AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Transversalidade dos Direitos Humanos
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Educação Escolar Indígena
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Contexto de atuação do CME
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
A Gestão participativa
Fórum Nacional de Educação
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
COLEGIADOS ESCOLARES DE LESTE 2.
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Atividade complementar
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
CONSELHO ESCOLAR: a participação cidadã na escola
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
Transcrição da apresentação:

AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação de Pais e Comunidade na Gestão Escolar Julho-2010

Participação de Pais e Comunidade na Gestão Escolar Escola Ativa Multisseriada Município de Tocantinópolis/TO - Zona Rural Outubro/2009 a abril/2010

Participação de Pais e Comunidade na Gestão Escolar Problema: A falta de Participação de Pais no Processo de Ensino e Aprendizagem Objetivo Geral: Buscar a participação de pais, responsáveis e comunidade no processo de ensino e aprendizagem para compartilhamento de responsabilidade pela qualidade do estudo no ensino e aprendizagem. Objetivos Específicos: Integra escola e comunidade para desenvolver uma boa qualidade de ensino; Envolver os pais nas atividades e eventos da escola e propor a participação deles nas ações do projeto político pedagógico; Orientar pais sobre os direitos e deveres dos responsáveis

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS TIPO DE PESQUISA: Observação da realidade e ações de intervenção INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Estudo da realidade – visita e coleta de dados; Reuniões bimestrais com pais-socialização de ações desenvolvidas; Realização de eventos abertos à comunidade - confraternização;

RESULTADOS E CONCLUSÕES Melhora significativa de aumento da frequencia - 70% dos pais na escola:

Evento na Escola O envolvimento dos pais favoreceu melhor índice de aprendizagem; Contribuições em eventos para compra de Kit para biblioteca lúdica; Compra pelos pais da cartilha para Educação Infantil; Melhoria de satisfação dos pais com os resultados da escola; Redução da indisciplina; Alunos mais interessados;

A parceria entre escola e família é fundamental para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O comprometimento da comunidade e pais Legitima o trabalho pedagógico realizado pela equipe escolar. A Constituição respalda a escola sobre a obrigatoriedade do governo e família darem suporte ao processo educacional.

REFERÊNCIAS - PARO. Vitor Henrique, gestão democrática da escola pública, SP, Ed. Ática, 3ª edição CONSTITUIÇÃO Federal do Brasil de BRASIL- diretrizes e bases da educação nacional, Lei, nº de 1966 (Lei Darcy Ribeiro). Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Conselho Escolar e o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade. Brasília – DF. Novembro de PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, SENNETT, R. Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual. Rio de Janeiro: Record, 2004.

Plano de Desenvolvimento da Educação. Razões, Princípios e Programas Ministério da Educação (MEC). Governo Federal. Abranches, Mônica. Colegiado Escolar: espaço de participação escolar – São Paulo, Cortez. 2003(Questões da Nossa Época; 102). Conselhos Escolares: Implicações na Gestão da Escola Básica/Flávia Obino Corrêa Werle. Rio de Janeiro: DP&A, Gestão Democrática da Educação: Atuais Tendências dos Novos Desafios/ Naura Syria Carapeto Ferreira. Editora Cortez, São Paulo, 2003.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES O que foi feito? Pesquisa da realidade e elaboração do Projeto de Intervenção Porque? Para melhoria do Processo de ensino e aprendizagem Como? Maior comprometimento dos pais nas atividades escolares e acompanhamento dos alunos Qual os resultados? Melhoria da aprendizagem; maior participação de pais; menos indisciplina, etc.