Prof. António Albano B Moreira. Aula 1 – 09/08/2013 - OBJETIVOS Apresentação da disciplina, ementa Contrato pedagógico Avaliações Metodologia Material.

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Transcrição da apresentação:

Prof. António Albano B Moreira

Aula 1 – 09/08/ OBJETIVOS Apresentação da disciplina, ementa Contrato pedagógico Avaliações Metodologia Material de apoio, bibliografia Site de apoio Expectativas, filme, debate Aquecendo os motores

PLANO DE AULA

Apresentação Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI e TI;

Dados do professor António Albano B Moreira antonioabmoreira António Albano Moreira aabmoreira

O acertado não é caro... Comportamento Uso aparelhos eletrônicos Participação Interesse comum

Contrato Turmas : TMK121A TMK122A Objetivos comuns, quais? Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

Objetivos da Instituição Missão, visão, valores Perfil do egresso Competência: Conhecimento, habilidade, atitude

Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, TÓPICOS ESPECIAIS Login e senha Como usar

Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, Login e senha Como usar

Ao final o que levaremos ? APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO ATUALIDADES DO MKTG INFORMAÇÕES DA TURMA

Tópicos especiais de marketing Objetivos Nesta disciplina, o aluno compreenderá o processo de gestão de projetos, verificará como o marketing influencia a administração de uma organização, além de analisar o processo de gestão estratégica de marketing. Compreenderá a importância do público na gestão da organização e utilizará o marketing como ferramenta gerencial e promocional. Aplicará conceitos de valor de marca. Desenvolverá ações com enfoque no marketing contemporâneo.

Tópicos especiais de marketing Competências da Unidade Curricular NºDescriçãoNív. 1 Acompanhar o processo de gestão de projetos.F 2 Implementar o marketing no contexto da administração de negócios, analisando cenários e tendências. F 3 Analisar o processo de gestão estratégica empresarial de marketing F 4 Identificar o significado e a importância do público-alvo, segmentação e posicionamento de mercado. N 5 Utilizar a administração de marketing como processo gerencial e operacional. N 6 Realizar o gerenciamento do valor de marca.N 7 Analisar o papel do marketing de relacionamento como ferramenta gerencial. I 8 Identificar as ferramentas do marketing contemporâneo.I 9 Relacionar os conceitos centrais de marketing, bem como sua aplicabilidade. I

Conteúdo Programático Competência 1 1.Gerenciamento de projeto; 2.Diagrama de Gantt, mecanismos e aplicação; 3.MS Project. Competência 2 2.1Análise ambiental; 2.2Análise das incertezas ambientais; 2.3 Swot; 2.4 Análise das vulnerabilidades da organização X Cenários; 2.5 Estratégias de defesa; 2.6 Marketing de Nichos; 2.5 Princípio de Pareto (80X20); 2.6 Cauda Longa; 2.7 Serviços como diferenciação (Pedido, entrega, instalação, treinamento do consumidor, consultoria ao consumidor, manutenção e conserto). acadêmico;

Conteúdo Programático Competência Componentes do processo de administração estratégica; 3.2 Componentes do Planejamento Estratégico; 3.3 Formulação de Estratégias empresarias; 3.4 Controle e acompanhamento estratégico; 3.5 Concorrência; 3.6 Ambiente de Marketing; 3.7 Mix de Marketing; 3.8 Troca e transações. Competência Níveis de segmentação de mercado; 4.2 Mercado alvo e segmentação e posicionamento; 4.3 Padrões de segmentação de mercado; 4.4 Procedimento de segmentação de mercado; 4.5 Bases para segmentação de mercados consumidores e industriais; 4.6 Avaliação de segmentos de mercado; 4.7 Seleção de segmentos de mercado; 4.8 Ferramentas de diferenciação;

Conteúdo Programático 4.9 Estratégias de posicionamento; 4.10 Maslow; 4.11 VALS; 4.12 Necessidades, desejos e demandas; 4.13 Papeis de compra; 4.14 Segmentação por tempo; Competência Economia de escala e Atacado; 5.2 Produto ou oferta (bens, serviços e idéias); 5.3 Conceito de Varejo; 5.4 Negociação (ganha X ganha); 5.5 B2B; 5.6 Organização X Canal X Cliente final; 5.7 Trade Marketing; 5.8 Formas organizacionais de Marketing; 5.9 Objetivos de uma organização de marketing; 5.10 Papel do Marketing nas novas estruturas organizacionais; 5.11Organização por produtos, função, mercados, produtos/mercado;

Conteúdo Programático 5.12 Gerência por categoria; 5.13 O profissional de Marketing; Competência Valor Patrimonial das marcas; administração de marcas; imagem de marca; 6.4 Promoção corporativa; 6.5 Responsabilidade social; 6.6 Relações Públicas; Competência Clientes chaves; 7.2 Clientes potenciais; 7.3 Relacionamento e redes; 7.4 Conquistando clientes; 7.5 Fidelização e técnicas de redução de CHURN; Competência Marketing on line; 8.2 Canais de marketing on line;

Conteúdo Programático 8.3 Negócios on line; 8.4 Consumidores na internet – segmentos; 8.5 Marketing digital; 8.6 Marketing ambiental; 8.7 Marketing Politico; 8.8 Marketing esportivo; 8.9 Marketing religioso. Competência 9 1.Aplicação em trabalho acadêmico;

Apoio bibliográfico Bibliografia Básica Referência ALDRICH, Douglas F. Dominando o mercado digital. São Paulo: Makron Books, LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4ª Edição. São Paulo: Atlas, KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 1998.

Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência STERNE, Jim. Marketing na web: integrando a web à sua estratégia de marketing. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, ZEITHAML, Valerie A.; BITNER, Mary Jo. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Apoio bibliográfico - Livros de trabalho TÍTULOAUTOR/EDITORA MARKETING 3.0PHILIP KOTLER

Nossos encontros

Avaliações

Material adicional Livros digitalizados

Na internet... Links de páginas, blogs, etc

O que responder O que vai ser a disciplina? Como vai funcionar? PPC, Plano Ensino, Ementa? O que é Gestão? Qual a importância das informações no p rocesso empresarial? Quais os desafios atuais de Marketing?

Contrato Objetivos comuns, quais? Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site Login e senha Como usar

Desafios do marketing

"A melhor maneira de encontrar seu cliente, é ser encontrado por ele“ Google Marketing

Quais? Web 2.0, redes sociais, crowdsourcing Geração Y, Z,..... Poder nas mãos do consumidor One to one, cauda longa, free Virais, Web Marketing Costumização, Prosumers Integração de mídias Inovação Sustentabilidade, política, esporte ?

Vamos ver uns filminhos ? Did you know ? iPad Varejo

E AGORA JOSÉ ?

Debate O que o filme impacta nas nossa vidas? O que impacta profissionalmente? Qual a importância dos dados mostrados para o marketing? Como é pensar mudanças? O que vem a ser estar preparado?

Mudanças estão acontecendo muito rápido !

Os 100 macacos Lyall Watson e as batatas doces...

Vamos tentar responder O que está por trás de tudo isso ? Simples, o ser humano !

“Todo o ser humano é movido por uma dualidade constante, precisa ser uma estrela solitária e pertencer a um grupo vitorioso” Ernest Becker

Amar Ser amado Ser reconhecido Deixar um legado

CADA UM ACHA SUA TURMA

Um propósito, um sentido sem comando, uma identificação !

51 PÁSSAROS COM A MESMA PLUMAGEM VOAM EM BANDO

Vamos ver uns filminhos ? Propaganda interativa

Como a Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários? 1 Algumas questões :

Como projetos inovadores conseguiram de forma tão rápida atingir a escala planetária e questionar e alterar monopólios de uma hora para outra? 2

Quais os modelos que regem os avanços desta inovação ? Modelos universais, Anárquicos, Libertários.

Uma Sistematização... Individualidade reconhecida Liberdade de escolha Participação ativa Identidade História Você Eu

Na nova economia digital... Riqueza flui da inovação e não da otimização O desconhecido vem de alimentar a suprema fluidez e agilidade das redes Abandonar o conhecido Valor da rede aumenta exponencialmente Retornos crescentes coma adesão Fartura produz fartura Generosidade – grátis – ganho indireto

Tendências Queda do custo de armazenamento Aumento da velocidade de processamento Maior velocidade de transmissões Queda no custo do hardware Integração dados, vídeo, voz, imagem Shopmobbing - Tuangou CUSTO PRATICAMENTE ZERO

Vilfredo Pareto ( )

Espaços finitos Espaços caros e limitados obrigaram o foco no lançamento de grandes sucessos. Até parece que tem todos os títulos!

Pena que falta espaço! Fnac

A nova forma da cultura e do comércio Fonte.: A cauda longa p.22

Os desafios vendendo bits Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos

Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras Existe almoço grátis Regra do 1 – 9 – 90

Viral Loop Os eleitos – Comunicadores, experts, vendedores Fixação Contexto Ponto de virada, o número mágico -150

Vamos ver uns filminhos ? Impressora Google

1 para 1

MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS WEB 1.0: UM PARA MUITOS

A rede do conhecimento Volume de dadosEngarrafamentos de informação Não tem hora ou lugar Saber onde está a informação relevante é fundamental para não se perder tempo e tomar a decisão correta no tempo certo..

A rede dos engarrafados Modelo tradicional para resolver o problema Conteudista

Modelo tradicional para resolver o problema A Web 1.0

Você sozinho na multidão

NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT WEB 2.0: MUITOS PARA MUITOS

Novo modelo A Web 2.0

O Desafio Sair da estrutura Hierárquica Para a colaborativa Chefe Animador

Também Sair do entretenimento e exibicionismo. Para a participação e o conhecimento.

As sete previsões Web 2.0? Quem souber organizar as melhores comunidades em rede fará a diferença!

As instituições funcionarão como enxames coletivos, conectados em rede, para conseguir mudar de direção na velocidade que a sociedade plugada exigir. As sete previsões Web 2.0?

Não existirá mais conteudista (cacique- índio)! Quem colocará a maior parte do conteúdo será o usuário! (índio- índio)! O poder é do conteúdo e do relacionamento As sete previsões Web 2.0?

Quem organizará as comunidades serão os apicultores! O apicultor terá como missão: estimular, organizar, moderar as abelhas para gerar o mel coletivo e, portanto, riqueza. As sete previsões Web 2.0?

Os portais e as Intranets em poucos anos terão a cara muito parecida com o Orkut e similares. Os blogs e as comunidades serão os ambientes para troca de conhecimento nas empresas e fora delas. As sete previsões Web 2.0?

Os países se diferenciarão um dos outros pela capacidade da população se articular em Rede. Tanto para aprender, discutir e decidir o seu destino. As sete previsões Web 2.0?

Os países incorporarão ao seu Planejamento estratégico a criação de redes inteligentes entre seus cidadãos para competir no mundo plugado. As sete previsões Web 2.0?

Como nós e sua empresa podem se aproveitar da nova onda?

WEB 2.0: MUITOS PARA MUITOS Quem souber incentivar, criar, se aproveitar das comunidades em rede vai diante, quem não souber ou quiser e preferir relaxar no modelo antigo…..

Esta é a realidade !!!!!

O futuro

Vamos ver uns filminhos ? iPad Rafinha

O novo consumidor... Como é a geração polegar ??? Geração X e Y Vamos tentar responder ?

Questões... Quem é nosso cliente? Qual o perfil do Rafinha? Como motivar esse cliente a participar? Como é o novo processo de compra? Prosumer !!!!

Datas a lembrar Internet (1998), MSN (2000), Orkut (2005)/Facebook Celular, SMS, iPod MP3 Vídeo game

Algumas datas marcantes HojeCom 7 anosCom 15 anos 18 anos IMS 2010 SMS, etc 23 anos Internet 2005 Orkut 28 anos Celular 2000 Internet 31 anos Vídeo game 1997 Celular

Geração X e Y Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES GERAÇÃO BABY BOOMERS XY Ano de Nascimento Acontecimentos que marcaram a geração Final da 2ª. Guerra Mundial Movimento Hippie e a Revolução Sexual Revolução Tecnológica Principais Ideais Reconstruir o mundo Lutar pela paz, liberdade, anarquismo. Globalização, multicultura e diversidade. O trabalho é.... A principal razão da vida O que paga as contas. Satisfação do desejo de consumismo. Média de tempo nas empresas 40 anos15 anos8 anos

Geração X e Y GERAÇÃO XGERAÇÃO Y VariáveisMotivaçõesVariáveisMotivações Reengenharia, downsizing Oportunidade de desenvolvimento e empregabilidade Bolha da Internet Responsabilidades e desafios crescentes. Bolha da Internet Trabalho mais independente, flexível e criativo. Tecnologia x Burocracia Liberdade/flexibilidade para atingir resultados. 11 de Setembro Liderança capaz de fazer coaching e mentoring Liderança autêntica x liderança hierárquica. Oportunidade para crescimento contínuo. Mudanças em relação à estabilidade, carreira e benefícios. Acesso direto às lideranças e feedback intensivo e sistemático. Foco no curto prazo e nos resultados Sentir que faz diferença para a empresa e para a sociedade. Hoje têm 44 a 31Hoje têm 30 a 17 Ambiente de trabalho descontraído, alegre e agradável.

Obrigado