I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
LÍDER DE TURMA – ª SÉRIE -
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Construindo o futuro do seu filho!
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
Ensino Médio e Educação Profissional
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Odilei Avelino dos Santos
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
EMI- Ensino Médio Inovador. PROGRAMA IMPLANTADO PELO GOVERNO FEDERAL QUE TEM POR OBJETIVO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

DEMANDA BEM DIVERSIFICADA

# ESTABILIZAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE EDUCANDOS; # IMPLANTAÇÃO DOS NOVE ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES FINAIS EM 2012; # REALIDADE DA DEMANDA DA EJA; # ALUNOS QUE CONCLUEM O ENSINO MÉDIO DANDO CONTINUIDADE AOS ESTUDOS; # VÁRIOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA;

# REALIDADE DOS PROFESSORES;

“É SÁBIO SER MESTRE E APRENDIZ. É SÁBIO SER SEMEADOR E SEMENTE. QUERO SEMEAR TRANSFORMANDO PELA EDUCAÇÃO.”

OBJETIVOS: OFERECER CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO CONSTRUA SEU CONHECIMENTO, BUSCANDO A COMPREENSÃO DA REALIDADE, ASSUMINDO UM POSICIONAMENTO CRÍTICO FRENTE A MESMA;

INCENTIVAR A PERMANÊNCIA E POSSIBILITAR A APRENDIZAGEM SEM DISCRIMINAÇÃO DE QUALQUER NATUREZA RESPEITANDO AS DIFERANÇAS SOCIAIS;

VALORIZAR A CULTURA DO CAMPO, INCENTIVANDO-A COM DIFERENTES SABERES, CONSIDERANDO OS ALUNOS COM SUAS RAÍZES HISTÓRICAS E VIVÊNCIAS DIÁRIAS;

OPORTUNIZAR O APROFUNDAMENTO PELO CONHECIMENTO E PELA PESQUISA, PROCURANDO DESENVOLVER A CAPACIDADE DE PESSOAS PARA A DESCOBERTA DE SI MESMO, DE SUAS HABILIDADES E POTENCIAIS;

CULTIVAR UMA ESCOLA ALEGRE, COM ESPÍRITO PARTICIPATIVO, CUIDANDO DO AMBIENTE ESCOLAR, POIS ELE É O NOSSO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA;

BUSCAR CADA VEZ MAIS RECURSOS FINANCEIROS E HUMANOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROJETO EXISTENTE DA BIBLIOTECA, INCENTIVANDO CADA VEZ MAIS A FORMAÇÃO DE LEITORES, ESCRITORES E PESQUISADORES;

CONTINUAR ATENTO AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E CIENTÍFICOS, INVESTINDO NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E INFORMÁTICA;

REALIZAR REUNIÕES DA EQUIPE DIRETIVA, SEMANALMENTE, PARA TRATAR ASSUNTOS PEDAGÓGICOS, ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS;

INCENTIVAR OS ALUNOS A PARTICIPAREM DE EVENTOS E PROJETOS CULTURAIS, ESPORTIVOS, RECREATIVOS, DE FORMAÇÃO, VIAGENS DE ESTUDOS, SEM ESQUECER DE ZELAR PELO BOM NOME DA ESCOLA SENDO EDUCADO, ASSÍDUO, RESPONSÁVEL, ORDEIRO, CRIATIVO, SOLIDÁRIO;

CRIAR LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE PARA ATENDER ALUNOS DE E.F. SÉIRES FINAIS DANDO UMA ATENÇÃO ESPECIAL PARA OS ALUNOS DE 5ª E 6ª SÉRIES ONDE ESTAMOS ENCONTRANDO MAIORES DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM A FIM DE MINIMIZAR A EVASÃO, A REPETÊNCIA E A VIOLÊNCIA NO RECINTO ESCOLAR;

ORGANIZAR E REALIZAR ENCONTROS DE FORMAÇÃO COM EDUCADORES E FUNCIONÁRIOS;

ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS EM CURSOS, ENCONTROS, SEMINÁRIOS...

ZELAR PELA DISCIPLINA DOS EDUCANDOS NA ESCOLA CUMPRINDO SUAS TAREFAS EM SALA DE AULA, SENDO ASSÍDUO, ORGANIZADO, RESPONSÁVEL, INCENTIVANDO-OS AO ESTUDO, À PESQUISA, À LEITURA, À EXPERIÊNCIA DE CONVIVÊNCIA HARMONIOSA;

DAR CONTINUIDADE E INCENTIVAR NOVOS PROJETOS NA ESCOLA;

PROMOVER PALESTRAS, REUNIÕES E ENCONTROS COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS;

REALIZAR REUNIÕES PERIÓDICAS COM AS DIRETORIAS;

SOLICITAR JUNTO À 3ª CRE, UMA SECRETÁRIA ESPECIALMENTE PARA O TURNO DA NOITE, UMA SERVENTE PARA O TURNO DA TARDE E NOITE E UMA BIBLIOTECÁRIA PARA O TURNO DA TARDE E NOITE;

METAS E OPERACIONALIZAÇÃO: & CONSTRUÇÃO DE NO MÍNIMO TRÊS SALAS DE AULA E MANUTENÇAO E REPAROS NO PRÉDIO E MOBILIÁRIO;

& AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE EXPEDIENTE, DIDÁTICO E DE LIMPEZA SEMPRE QUE NECESSÁRIO;

&INCENTIVO E ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS EM CURSOS, PALESTRAS E ENCONTROS;

& PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES, CURSOS, PALESTRAS E ENCONTROS PROMOVIDOS PELA MANTENEDORA;

& REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PEDAGÓGICAS POR ÁREA DO CONHECIMENTO SEMANALMENTE;

& APOIO AO GRÊMIO ESTUDANTIL E DTGE;

& REALIZAÇÃO DE REUNIÕES SEMANAIS COM A EQUIPE DIRETIVA;

& CONTINUAÇÃO DOS PROJETOS EXISTENTES NA ESCOLA E CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS;

& REALIZAÇÃO DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS;

& CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM;

& REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PERIÓDICAS COM AS DIRETORIAS EXISTENTES NA ESCOLA;

& REALIZAÇÃO DE DIAS DE ESTUDOS ANTES DE INICIAR O ANO LETIVO, COM TODOS OS EDUCADORES E FUNCIONÁRIOS;

& OPORTUNIZAR CADA PROFESSOR PARA PARTICIPAR DE UM CURSO, ENCONTRO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO;

“SE VOCÊ TIVER DE DESISTIR DE ALGUNS SONHOS, TROQUE-OS POR OUTROS “SE VOCÊ TIVER DE DESISTIR DE ALGUNS SONHOS, TROQUE-OS POR OUTROS. POIS A VIDA SEM SONHOS É UM RIO SEM ONDAS, UMA MANHÃ SEM ORVALHO, UMA FLOR SEM PERFUME. SEM SONHOS, OS RICOS SE DEPRIMEM, OS FAMOSOS SE ENTEDIAM, OS INTELECTUAIS SE TORNAM ESTÉREIS, OS LIVRES SE TORNAM ESCRAVOS, OS FORTES SE TORNAM TÍMIDOS. SEM SONHOS, A CORAGEM SE DISSIPA, A INVENTIVIDADE SE ESGOTA, O SORRISO VIRA UM DISFARCE, A EMOÇÃO ENVELHECE.

LIBERTE SUA CRIATIVIDADE LIBERTE SUA CRIATIVIDADE. SONHE COM AS ESTRELAS, PARA PODER PISAR NA LUA. SONHE COM A LUA PARA PODER PISAR NAS MONTANHAS. SONHE COM AS MONTANHAS PARA PISAR SEM MEDO NOS VALES DAS SUAS PERDAS E FRUSTAÇÕES. O QUE EXISTE SÃO PESSOAS QUE LUTAM PELOS SEUS SONHOS OU DESISTEM DELES. POR ISSO, NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!” AUGUSTO CURY