária - SRP e dá outras providências. Instrução Normativa STN nº 03/2004 – Institui e regulamenta os modelos de Guia de Recolhimento da União – GRU PORTARIA STN Nº 448, de 13 de setembro de 2002 - DOU de 17.9.2002 - Divulga o detalhamento das naturezas de despesas de material de consumo, serviços de terceiros e investimentos

www.planalto.gov.br www.cgu.gov.br www.planejamento.gov.br www.stn.fazenda.gov.br www.receita.fazenda.gov.br www.mps.gov.br www.mec.gov.br www.fondcf.ufms.br