SOCIOLOGIA 1º EM Professor Tiago Amorim.

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SOCIOLOGIA 1º EM Professor Tiago Amorim

A Sociedade de consumo 2

Sociedade de Consumo Características: A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção; Sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos que resultam da produção em série, atractivos e de duração efémera pois as necessidades de produzir e escoar são permanentes; Sociedade com padrões de consumo massificados devido ao tipo de oferta (bens padronizados) e tipo de pressões exercidas sobre o consumidor (a publicidade sugere modelos de comportamento a seguir) Nasce na sequência da expansão do fenómeno da industrialização. 3

Produtos de «Ontem» e Produtos de «Hoje» Características dos produtos de «Ontem» Características dos produtos de «Hoje» Longa duração, servindo geralmente várias gerações Duração cada vez mais curta e dificuldade de reparação Pouco numerosos Numerosos e variados quanto à marca e qualidade Técnicas de fabrico simples e evoluindo pouco Técnicas de fabrico cada vez mais sofisticadas e evoluindo rapidamente Proximidade entre o artesão e o consumidor O fabrico cada vez mais afastado do consumidor, devido aos numerosos intermediários Decisão de compra sempre racional Decisão de compra cada vez mais irracional, motivada, sobretudo, pelo matraquear publicitário Beja Santos, A Educação do Consumidor, Texto Editora, 1991 4

Consumo de massas Comportamento típico das sociedades de consumo que se manifesta por um consumo massificado de bens normalizados de curta duração e acessíveis à generalidade da população. Consumismo Conjunto de comportamentos e atitudes susceptíveis de conduzir a um consumo sem critérios, compulsivo, irresponsável e perigoso. 5

Consumerismo e responsabilidade social dos consumidores Designa a organização dos consumidores , a formação de associações e o desenvolvimento dos respectivos meios de informação e de acção com a finalidade de verem reconhecidos os seus direitos. Consumismo Consumo irracional, impulsivo, discriminado, sem olhar a consequências, baseado em valores materiais e na ostentação. Consumo Consumerismo Consumo racional, controlado, selectivo, baseado em valores sociais e ambientais e no respeito pelas gerações futuras 8

O consumerismo pretende: Criar o equilíbrio entre consumidores, produtores e distribuidores; Participar nas decisões económicas e sociais que afectam os consumidores; Intervir no sentido da preservação do meio ambiente; Informar e proteger o consumidor. 9