O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

5º Encontro de Professores Coordenadores
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Equivalente à média dos países da OCDE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
A Escola e as Mudanças Sociais
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
O sucesso do trabalho pedagógico
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Currículo oficial de São Paulo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Marco Doutrinal e Marco Operativo
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Prof.ª Irislane Figueiredo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gestão por Competências
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
Projeto Institucional das escolas Salesianas
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
REPLANEJAMENTO 2015.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR GESTÃO: O professor Coordenador faz parte da equipe gestora da escola, juntamente com diretor vice e supervisor de ensino. Definição de Gestão: É entendido como esforço consciente dois sujeitos responsáveis pela escola para gerar mudanças, a partir da tomada de decisões sobre o planejamento, sua aplicação e avaliação. FUNÇÃO DO COORDENADOR: Deve estar centrada na gestão da qualidade de ensino oferecido pela escola e na construção de um espaço produtivo para uma convivência social e coletiva mais humana e construtiva da comunidade escolar;

Deve ser capaz de definir e articular múltiplas ações voltadas para qualidade do ensino e de seus resultados na aprendizagem dos alunos no contexto real onde estas ações acontecem; É de sua responsabilidade o poder de decidir e traçar um caminho para os outros agentes envolvidos no processo escolar; Deve ter o domínio amplo de uma competência comunicacional, uma vez que a implantação efetiva do currículo que ele representa prevê a adesão dos outros agentes da escola (funcionários, professores, alunos e pais); Deve promover um espaço de leitura, reflexão e discussão com os membros da comunidade escolar, a fim de garantir a implementação do currículo;

O PROFESSOR COORDENADOR DEVE: EVITAR UMA POSTURA UNILATERAL ASSUMIR UMA POSTURA CONSENSUAL prescritiva Reflexiva, crítica e criativa Arbitrária, seletiva e classificatória Consensual, investigativa e construtiva Imediatista, que demonstre atitudes discutíveis Processual: avaliar os efeitos em longo prazo Que imponha ideias e utilize linguagem pouco compreensível para comunidade escolar Que compartilhe com o grupo suas dúvidas e questionamentos e apresente os resultados em diferentes linguagens, adequadas aos diferentes públicos Que considere as tensões como ponto de chegada e geradoras de efeitos punitivos Que considere as tensões como ponto de partida para articular novas ações De avaliador “neutro” que dá a palavra final Que facilite a construção das identidades e da Proposta Pedagógica da escola

O PROFESSOR COORDENADOR DEVE FAZER, TAMBÉM UMA REFLEXÃO SOBRE SI MESMO COMO ATOR E CONDUTOR DO PROCESSO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. ESSA COMPETÊNCIA EXIGE DESENVOLVIMENTO E HABILIDADES PESSOAIS E INTERPESSOAIS QUE LHE PERMITIRÃO COMPREENDER O PROCESSO GRUPAL E A DINÂMICA PARA COORDENAR GRUPOS DE TRABALHO E SUAS EQUIPES DE FORMA ALINHADA AO PLANEJAMENTO. ALÉM DISSO, DEVE ESTAR PREPARADO PARA A PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS COM O FOCO NA OTIMIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E GERAÇÃO DE RESULTADOS. O PROFESSOR COORDENADOR ESTÁ SUBORDINADO AOS DIRETORES DE SUA ESCOLA. SÃO ELES QUE RESPONDEM, LEGALMENTE, SOBRE AS DECISÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA. QUALQUER PROJETO OU AÇÃO DO PROFESSOR COORDENADOR PRECISA TER O ACEITE DO SEU DIRETOR, PARA EVITAR INFORMAÇÕES CONTRADITÓRIAS OU DISPUTA DE PODER.

As competências do Professor Coordenador O Professor Coordenador deve apresentaras mesmas competências requeridas para os alunos, tendo por foco sua função na gestão escolar. São elas: 1 – Saber se comunicar com os diferentes públicos que frequentam a escola, utilizando as linguagens como meio de comunicação e saber gerir a si próprio e as equipes de trabalho, incrementando uma atitude crítica de reflexão pessoal e profissional. 2- Compreender os conceitos das várias áreas do conhecimento para analisar os processos escolares. 3- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema relacionadas a gestão pedagógica da escola. 4- Relacionar as informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir uma argumentação consistente com a finalidade de envolver os participantes da escola na execução das metas para melhoria do processo ensino/aprendizagem. 5- Recorrer aos conhecimentos das áreas da Pedagogia para a elaboração de propostas de intervenção solidária na escola, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Fonte de Pesquisa – Caderno do Gestor Nº 1 - 2008