Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins

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Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins

2 Fases para Desenvolvimento e Implantação do SI Fase de Conceituação do SI Fase de Levantamento e Análise do SI Fase de Estruturação do SI Fase de Implementação e Avaliação do SI

Fase de Conceituação do SI Planejamento do SI alinhado ao planejamento em nível estratégico; Planejamento inicial da arquitetura do SI; Alocação de recursos para o desenvolvimento; Seleção da metodologia de planejamento. 3

Uso de técnicas específicas para levantamento de requisitos (entrevista, brainstorming, etc). Documentação formal das decisões de planejamento para o SI. Coleta de informações relevantes para o projeto com pessoas envolvidas. 4 Fase de Levantamento e Análise do SI

5 FonteInstrumentos a serem utilizadosFormas de Utilização Governo - Projetos Governamentais; -Registros de marcas e patentes; - Participações em concorrências públicas; - Revelam oportunidades de negócio; - Revelam políticas e pretensões governamentais; - Revelam avanço tecnológico e novos produtos lançados; - Revelam a tecnologia e composição de custos e preços dos concorrentes. Concorrentes -Balanços e relatórios explicativos; - Entrevistas com principais executivos; - Revelam a situação econômico-financeira e principais projetos; - Revelam prioridades e propósitos da empresa; Fornecedores-Fornecedores de insumos produtivos;- Revelam planos de produção e de novos produtos; Clientes-Produtos e campanhas mercadológicas; - Revelam planos de produção, novos produtos e serviços e suas prioridades; Associações de Classe- Reuniões;- Revelam suas preocupações, expectativas e planos; Empregados- Empregados da empresa;- Revelam dados e informações gerais; Consultores especializados - Contratos de consultoria;- Revelam análises e tendências da economia, do mercado e da tecnologia.

Fase de Estruturação do SI 6 Estruturação do SI conforme atuação da empresa; Condicionamento ou restrições do SI que podem ser provocadas por: Leis existentes; Políticas administrativas (aplicações de recursos, diretrizes operacionais e normas de conduta); Estrutura organizacional (autoridade de decisão ou definições de responsabilidade); Capacidades existentes (humanas, físicas e financeiras).

Fase de Estruturação do SI 7 Como a estruturação do SI envolve a empresa como um todo, pode ser em alguns casos problemática. Para facilitar o trabalho, o gerente do SI pode considerar: Subdividir o projeto a longo prazo em projetos menores; Ser coerente com o potencial humano disponível; Alocar todos os custos necessários; Estabelecer plano de carga de trabalho e Acompanhar desempenho ao longo do tempo.

Fase de Estruturação do SI 8 Durante a estruturação, há duas maneiras de abordar uma situação existente: Aperfeiçoá-la pouco a pouco, refinando cada fase até o seu ponto de maior eficácia; ou Compreender a finalidade e, depois, construir um sistema desde o princípio.