GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE ESTADUAL OFICINA DE TRABALHO FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Advertisements

PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
Portaria GM/MS nº. 1996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
COGE : Comitê Tecnico Assessor de Apoio à Gestão das Ações em DST e Aids Proposta de Reformulação Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Secretaria.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA Secretaria de Estado da Saúde
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE - CIB
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE/CIB-TO
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
Tecnologia da Informação : Uma proposta de Integração da Rede de Saúde do Vale do Médio São Francisco.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
SISPACTO SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB)
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA Proposta de Fluxo do Pacto - TCG EQUIPE SUREGS/DIPRO.
FLUXOS E METODOLOGIA DO PROCESSO DE ADESÃO AO PACTO PELA SAÚDE NA BAHIA DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO DE MAC E APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO REGIONAL.
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Regionalização Solidária.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Avaliação na Atenção Básica
CRP - 12/08/2010. Pauta – 18h30 às 20h min - Informes: Debate Público na Assembléia – 27/08 Tramitação PL-SUAS - Federal Tramitação do PL-SUAS.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PANORAMA DOS CMAS CONFORME CENSO.
Sistema Único de Saúde - SUS
Superintendência de Colegiados
PROPOSTAS PARA SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
Mauro Guimarães Junqueira Presidente Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG EDITAL.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS 1º CONGRESSO REGIONAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE CENTRO-OESTE, SUDESTEE SUL LUCÉLIA.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
O CCDF E SUAS INSTÂNCIAS VINCULADAS. REESTRUTURAÇÃO A reestruturação do CCDF e suas instâncias vinculadas, de acordo com o Projeto da Lei Orgânica da.
O Fortalecimento das Comissões Intergestores OFICINA DE TRABALHO SOBRE O APOIO INTERFEDERATIVO À GESTÃO DO SUS Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
O Processo de Planejamento PlanejaSUS - Foi regulamentado pela Portaria nº 3085 de 1/12/2006 Lei 8080 de 19/09/1990 Lei 8142 de 28/12/1990 Atuação continua,
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE ESTADUAL OFICINA DE TRABALHO FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE DE GESTÂO MUNICÍPAL

TEMA III: Fortalecimento das CIB´S Regionais O que é Comissão Intergestores Bipartite ? É uma instância privilegiada de decisão e negociação, entre os gestores municipais e estadual de saúde, quanto aos aspectos operacionais do S ISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Comissão Intergestores Bipartite Estadual-PB Portaria nº302/93 de 31/08/19993

TEMA III: Fortalecimento das CIB´S Regionais Quem são seus Membros ? 1. PLENÁRIA 2. SECRETARIA EXECUTIVA Composição da CIB-E/ PB: Oito membros titulares e oito membros suplentes, sendo: * Quatro membros da SES, indicado pelo Secretário de Estado da Saúde. * Quatro membros dos SMS, indicado pelo Presidente do COPASEMS. *Presidência e a vice- presidência

TEMA III: Fortalecimento das CIB´S Regionais ProcessoEntrada no Protocolo da SES FLUXO DECISÓRIO DA CIB-E/PB Gabinete do SES Secretaria Executiva da CIB Setor competenteComissões ou Grupo de Trabalho PLENÁRIA CES CIT

TEMA III: Fortalecimento das CIB´S Regionais O que é CIB regional? É uma instância privilegiada de decisão e negociação, entre os gestores municipais de saúde e os núcleos regionais de saúde, cabendo a decisão final a CIB/E-PB. Composição: É composta por seis membros, sendo: *Três membros indicado pelo superintendente do núcleo. *Três membros representantes do COREMU/COPASEMS. *Presidência e a vice- presidência

TEMA III: Fortalecimento das CIB´S Regionais Por quê devemos fortalecer as CIBs-R? - Avaliar as propostas dos municípios da região; - Participar dos processos de avaliação da condição de gestão dos municípios; - Avaliar a PPI da região; - Avaliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde da região.

TEMA III: Fortalecimento das CIB´S Regionais FLUXO DECISÓRIO DA CIB-R/PB Processo aprovado no CMS Entrada no NRS Gabinete da superintendência PlenáriaComissões ou GT Entrada do processo no protocolo da SES

TEMA III: Fortalecimento das CIB´S Regionais Relação da CIB/E com a CIB/R -Proposta de cooperação técnica; -Resumo executivo mensal da CIB/E; -Conhecimento prévio da pauta da CIB/E.

Trago a sabedoria Das cores que dançam no ar, Mas que se reúnem, Cada qual no seu lugar, Quando é preciso fazer um arco-íris. Thiago de Mello