A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí
Sumário Origem Produtos Desenvolvidos Resultados Estratégia de Disseminação
Origem Projeto de Apoio à Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas da União Constatação de que não há modernidade sem abertura Criação do subprojeto denominado “Diálogo Público”
Diálogo Público Objetivos: Aproximação do público-alvo Desenvolvimento de ações educativas Fomento à cidadania Controle Social como elemento de desenvolvimento Alteração do modelo de Estado e criação de Conselhos sem a realização de trabalhos de base
Trabalhos Iniciais Trabalhos do TCU na área do Controle Social Auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS) 1998 Auditoria no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) 2001 Auditoria Integrada no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2002
Auditoria Integrada no PNAE Objetivos Gerais Avaliar a execução e a adequação da sistemática de controle Traçar um perfil da execução do PNAE em 58 gestões municipais e em 09 gestões estaduais, concomitantemente Elaborar propostas visando ao aperfeiçoamento do Programa
Auditoria Integrada no PNAE
Constatações 57% dos CAEs auditados não verificavam aspectos de licitações e contratos das 67 auditorias realizadas, 54 detectaram impropriedades nos processos licitatórios a análise das prestações de contas pelo CAE foi considerada insatisfatória em 48% das auditorias
Auditoria Integrada no PNAE Resultado – Acórdão 158/ Plenário determinação às unidades da Secretaria para que promovam ações de capacitação de membros dos Conselhos de Alimentação Escolar sugestões ao Congresso Nacional para a melhoria de mecanismos de controle
Público Alvo e Produtos Desenvolvidos Público-alvo da capacitação –Aproximadamente conselheiros, entre titulares e suplentes Produtos desenvolvidos –Cartilha de orientação aos conselheiros –Encontros com os CAEs
Cartilha Ênfase no aspecto comportamental dos Conselheiros Destaque para a relevância de seu trabalho Linguagem adequada a um público diversificado Noções básicas de controle que possibilitem detectar: Desvio de recursos Compras superfaturadas Desvio de alimentos Desperdício
Encontro com o CAE Estratégia de disseminação presencial Duração: aproximadamente 3 horas Participação de todos os Conselheiros: Titulares e Suplentes Servidores: Postura Diferenciada Condução do Encontro: Reunião de trabalho Informal Linguagem coloquial Estímulo à participação Distribuição de material de apoio
Resultados 18 estados visitados (PB, MG, GO, CE, RS, AM, AC, BA, RN, AP, PE, MS, ES, SC, PR, TO, RR, MT) Ação “Cidadania no Entorno – Estímulo ao Controle Social da Merenda Escolar”, em Goiás e no Distrito Federal
Estratégia de Disseminação Envolvimento de todas as unidades estaduais até o fim de 2004 Estabelecimento de parcerias órgãos de controle e do governo federal organismos não-governamentais Inclusão no plano de diretrizes do TCU
Portaria TCU nº 176, de 3/8/2004 Disciplina o desenvolvimento de ações do TCU para o fortalecimento do controle social Prevê a realização de encontros quando do deslocamento de servidores da Sede
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Obrigado pela atenção! Paulo Roberto Wiechers Martins (61)