Curso Aperfeiçoamento em Deficiência Intelectual e Educação Inclusiva

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Transcrição da apresentação:

Curso Aperfeiçoamento em Deficiência Intelectual e Educação Inclusiva Educação Profissional Capacitação Profissional Inclusão no Mundo do Trabalho Ana Isabel Tobias M. Pinheiro Assistente Social

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Curso Aperfeiçoamento em Deficiência Mental e Educação Inclusiva EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

APAES NO BRASIL 1955 – APAE do Rio de Janeiro 1961 – APAE de São Paulo Hoje somos cerca de 2.040 APAEs no Brasil

DA PREVENÇÃO AO ENVELHECIMENTO: - Laboratório - Saúde - Estimulação - Educação - Capacitação para o Trabalho - Bem Estar - Desenvolvimento para Jovens - SASE - Programa de Defesa e Garantia de Direitos - Serv. de Atendimento ao Cliente

DADOS ESTATÍSTICOS Segundo dados da OMS 10% da população têm algum tipo de deficiência. Destes 10%, entre 3 e 5% são deficientes intelectuais e, deste total, somente 2% chegam a ter algum atendimento especializado.

DADOS ESTATÍSTICOS

DADOS ESTATÍSTICOS

Deficiência Intelectual NOMENCLATURA ATUAL Deficiência Mental Deficiência Intelectual

LINHA DO TEMPO Idiotice Mongolismo Necessidades Especiais __________________________________________________________________________ Retardamento Deficiência Deficiência Mental Intelectual

O QUE É DEFICIÊNCIA INTELECTUAL? A característica essencial da Deficiência Intelectual é um funcionamento intelectual inferior à média, o qual é definido pelo Quociente de Inteligência (QI) na faixa de 70 – 75 para menos, acompanhado de limitações significativas nas habilidades adaptativas (AAIDD). Comunicação Auto-cuidados Habilidades Sociais Uso de recursos comunitários Saúde e segurança Habilidades Acadêmicas Lazer Independência Atividades Vida Diária Trabalho

O início deve ocorrer antes dos 18 anos, caracterizando um transtorno do desenvolvimento. Após esta faixa etária, devemos definir de outras maneiras. O QI é obtido mediante avaliação com um ou mais testes de inteligência padronizados. Segundo o CID 10, os níveis de gravidade podem ser definidos da seguinte forma: -Leve -Severo -Moderado -Profundo Todavia, a classificação atual aconselha que seja especificado grau de comprometimento funcional adaptativo. Importa mais, saber de que apoios o indivíduo necessita

Deficiência Intelectual é diferente de Transtorno Mental Limitações de ordem cognitiva/ Intelectual Com manifestações antes dos 18 anos Afetividade preservada Desenvolvimento normal de suas habilidades cognitivas Indivíduo não apresenta necessariamente um atraso intelectual Necessita de tratamento medicamentoso Transtorno Mental

Causas da Deficiência Intelectual Pré natais: desnutrição materna; má assistência médica à gestante; doenças infecciosas; dependência química; alterações cromossômicas (síndromes); erros inatos do metabolismo (fenilcetonúria/hipotireoidismo congênito-que podem ser diagnosticados no teste do pezinho). Perinatais: traumas de parto; hipóxia ou anóxia; prematuridade e baixo peso; icterícia grave; consangüinidade, incompatibilidade de Rh. Pós-natais: desnutrição; desidratação grave; carência de estimulação global: infecções; meningoencefalites; sarampo e outras; intoxicações e infestações.

Desempenho cognitivo aquém da faixa etária Baixa escolaridade CARACTERÍSTICAS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ADNPM Desempenho cognitivo aquém da faixa etária Baixa escolaridade Crítica Rebaixada Afetividade Preservada Imaturidade Pensamento Concreto

ESCLARECENDO ... Deficiência Intelectual Síndrome de Down

(de acordo como o novo ordenamento legal – 1998) LDB-9 394/96 Art. 3 do Decreto 2 208/97 (de acordo como o novo ordenamento legal – 1998) Níveis Organização Dura-ção Pré – Requisito Objetivo Currículo Básico Certifica-do Obs. (Art.3º do Decreto Nº2208/97) A critério da Escola Variável Independen- te de esco- laridade prévia Educação Não formal (Art.4º do 2208/97) Qualifica- ção e re- qualifica-ção de trabalha- dores (art. 4º do 2208/97 Não está Sujeito a Regula-mentação Curricular Certificado de Qualificação Profissional Art.4º decreto Não é Super-visiona do pelas Direto-rias de ensino

HOJE SUJEITO ATIVO - analisa, interroga, critica e executa EDUCAÇÃO ONTEM SUJEITO PASSIVO – executa HOJE SUJEITO ATIVO - analisa, interroga, critica e executa Função social de reprodução de informação Valorização da homogeneidade do processo educacional – negação da diversidade Informações/ conhecimentos com pouco significado – artificialização Educação como necessidade temporária Educação para TODOS Propostas Educacionais – foco no aluno Respeito ao contexto social aprendizagem como processo Aluno e professor aprendendo Educação Funcional Identificar como o aluno aprende

DIAGNÓSTICO “...O importante na democratização do ensino, não é “fazer como se” cada um houvesse aprendido, mas permitir a cada um aprender.” (PHILIPPE Perrenoud, 1998) HABILIDADES COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIA Competência não se reproduz, não se imita, não se copia. É inato; a gente tem. Portanto, a formação de um trabalhador competente está vinculada a própria concepção de homem e educação. A competência favorece o desenvolvimento de habilidades. HABILIDADE “Se aprende”, “se desenvolve”, “se adquire” Dizem respeito não apenas ao mundo do trabalho, como à vida em sociedade. Na nova concepção de trabalhador devemos formar um cidadão que seja efetivamente membro da sociedade.

HABILIDADES = FAZER Significa a capacidade de fazer alguma atividade ou trabalho; está mais relacionada com a experiência prática do que com conhecimento teórico.

FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador Habilidades Habilidades Básicas Habilidade Específicas Habilidades de Gestão

HABILIDADES BÁSICAS Dizem respeito, não apenas ao mundo do trabalho, como à vida em sociedade. Na nova concepção de trabalhador, devemos formar um cidadão que seja efetivamente membro da sociedade.

HABILIDADES ESPECÍFICAS São aquelas relacionadas aos conhecimentos técnicos e as competências exigidas de acordo com o desempenho da pessoa no mundo do trabalho. (capacitação)

HABILIDADES DE GESTÃO São aquelas relativas a tomada de decisões, superação de conflitos, relações humanas e conhecimento das alternativas do mundo do trabalho, adequando o comportamento da pessoa dentro de um determinado contexto. (comportamentais)

HABILIDADES ADAPTATIVAS COMUNICAÇÃO AUTO – CUIDADOS ATIVIDADES DE VIDA DOMÉSTICA HABILIDADES SOCIAIS USO DE RECURSOS COMUNITÁRIOS AUTO – DETERMINAÇÃO SAÚDE E SEGURANÇA HABILIDADES ACADÊMICAS FUNCIONAIS LAZER TRABALHO AAMR

COMO AS HABILIDADES ADAPTATIVAS SE DESENVOLVEM? Capacidades * Inteligência * Habilidades Adaptativas Entorno/Ambiente * Família * Escola * Trabalho * Comunidade Funcionamento  Apoios/Suportes AAMR, 1992

BUSCANDO O SUCESSO... Desenvolver habilidades de Vida Diária, sobretudo na autonomia e independência. Desenvolver a capacidade da pessoa com deficiência perceber e analisar o que está a sua volta. Habilidades de Socilialização, sobretudo na escolha de amizades. Ampliar o repertório de habilidades, melhorando: a tolerância às frustrações; flexibilização; iniciativa na resolução de problemas; elaboração do pensamento abstrato;

BUSCANDO O SUCESSO... Habilidades de Comunicação,principalmente a capacidade de desenvolver metas realísticas para o futuro. Preparar o indivíduo para a vida, para o exercício da cidadania e não apenas para o exercício de uma profissão. Facilitar a inclusão da pessoa com deficiência por meio de programas de preparação e qualificação para o trabalho, melhorando a sua relação com o mundo. Que as instituições de educação especializada entre outros recursos da comunidade assumam uma postura mais decisiva em relação a finalidade de prover educação profissional aos seus alunos, para que os mesmos possam competir no mercado de trabalho.

CCOT - EDUCAÇÃO FUNCIONAL FUNDAMENTAÇÃO A consciência reflexiva implica que o ser humano reflita sobre sua própria realidade, favorecendo sua ação e inclusão social. Partindo deste princípio, nossa atuação contribuirá na construção do conhecimento significativo, visando a autonomia e participação efetiva neste processo. A nossa proposta é desenvolver atividades que permitam a formação do indivíduo como cidadão, dando a ele condições de ser uma pessoa ativa na sociedade, capaz de conviver e interagir em nível de igualdade, bem como a ampliação do letramento, através de diferentes linguagens. Dentro do programa de Capacitação para o Trabalho, acreditamos que isto é de suma importância, pois só assim há a possibilidade de Inclusão Profissional, atendendo as tendências do mercado e empregabilidade, proporcionando a formação de atitudes e valores básicos que possam ser aplicados em qualquer situação profissional.

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FUNCIONAL Contribuir para a compreensão e resolução de problemas e necessidades do meio em que vivem. Preparar para o exercício da cidadania, interação na sociedade, consciência de seus direitos/deveres e crescimento como pessoa. Contribuir no desenvolvimento cultural e social de si mesmo e de seu entorno. Possibilitar o desenvolvimento cognitivo, ético e profissional Instrumentalizar os educandos para o exercícios de suas potencialidades Favorecer a inclusão social e profissional

PERFIL DO PÚBLICO ATENDIDO FAIXA ETÁRIA Jovens e adultos a partir de 16 anos. Maior incidência na faixa de 16 a 25 anos. PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO 85 % Famílias carentes – Renda per capita abaixo de R$ 250,00 Moradia - Cedida - Alugada - Terreno da Prefeitura - Favela - 25 % com casa própria

PERFIL DO PÚBLICO ATENDIDO ESCOLARIDADE 15 % Alfabetizados 45 % Alfabetizados funcionais 40 % Não alfabetizados 80 % freqüentam ou freqüentaram escola regular. OBSERVAÇÕES 80 % freqüentam ou freqüentaram escola regular DESTAQUE Não ser alfabetizado não é entrave para ingresso no mundo do trabalho.

MUDANÇAS DE PARADIGMAS Mudança do “olhar”: perceber o indivíduo como um todo e não somente as limitações . Perceber que a Deficiência Intelectual é uma característica do indivíduo e não o todo. Conviver com o diferente, DIVERSIDADE. Transpor resistências Perseguir o direito de cidadania através de postura justa e democrática na qual TODOS tem o direito ao desenvolvimento

CONCLUINDO... “Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.” Rubem Alves, 2004

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Curso em Aperfeiçoamento em Deficiência Mental e Educação Inclusiva CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO - CCOT “Nenhuma outra técnica para a conduta da vida prende o indivíduo tão firmemente à realidade quanto a ênfase concedida pelo trabalho, fornece-lhe um lugar seguro numa parte da realidade, na comunidade humana.” Freud

QUEM É ESTE FUTURO PROFISSIONAL ? Maior de 16 anos Diagnóstico de Def.intelectual ou Multipla Saúde Física e mental Maturidade Independência nas AVD’s e AVP’s Necessidade produtiva Disponibilidade para o trabalho Valores Familiares

LINHA DO TEMPO Paradigma de Paradigma Paradigma Paradigma Institucionalização de Serviço e Serv. Apoio Empowerment ______________________________________________________________________ Sec. XIX Oficinas Autonomia e Poder de Escolha/ Segregar em Instituições Protegidas Independência Opção Dif. Conviver c/ Servs. nas Diversas Auto Defensores Deficiência Especializados áreas e separados da Sociedade

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Potencialidades Habilidades Aptidões Talentos

OBJETIVOS DA CAPACITAÇÃO Identificar competências e habilidades Possibilitar nível máximo de autonomia Treinar rotinas essenciais ao trabalho Facilitar compreensão do mundo do trabalho Reavaliar aspirações e limitações Treinamento para colocação do mundo do trabalho Melhora da qualidade de vida e cidadania Inclusão social e profissional

METODOLOGIA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Avaliação Diagnóstica Treinamento Prático Hábitos e Atitudes P/ o Trabalho Educação Funcional Parceria Com Família

15 % Educação Funcional 15 % Intervenção Técnica CAPACITAÇÃO COM METODOLOGIA PRÓPRIA 15 % Educação Funcional 15 % Intervenção Técnica 70 % Atividades Práticas

ATIVIDADE PRÁTICA Simulação de situação real de Trabalho Parceria com Sub-Contratos Simulação de situação real de Trabalho Resultados de Produção Premiação Hierarquia Vivência real de regras de trabalho Compromisso com Trabalho Organização Trabalho em Equipe Segurança do Trabalho Qualidade laboral Atenção/Concentração/Retenção

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO ATIVIDADE PRÁTICA

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO ATIVIDADE PRÁTICA

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO ATIVIDADE PRÁTICA ESPAÇO TEJOFRAN

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO CAFÉ

Treinamento Administrativo CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO Treinamento Administrativo

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO APAE BELEZA

Hábitos e Atitudes para o Trabalho INTERVENÇÃO TÉCNICA Hábitos e Atitudes para o Trabalho Assiduidade Pontualidade Apresentação e Higiene Pessoal Relacionamento Hierarquia Interesse Comprometimento Iniciativa Cooperação Organização Motivação Tolerância Segurança do Trabalho Autonomia Responsabilidade Independência Trabalho em Equipe Cidadania Diversidade Direitos Respeito Deveres PERFIL DE EMPREGABILIDADE

HABILIDADES ADAPTATIVAS COMUNICAÇÃO AUTO – CUIDADOS ATIVIDADES DE VIDA DOMÉSTICA HABILIDADES SOCIAIS USO DE RECURSOS COMUNITÁRIOS AUTO – DETERMINAÇÃO SAÚDE E SEGURANÇA HABILIDADES ACADÊMICAS FUNCIONAIS LAZER TRABALHO Perfil de Empregabilidade

FICHA DE AVALIAÇÃO HÁBITOS E ATITUDES 1 2 3 01 – Pontualidade   02 – Assiduidade 03 – Produtividade (ritmo/ quantidade) 04 – Qualidade 05 – Relacionamento c/ Colegas (sociabilidade/comunicação) 06 – Relacionamento c/ superiores – acato às ordens 07 – Iniciativa/ Cooperação/ Motivação 08 – Atenção/ Concentração/ Retenção 09 – Organização 10 – Apresentação Pessoal 11- Diversidade de Atividades 12- Interesse pelo trabalho 13 – Responsabilidade

EDUCAÇÃO FUNCIONAL Matemática (unidades/gabaritos/valores) Leitura e Escrita (assinatura,reconhecimento documentos,etc.) Educação Sexual (adequação, relações interpessoais, postura) Geografia (localização, independência urbana) Ciências Naturais ( meio ambiente, respeito a natureza, saúde) Outros (jornais, noticiários, filmes, acontecimentos, etc.)

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO EDUCAÇÃO FUNCIONAL

PARCERIA COM FAMÍLIA “Nos só daremos a nossos filhos aquilo que temos. Se quisermos lhes dar o melhor, teremos de ser o melhor. Só conseguiremos isso aos assumirmos a responsabilidade de crescer, a fim de realizar os indivíduos únicos e maravilhosos que somos. “ BUSCAGLIA, 1993

INCLUSÃO PROFISSIONAL Empresas Contratantes Capacitação Empresas Profissional Sub-Contrato Instituições Estado Família Escolas Regulares Comunidade Inclusão

Trabalhabilidade x Empregabilidade Quando uma pessoa tem capacidade para desempenhar uma função e as habilidades necessárias para desenvolver tarefas pertinentes à função. avaliação das aptidões e habilidades, resistência física, capacidade intelectual, entre outras, dará informações sobre a condição de “Trabalhabilidade.” Empregabilidade Quando uma pessoa é capaz de obter e manter um emprego a “empregabilidade”será determinada pela sua história de trabalho

CAPACITAÇÃO E INCLUSÃO PROFISSIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA CERTIFICAD0

CAPACITAÇÃO E INCLUSÃO PROFISSIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Amplia desejos de realização “ Nós nos vemos, como nos enxergamos no olhar no Outro”: Como referiu LACAN, em seus estudos sobre o homem. O TRABALHO, acreditamos, será o caminho para a evolução, pois o aprendizado: Organiza a mente Amplia desejos de realização Hierarquiza prioridades que levam a melhora constante do Auto-Conceito

Contatos Serviço de Apoio à Inclusão – SAI Fones: 5080-7000 Centro de Capacitação e Orientação para o Trabalho – CCOT e-mail: ccot@apaesp.org.br Fones: 5080-7073 5080-7013