A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
O QUE É O PRODAFISC.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
INOVAR FISCAL GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA.
Auditoria nos Conselhos de Assistência Social
Trabalhos Relevantes do TCU no Âmbito do Ministério da Educação
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado da Paraíba.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
* Brasília (DF) - maio de 2006
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO detectadas pelo TCU e como preveni-las
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
27ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: RESULTADOS PRELIMINARES DA PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A ESTRUTURA, O FUNCIONAMENTO E AS COMPETÊNCIAS DAS.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 OUVIDORIA.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica” Outubro_2012.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí

Sumário Origem Produtos Desenvolvidos Resultados Estratégia de Disseminação

Origem  Projeto de Apoio à Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas da União  Constatação de que não há modernidade sem abertura  Criação do subprojeto denominado “Diálogo Público”

Diálogo Público  Objetivos:  Aproximação do público-alvo  Desenvolvimento de ações educativas  Fomento à cidadania  Controle Social como elemento de desenvolvimento  Alteração do modelo de Estado e criação de Conselhos sem a realização de trabalhos de base

Trabalhos Iniciais  Trabalhos do TCU na área do Controle Social  Auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS) 1998  Auditoria no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) 2001  Auditoria Integrada no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2002

Auditoria Integrada no PNAE  Objetivos Gerais  Avaliar a execução e a adequação da sistemática de controle  Traçar um perfil da execução do PNAE em 58 gestões municipais e em 09 gestões estaduais, concomitantemente  Elaborar propostas visando ao aperfeiçoamento do Programa

Auditoria Integrada no PNAE

 Constatações  57% dos CAEs auditados não verificavam aspectos de licitações e contratos  das 67 auditorias realizadas, 54 detectaram impropriedades nos processos licitatórios  a análise das prestações de contas pelo CAE foi considerada insatisfatória em 48% das auditorias

Auditoria Integrada no PNAE  Resultado – Acórdão 158/ Plenário  determinação às unidades da Secretaria para que promovam ações de capacitação de membros dos Conselhos de Alimentação Escolar  sugestões ao Congresso Nacional para a melhoria de mecanismos de controle

Público Alvo e Produtos Desenvolvidos Público-alvo da capacitação –Aproximadamente conselheiros, entre titulares e suplentes Produtos desenvolvidos –Cartilha de orientação aos conselheiros –Encontros com os CAEs

Cartilha  Ênfase no aspecto comportamental dos Conselheiros  Destaque para a relevância de seu trabalho  Linguagem adequada a um público diversificado  Noções básicas de controle que possibilitem detectar:  Desvio de recursos  Compras superfaturadas  Desvio de alimentos  Desperdício

Encontro com o CAE  Estratégia de disseminação presencial  Duração: aproximadamente 3 horas  Participação de todos os Conselheiros: Titulares e Suplentes  Servidores: Postura Diferenciada  Condução do Encontro:  Reunião de trabalho  Informal  Linguagem coloquial  Estímulo à participação  Distribuição de material de apoio

Resultados  18 estados visitados (PB, MG, GO, CE, RS, AM, AC, BA, RN, AP, PE, MS, ES, SC, PR, TO, RR, MT)  Ação “Cidadania no Entorno – Estímulo ao Controle Social da Merenda Escolar”, em Goiás e no Distrito Federal

Estratégia de Disseminação  Envolvimento de todas as unidades estaduais até o fim de 2004  Estabelecimento de parcerias órgãos de controle e do governo federal organismos não-governamentais  Inclusão no plano de diretrizes do TCU

Portaria TCU nº 176, de 3/8/2004 Disciplina o desenvolvimento de ações do TCU para o fortalecimento do controle social Prevê a realização de encontros quando do deslocamento de servidores da Sede

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Obrigado pela atenção! Paulo Roberto Wiechers Martins (61)