U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.

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Transcrição da apresentação:

U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis Dandara Vasconcelos Rogério de Medeiros Silva Tiago Teixeira Trindade

DANÇA NA EMARC: TRILHAS PIBIDIANAS PARA UM TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO PÚBLICO

E SCOLA MUNICIPAL ADROALDO RIBEIRO C OSTA Endereço – Rua Nossa Senhora do Resgate nº 906 / Fim de linha do Resgate. Fundação – 26/07/1984 Direção – Ilma Solange Costa Oliveira Alunos – 350 alunos do Fundamental I, II e EJA A Escola tem esse nome Adroaldo Ribeiro Costa, em homenagem ao grande professor, o filho ilustre da Bahia que se empenhou na educação de crianças através da arte.

GESTÃO ESTADUAL A escola fundada em 1984 esteve sob a tutela do estado por 28 anos até 2013 quando foi municipalizada em abril, seguindo as orientações do MEC que escolas do ensino fundamental estejam sob a gestão do município. GESTÃO MUNICIPAL Ao ser municipalizada em abril de 2013 a escola tem passado desde então por mudanças em toda sua esfera administrativa e pedagógica.

PPP Projeto Político Pedagógico da escola esta concluindo aos poucos para uma nova pedagogia ao ensino fundamental básico, assim como toda a parte administrativa para dar esse início e registro da instituição, assim como o quantitativo de alunos ainda se reestruturando para a reforma do currículo.

CORPO DE ALUNOS Não moram só no Resgate, pertencem também a comunidades próximas. Faixa etária – 11 aos 19 anos Condição sócio econômica – Variam indo desde muito carente a classe média.

E STRUTURA F ÍSICA

CONTRIBUIÇÃO PIBID/UFBA/DANÇA As observações do diário de bordo, dos registros escritos e fotográficos e a análise da Dança presente no programa curricular de todos os alunos da unidade escolar e do EJA. A discussão objetiva do papel dos bolsistas em exercer o trabalho pedagógico planejando aulas atendendo às questões educacionais sem perder o enfoque artístico desta área de conhecimento; respeitando e trazendo para a sala de aula o conhecimento prévio dos alunos como mote para o desenvolvimento das atividades.

CONTRIBUIÇÃO PIBID/UFBA/DANÇA Objetivo Geral Estimular a expressão do aluno através do contato da dança, propiciando o seu desenvolvimento nos aspectos sociais e culturais, mantendo uma atitude de busca pessoal e ou coletivo, articulando a percepção à imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao utilizar e fruir das atividades artísticas.

DANÇA PRESENÇA CONSTANTE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

MÍDIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS PARA EDUCAÇÃO E RESULTADOS Fomos contemplados nas nossas experiências na EMARC, os resultados foram satisfatórios, apesar de encontrar alguns problemas como adequação da sala de aula, condições climáticas, greves, evasão de alunos e outros, mas tivemos um grande apoio da nossa supervisora, que dividimos momentos na sala da aula para desenvolvermos os nossos trabalhos em parceria Página no Facebook (PIBID EMARC) e subgrupos de cada turma. Site

EVENTO DA COPINHA VISIBILIDADE E TRANSFORMAÇÕES

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Muito Obrigado!