Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional

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Transcrição da apresentação:

Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional Secretaria de Estado da Educação Diretoria Geral Superintendência de Educação Diretoria de Tecnologia Educacional Coord. De Apoio ao Uso de Tecnologias Coord. De Multimeios Coord. CEDITEC/ Portal dia-a-dia educação 32 CRTEs TV Paulo Freire Coord. De E a D

OBJETIVO DA OFICINA Fornecer ao educador, elementos de reflexão teórico-metodológica de apoio ao uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, para o aprimoramento da prática pedagógica e planejamento desse uso de forma crítica, coerente e responsável.

TECNOLOGIA Pense sobre o início de seu dia de hoje... - Como você acordou? - Como preparou o seu café?

Assistiu às notícias? - Leu seu jornal?

- USOU ALGUMA MÍDIA? ALGUMA TECNOLOGIA? - Observou a sinalização no caminho? - USOU ALGUMA MÍDIA? ALGUMA TECNOLOGIA?

- Evolução na capacidade das atividades humanas; - Da concepção ao uso, implica em valores, atitudes, expectativas e outros elementos de base emocional e social.

Vivemos em um mundo tecnológico Vivemos em um mundo tecnológico. Os locais, roupas, alimentos, nossos corpos, o ar, tudo é afetado por tecnologias; Os modos de usá-la, as técnicas de uso, são aprendidas naturalmente ou pelo ensino formal ou informal.

O que são as TICs Tecnologias de Informação e Comunicação Obtenção da informação por meios eletrônicos e digitais

MÍDIAS Terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação; Sistema semiótico complexo, pois reúne linguagens de outras mídias.

MÍDIAS

A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada; mídia impressa

MÍDIA DIGITAL

MÍDIA IMPRESSA Texto referência: “Considerações sobre a escola e a mídia impressa” de Carlos Alberto Faraco

precede a leitura das palavras” “A leitura do mundo precede a leitura das palavras” Paulo Freire

Linguagem verbal e não verbal Verbal: Escrita ( prescinde ensino formal / sistematizado); Verbal: Oral (não prescinde necessariamente de ensino sistematizado).

> E o que é letramento? Cultura letrada “vasta e complexa rede de práticas cognitivas, saberes e práticas socioculturais” É fruto da criação da escrita. > E o que é letramento?

Papel da escola: Acesso ao meio gráfico; Transmitir a cultura letrada; Alfabetização; Função social da escrita; Processo de letramento.

MÍDIA IMPRESSA - INSUBSTITUÍVEL - LINEAR - PERMANENTE - LONGEVIDADE

MÍDIA AUDIOVISUAL

Concepção da TV A mídia televisiva tem a função de: INFORMAR VIGIAR EDUCAR ANUNCIAR DISTRAIR VENDER

TV Privada Objetivo: prender a atenção do telespectador - entretenimento. Atenção - obtida através dos sons e imagens; Interesse - cenários, efeitos e iluminação; Desejo - enquadramento e movimento de câmeras e iluminação; Ação - reflexão, aprendizado e formação do telespectador.

Programação excessivamente sensacionalista. O público quer assistir ou quer esse conteúdo por que não conhece outra programação?

TV Pública Destina-se a transmissão de programas: educativos; culturais (aulas, conferências debates),sem caráter comercial.

- Pressupor ver, ler e ouvir potenciais educativos; INTENÇÃO PEDAGÓGICA - Fonte de pesquisa; - Pressupor ver, ler e ouvir potenciais educativos; - Visão política;

A IDENTIDADE DA TV PAULO FREIRE Formação continuada; Programas informativos; Colaboração profissional; Enfoque regional.

TV PAULO FREIRE

TV MULTIMÍDIA

MEDIAÇÃO Professor: Que sujeito social é este?

Conceito de mediação No processo de ensino-aprendizagem, mediação é "um ato, expresso na ação do professor que se coloca como intermediário na busca de um conhecimento a ser construído juntamente com o aluno e, como tal, atua como articulador entre o aluno e o objeto do conhecimento". Vosgerau, 2010

sujeito – conhecimento – sujeito O professor é o intermediário na busca de um conhecimento a ser construído com o aluno, sendo o articulador do processo. sujeito – conhecimento – sujeito

Diferentes linguagens Objeto (conhecimento)‏ MEDIAÇÃO Mediação do Professor Diferentes linguagens (como? quando?)‏ Objeto (conhecimento)‏ (o quê?)‏ Sujeito (EDUCANDO)‏ (para quem?)‏ Autonomia (para quê?)‏

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO

Princípios de Colaboração Possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos entre pares em ambientes e recursos especialmente desenvolvidos para esse fim.”

Recursos da SEED na Web para o Processo Educativo Portal Dia-a-dia Educação “ Espaços virtuais que exploram o tema educação em profundidade.”

colaboração e interação Ambiente Pedagógico Colaborativo e-escola Plataforma Moodle Produção orientada e colaborativa Cursos à distância com colaboração e interação

Interação e Colaboração Envio de Colaborações Fale Conosco Relato de Experiência

QUAIS OS AMBIENTES E FONTES DE PESQUISA QUE VOCÊ UTILIZA E ESTÃO DISPONÍVEIS NA ESCOLA?

CONCEITO DE PESQUISA ESCOLAR ROCHA (1996), certifica que: A pesquisa escolar é uma maneira inteligente de estudar e aprender.

- com incentivo à elaboração própria de cada aluno. Para DEMO (1996): - a pesquisa escolar partindo de um questionamento “ sistemático, critico e criativo”; - que intervenha “na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade”; - com incentivo à elaboração própria de cada aluno.

CARACTERÍSTICAS Elaboração da criticidade: Curiosidade científica; Descoberta da realidade; Comprovação de fenômenos.

BASES DE BUSCA

BASES DE BUSCA

PLANO DE AULA * Nomes dos integrantes; * disciplina; * Série; - Reunidos por áreas afins, elabore um plano de aula utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na Escola, contendo: * Nomes dos integrantes; * disciplina; * Série; * Conteúdo Estruturante; * Conteúdo Específico; * Metodologia; * Recursos didáticos e tecnológicos; * Resultados esperados.