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Transcrição da apresentação:

L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília

E FFICIENT CONSUMER RESPONSE ( ECR) É uma iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não alimentares, varejo, atacado e demais facilitadores, trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada e trazer maior valor ao consumidor.

E FFICIENT CONSUMER RESPONSE ( ECR) Essa iniciativa está transformando as relações de negócio entre os integrantes dessa cadeia logística e apoia-se em ferramentas e estratégias que permitem responder às necessidades crescentes e variadas dos consumidores Efficient consumer response Introduzir produtos Sortir a loja Repor produtos Remover produtos

F ERRAMENTAS DO ECR As ferramentas que dão suporte à visão global do ECR e às estratégias são as seguintes: Gerenciamento de categoria Reposição contínua Custeio baseado em atividade Benchmark das melhores práticas Pedido acompanhado por computador

C ONSIDERAÇÕES FINAIS DO ECR Existem vários impedimentos à implantação rápida das práticas do ECR: Falta de comprometimento da cúpula das empresas em estimular mudanças nas práticas de negócios; Necessidade de investimento da tempo e recursos para levar cada novo parceiro à curva de aprendizado; Tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistemas de informações; Falta de gente com especialização técnica; Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito de oportunidades, benefícios e princípios do ECR, entre outros.

C ROSS DOCKING Pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo.

A MBIENTE IDEAL PARA O C ROSS DOCKING Produtos de alto valor; Entregas parceladas/LTL*; Disponibilidade de estoque; Custos de estocagem e manuseio são significativos; Acomoda qualquer padrão de entrega de itens de lenta ou de rápida movimentação. *Less-than-truckload (menor que carga de caminhão)

C ARACTERÍSTICAS DO CROSS DOCKING Necessita de grande exatidão quanto ao tempo de entrada e saída de produtos. O investimento em estoque é substancialmente reduzido pela eliminação de múltiplos locais de estocagem e a sincronização é obtida com a otimização da utilização dos recursos do armazém. Elimina altos custos de manuseio de produtos que ocorrem no sistema de distribuição baseado no mercado Os ativos (estoques e armazéns) são substituídos por informações.

N ÍVEIS DE CROSS DOCKING Nível 1 Cross docking paletizado Produtos chegam de várias fábricas ou fornecedores e vão para outro veículo diretamente para clientes, sem nenhuma outra seleção ou preparação.

Nível 2 Cross docking com separação Produtos são recebidos e separados por caixas para uma região específica Embarque Separação Recebimento Estoque Loja A Loja B Fab. N Fab. 1

Nível 3 Cross docking com separação e reembalagem Esse é o nível em que o conceito de “deposito” expande para atividades que são tradicionalmente realizadas nas fábricas e, assim, posiciona a função a função “distribuição” como uma peça vital ao sucesso da empresa.