AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Advertisements

PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
“LEI DA FICHA LIMPA” (Lei Complementar 135/10)
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
TRABALHO DE TEORIA GERAL E CRÍTICA DO PROCESSO
1. Existência. 2. Validade. 3. Eficácia. 4. Efetividade. 5
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
Mandado de injunção.
Organização Política e Administrativa
PROCESSO CONSTITUCIONAL
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Aborto de anencéfalo: enfim, é permitido?
ADIN por omissão e ADIN interventiva
Cassio Scarpinella Bueno Doutor e livre-docente PUC/SP
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
PROCESSO CONSTITUCIONAL
Ação direta de inconstitucionalidade
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Direito Constitucional IV
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
Processo Legislativo Sumário
Grupo: Davi Victor Jaciane Raísa Jeffrey Antony Luís Gustavo
Ação Declaratória de Constitucionalidade
Direito Constitucional I
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO - ADO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
– PREVISÃO DA AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE (ADECON OU ADC – art. 102, I, “a”, CF/88 e Lei 9.868/99) A Emenda Constitucional nº. 3, de ,
FACISA DIREITO CONSTITUCIONAL II Prof. Ms. Rogério Abreu
CAPÍTULO III ADIN GENÉRICA.
HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS
Direito Constitucional I
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
DIREITO CONSTITUCIONAL
1 MANDADO DE SEGURANÇA. 2 O QUE É “Ação constitucional que se presta para proteger direito líquido e certo em favor do qual não caiba habeas corpus ou.
ATIVIDADES DE REVISÃO COMENTÁRIOS Profº Carmênio Barroso
Direito Constitucional IV
MANDADO DE INJUNÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade
Cont. Câmara dos Deputados
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 6
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Revisão para OAB 19/04/2017 Revisão para OAB Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 11
Instituições de Direito Público e Privado
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
A LEI JURÍDICA.
Ação autônoma de impugnação.
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
TEMAS EMERGENTES Direito Público Unidade III – Efeito Vinculante
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
RESOLUÇÃO 449/2002de 01 de agosto de 2002  Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento.
Atuação Parlamentar Regimento Interno; Elaboração de Proposituras; Pareceres e Pronunciamentos; Tribuna e Comissões Parlamentares.
ConcessãoPermissão São instrumentos de descentralização da prestação de serviços públicos.
Associativismo e as entidades de classe no serviço público Alexandre Simões Lindoso – Advogado (61)
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Altair Roberto de Lima Secretário-Adjunto da SGCT Fortaleza/CE, 15 de março de ADI 4895, Rel. Min. Toffoli. Requerente: PGR Objeto: Lei /11.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Transcrição da apresentação:

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 Por: Luciana Barreto e Nathalia Dantas.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 PARTES: Requerente (s): Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso Requerido (s): Presidente da República e Congresso Nacional EMENTA: Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão. EC nº 15/1996: “Artigo único. O § 4º do art. 18 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:         “Art. 18... § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.“ (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996)    

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 INCONSTITUCIONALIDADE POR ACÃO E INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO. Escopo de ambas: Defesa da ordem fundamental contra condutas a ela incompatíveis. A Inconstitucionalidade por Ação: resulta da incompatibilidade de um ato normativo com a Constituição. A Inconstitucionalidade por Omissão: pressupõe a inobservância de um dever constitucional – Lacuna normativa. - Omissão Absoluta ou total: quando o legislador não empreende a providência legislativa reclamada. - Omissão Parcial: quando um ato normativo atende apenas parcialmente ou de modo insuficiente a vontade constitucional. OBS: Autonomia processual – não há distinção ente ambas.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 RELATÓRIO Relator: Ministro Gilmar Mendes Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão. FUNDAMENTAÇÃO O Problema – Sustentação do Requerente: impossibilidade de se emancipar e constituir novos municípios. O Pedido: Declarar a inconstitucionalidade por omissão - § 4º do art. 18 da Constituição - suprir a omissão declarada.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 DEFESA – REQUERIDOS: Alegam ilegitimidade ativa da requerente; Alegam ilegitimidade passiva do Presidente da República; Alegam necessidade de autorização da Mesa para que o presidente pudesse propor ADI – Irregularidades de representação. No Mérito: O Presidente - A Constituição não fixou prazo para a edição da lei complementar. Congresso Nacional - improcedência do pedido.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 FUNDAMENTAÇÃO – GILMAR MENDES O art. 102 da Constituição, que trata das competências do STF / art. 103, caput, que fixa os órgãos legitimados a propor a ação declaratória de inconstitucionalidade. Art. 103 – Dispõem de direito de iniciativa legislativa tanto o Presidente da República quanto os integrantes da Mesa do Senado e da Mesa dos Deputados – Incertezas, pois seriam co-responsáveis pelo estado de inconstitucionalidade. Ressalta a presunção de legitimidade que acompanha a iniciativa. Enfim, não há óbices de ordem formal. Mérito: Crítica: Insegurança – Essas inovações não foram precedidas de estudos criteriosos:

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 § 4º do art. 18 da Constituição é norma de eficácia limitada - Varias leis estaduais foram declaradas inconstitucionais por conta disso. Crescente proliferação de municípios – EC nº 15/1996: Importância da EC nº 15/1996: Imposição de Lei complementar federal. 1)Identificação do período em que poderão ser criados os municípios; 2) Apresentação e publicação dos Estudos de Viabilidade Municipal. Notório lapso temporal – Inatividade do legislador; Desconsideração do princípio federativo - autonomia das Entidades;

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 Desconsideração da soberania popular; Não se pode falar em total inércia legislativa; Criação de municípios sem o devido amparo legal – Luis Eduardo Magalhães: - Convalidação de municípios irregulares criados até 31/12/2006 - Emenda Constitucional nº 57, de 18 de dezembro de 2008; - Projeto de Lei Complementar nº 416, de 2008, já aprovado no Senado Federal. VOTO: Omissão legislativa evidente -Declarar o estado de mora em que se encontra o Congresso Nacional – tomar providências necessárias ao cumprimento do dever constitucional, num prazo de 18 meses.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 QUADRO ILUSTRATIVO DE VOTOS: A Favor da Inconstitucionalidade por Omissão: UNANIMIDADE Gilmar Mendes Celso de Mello Cesar Peluso Carlos Britto Eros Grau Ricardo Lewandowski Carmem Lúcia Marco Aurélio – Divergiu somente quanto à legitimidade ativa Sepúlveda Pertence – Divergiu somente quanto à legitimidade ativa

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 DECISÃO Preliminar de ilegitimidade ativa do Presidente da Assembléia REJEITADA – Vencidos os Ministros Marcos Aurélio e Sepúlveda Pertence. Ação julgada procedente por UNANIMIDADE – Reconhecida mora do Congresso Nacional – num prazo de 18 meses para que este adote todas as providências legislativas.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682 CONCLUSÃO: Declarada a inconstitucionalidade por omissão; Projeto de Lei Complementar nº 416, de 2008 em fase de aprovação.

Obrigada pela atenção!