Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP
Crise da Educação Superior Crescimento exponencial do conhecimento, tempo fica cada vez mais limitado para ensino Ênfase excessiva na informação e não na formação Nível cognitivo baixo do ingressante, sem preparo intelectual para o aprendizado na faculdade Formas de ensino obsoletas, baseados em aulas expositivas, centradas nos professores Professores muito conservadores, pouco criativos e pouco motivados Altos níveis de evasão e inadimplência dos alunos Custos altos, aliados a taxas escolares cada vez mais baixas
Novas Soluções e Paradigmas Realizar uma mudança cultural profunda no ensino: Promover a formação ao invés de informação Quebra do paradigma baseado no professor Promoção da cultura da informática (docente e discente) Democratização do acesso à informação Difusão da qualidade de ensino Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação pelas escolas: Videoconferência/satélite Internet/WWW Publicações eletrônicas/bibliotecas digitais Aprendizado mediado por computador/educação a distância
Educação a Distância (EAD) Ocorre quando existe independência do aprendiz quanto à localização física e tempo Mediada por uma ou mais tecnologias de entrega Variáveis graus de presencialidade
Os Elementos Básicos da Educação Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. Interação e participação Grupo de discussão, interação em classe virtual, participação do aluno, etc. Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. Gestão Certificação
Tecnologias de EAD Papel e correio Videocassete, DVD Rádio ou TV, terrestre ou satelital Computador e meio digital fisico Computador e redes Internet Combinações de várias mídias
Modelos de Organização do Ensino Coletivo (class) x Individual (desktop) Presencial x a distância Misto (blended) Semi-individual Semi-presencial
Classificação da EAD Sincrônica x Assincrônica Centrada no professor x Centrada no aluno Centrada no ensino x Centrada no aprendizado Eletrônica x Concreta
Exemplos Ensino por correspondência: Concreta, assincrônica, centrada no aluno, centrada no aprendizado Site na Web: Eletrônica, assincrônica, centrada no aluno, centrada no aprendizado Aulas expositivas via satélite: Eletrônica, sincrônica, centrada no professor, centrada no ensino
As Tendências da Educação “Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor”. Jacques Marcovitch “O professor não ensina, o professor ajuda o aluno a aprender”. Lauro de Oliveira Lima
Metas da Nova Educação Reduzir drasticamente o ensino expositivo em classe Reservar o ensino expositivo para atividades de alto impacto motivador e inspirador Tirar o aluno da classe, induzir, treinar e tornar possível e frutífero o aprendizado autônomo, mas supervisionado Promover e fomentar a socialização e o aprendizado colaborativo Formar o “life-long learner” e o profissional empreendedor
Novas Formas Didático-Pedagógicas ABL - Aprendizado baseado em atividades PBL – Aprendizado baseado em problemas CML – Aprendizado mediado p/ computador ALN – Redes assíncronas de aprendizado Construcionismo, aprendizado autônomo Aprendizado colaborativo Aprendizado em serviço Simulações e jogos
Bases Legais da EAD Contemplada pela LDBE Equiparação com presencial Regulamentação e credenciamento dos cursos pelo MEC 20% da carga didática presencial pode ser dada a distância Cursos de graduação e pós-graduação dvem ter 20% de carga didática presencial Telepresencial pode ser considerado presencial
Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores para a instituição e para os docentes Independência geográfica - Estudantes podem estudar em qualquer lugar. Isto significa que as atividades instrucionais sejam dadas obrigatoriamente na mesma área física. Independência temporal - A combinação de possibilidades de distribuição de informação, comunicação assíncrona e pedagogia apropriada não depende do tempo. Por exemplo, um estudante pode assistir a uma aula gravada na Web ou em videocassete na hora em que quiser, e não quando o professor determinar uma data e horário. Plataforma independente - Muitas aplicações existentes como CD Roms, treinamento baseado em computador, etc. são específicas a uma plataforma particular (Windows ou Mac, marcas de computador, etc.). A natureza plataforma-independente da web remove este problema, exceto alguns sistemas multimídia como shockwave (não-Unix) Comunicação aumentada - falam um com o outro, individualmente ou em grupo, enviam questões. É comumente reportado que que pessoas falam mais eletronicamente por email, chat do que face-a-face. Educação não é mais privilégio de poucos.Qualquer um se beneficia e ganha conhecimento e experiência Dirige o seu aprendizado. Ele necessita de um guia, um conselheiro, mas ele deve ter a responsabilidade para participar em programas, fazer avaliações, desenvolver habilidades Alta relação de custo-benefício, pois pode treinar um maior número de pessoas e com maior freqüência, reduz custos de deslocamentos de pessoal, e Novos alunos podem ser incluídos no sistema sem custo adicional;
Oportunidades de Uso da EAD nas Instituições de Ensino Superior Substituição de 20% da carga horária a distância Regime de dependência a distância Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais Oferta de cursos a distância Cursos fechados para empresas Universidade corporativa E muitas outras...
Oportunidades para Uso de EAD Substituição de 20% da carga horária Aumento da eficiência do aprendizado Liberação de salas e horários para novas turmas presenciais Aumento global do faturamento Diminuição de custos dos cursos presenciais
Oportunidades para Uso da EAD Regime de dependência a distância Maior eficácia e melhores resultados na recuperação do aprendizado Melhor prestação de serviço, maior satisfação do alunado, melhor imagem, mais seriedade Aumento do faturamento, diminuição dos custos em relação às modalidades de DP presencial Diminuição das dependências voluntárias
Oportunidades para Uso da EAD Atividades complementares a distância Palestras e seminários transmitidos por vídeo por satélite e Internet para todos os campus, classes, etc. Auditório virtual, com vídeo pela Internet pode ter participação do aluno a partir de seu micro individual (laboratório, casa ou escritório) Permite ao aluno atingir facilmente e com custo mínimo, com bom aproveitamento, as metas mínimas de carga horária
Oportunidades para Uso da EAD Inserção de disciplinas telepresenciais Determinadas disciplinas podem ser oferecidas a todos os campus, substituindo presenciais sem bons professores,pouco procuradas, que dão prejuizo na modalidade presencial, etc. Aulas, conferências e disciplinas adquiridas de outras universidades via videoconferência Venda de disciplinas para inserção curricular ou extracurricular para outras faculdades
Oportunidades para Uso da EAD Oferta de cursos a distância Cursos de graduação e pós-graduação completamente a distância como novos produtos da instituição Ampliação do número de cursos e de vagas, aumento da cobertura e escopo Grande leque de cursos de extensão universitária Colocação de antenas em empresas, venda de cursos e locação de infraestrutura para universidade corporativa
Oportunidades para uso de EAD Universidade corporativa Formação permanente e educação continuada para corpo docente e auxiliar Titulação do corpo docente (mestrado e doutorado a distância) Cursos de capacitação e recapacitação para os funcionários Supletivo de segundo grau
Vantagens da EAD para a Instituição Grandes ganhos de escala: Alta escalabilidade das soluções baseadas na Web e em satélite Um professor dá aulas para várias salas simultâneas Transmissão de cursos que não existem em outros campus Reutilização de conteúdos em vários formatos (satélite, Internet, impressos, DVD e CD-ROMs) Expansão do número de campus e de alunos com investimentos menores Compartilhamento e redução de custos
Vantagens da EAD para a Instituição Criação de campus fora de sede com maior rapidez e sem burocracia do MEC Permite campus menores, que não teriam viabilidade econômica no modelo presencial Expansão em nível nacional e internacional Solução do problema de saturação de mercados onde atua Criação de novos cursos no modelo a distância
“Campus Virtual” Todos os docentes e discentes são cadastrados e têm uma senha de acesso Carregamento semestral automático da árvore de cursos e disciplinas no ambiente virtual, juntamente com ementas, docentes e alunos matriculados em cada uma Docentes são treinados presencialmente para usar o ambiente virtual, inclusive carregamento de materiais, interatividade e gestão Discentes são treinados semi-presencialmente para usar o ambiente virtual adequadamente Docentes carregam slides, apostilas, artigos, questionários, exercícios e provas, links na Internet, etc. para servir de apoio a distância e podem interagir com os alunos fora de classe Tutores especialmente contratados e treinados, com menor custo, auxiliam o grosso das atividades no site
A Nova Sala de Aula Conectada Interativa Multimídia 2006
Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos
Informatização do campus Todos os campus interligados por VPN e TV satélite Grande número de computadores para os alunos Rede sem fio Bibliotecas digitais Classes informatizadas
Informatização pessoal Empréstimo de notebooks Treinamento para todos Uso de PDAs e celulares Computadores para professores
Estratégia gradativa rumo à EAD Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância
A Revolução Digital As formas tradicionais de EAD (papel e correio, TV, rádio) estão sendo substituídas pelo acesso e interação por meios eletrônicos digitais (computadores, redes)
A Revolução Digital Livro: substituição barata e maciça da instrução 1460 Computador: substituição barata e maciça da interação 1960
Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ. Eletrônicas. Áudio Vídeo Informática Listas Chat Videoconferência Reunião Conferência Tradicional Carta Revistas, livros Rádio TV Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade
Formas de acesso ao conteúdo Computação móvel Estudo individual pela Web Ensino telepresencial
Biblioteca Digital CD DVD E-Books Periódicos on-line
Tutorial Interativo Multimedia
Simulações e animações
Suporte On-Line às Disciplinas Slides das aulas Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ambiente Virtual de Aprendizagem Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, email) Aprendizado independente e colaborativo
Ambiente Virtual de Aprendizagem Cursos Puramente Presenciais Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via email Cursos Mistos ou Puramente Remotos Mais: Comunicação síncrona (chat) Gerenciamento acadêmico on-line Avaliação on-line
Plataformas de EAD Comerciais Software livre Lotus Learning Space Docent WebCT Blackboard WebAula Software livre Moodle Teleduc Dot LRN
Classe Virtual em Tempo Real Video stream Chat audio texto
Questionário On-Line
Controle Acadêmico
Problemas da EAD via Web Exigem muita disciplina por parte do aluno Paradigma muito diferente do que está habituado Altos índices de evasão Não funciona para cursos longos Alto custo de desenvolvimento
Qual é a solução? Ensino telepresencial (ou presencial conectado, ou presencial via rede) Atividades sincrônicas (teleconferência de vídeo, satélite, video-streaming) aliadas a atividades assincrônicas (WWW, email) Farto material de apoio, intensa interatividade
Colaboração Visual a Distância Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou email)
Videoconferência Alta qualidade de imagem e som Transmissão assimétrica Aproveitamento de aulas reais Aulas expositivas Demonstrações Seminários e oficinas Dinâmica de grupo Tutoria/coaching
Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite Vamos ver agora como funciona essa modalidade de ensino a distância, considerada uma das melhores. Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite
Plataforma Integrada EPCIS Plataforma Web/Internet para suporte on-line ao ensino e aprendizagem (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) Plataforma de vídeo digital interativo via satélite Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Integração total entre as plataformas Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição
Plataforma Integrada EPCIS Pacote completo de estudo de viabilidade, planejamento, consultoria, implantação e treinamento Montagem do Núcleo de Apoio ao Ensino à Distância na instituição Elaboração do projeto para credenciamento da EAD no MEC e Plano Diretor Institucional de EAD Baixo custo e rápida implementação, com os maiores diferenciais do mercado
Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro pilares: Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância
Classificação do formato Atividades sincrônicas e assincrônicas Atividades centradas no aluno e atividades centradas no professor Vários tipos de interatividade, sincrônicas e assincrônicas, por áudio, vídeo ou texto Atividades presenciais e à distância Grande flexibilidade para composição dos vários componentes
Fundamentos do EPCIS Baseado em cinco competências: Capacitação do discentes Capacitação dos docentes e tutores Intensa imbricação entre tecnologias e pedagogias Trabalho docente em equipe multidisciplinar Avaliação múltipla e permanente
Cursos por Videoconferência Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Classe sintetizada: um professor pode transmitir interativamente para várias salas ao mesmo tempo Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor
Exemplo: Graduação Carga didática total: 3.200 h em 4 anos Atividades telepresenciais: 1.000 h em classe Atividades à distância: 600 horas em classe e 1.000 h pela rede Atividades presenciais: 600 horas
Sinergia Teleconferência-Web Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.
Componentes do Sistema Sala Salas Remotas CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto
Solução de Educação Via Satélite Solução de conectividade via satélite digital bidirecional Conexão assimétrica em banda larga TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps VoIP e videoconferência de até 256 Kbps Acesso total à Internet (email, Web, FTP, etc.) Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo Investimento inicial e operação de baixo custo Disponibilidade e instalação rápidas
Satélite Bidirecional Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP Modem 360E TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet Modem 360E TV VCR IRD Downlink: satélite Uplink: satélite
Estúdio de Geração de Aulas Camara video Videocassete Camara de documentos MPEG Encoder Microfone lapela Monitor TV Computador professor Computador assistente Satélite
Grupo Fechado de Usuários Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a 2.000 alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários
Centro de Geração de Conteúdo O CGC pode ter vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores cresce gradativamente respondendo à demanda O CGC conta com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.
Área atingida pelo satélite
Estúdio de geração de aulas por TV Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas
Recursos audiovisuais Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos
Unidade de Recepção TV Internet Sala multiuso Sala de computadores Videoconferência Sala multiuso Sala de computadores
Sala de Recepção de Aulas Antena parabólica Webcam Modem satélite Impressora Computador Sistema de som TV Gravador VHS Microfone
Computador de videoconferência Microfone TV Webcam Monitor de vídeo PC Mouse
EPCIS: Transmissão da aula Estúdio Salas remotas
EPCIS: Solicitação de interação Estúdio Salas remotas
EPCIS: Cessão da interação Estúdio Salas remotas
EPCIS: Retomada da aula Estúdio Salas remotas
Protagonistas do EPCIS Coordenador educacional Coordenador do curso Educador Assistente Monitor local Tutor on-line
O Educador Ministra a aula, faz demonstrações, passa tarefas, interage com o tutor local e alunos, etc. Especialmente treinado para dar aulas por videoconferência
O Assistente do Educador Auxilia o professor no intercâmbio com os tutores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala Especialista na matéria sendo ministrada
O Tutor Local Auxilia o professor nas tarefas de classe, manutenção da ordem, envio de perguntas, etc Opera o equipamento Professor generalista
O Tutor On-Line Treina e orienta os tutores locais e os assistentes Responde a perguntas dos alunos pelo email e webfórum
Tipos de interação Por texto: chat próprio fechado, com moderador e grande capacidade Por voz: audioconferência full-duplex multiponto Por imagem e voz: por videoconferência Pelo webfórum: fora de classe
Diferenciais Uso de satélite bidirecional Alta confiabilidade, funciona sempre do mesmo jeito, não depende de provedores heterogêneos de Internet Alta qualidade, garantia de banda de 98%, estabilidade, qualidade de imagem e de conectividade Alta disponibilidade: 99,7% Pode ser instalado em qualquer lugar do hemisfério ocidental, mesmo em cidades pequenas e outros paises, com o mesmo custo e qualidade Videoconferência via satélite com baixo retardo (< 2 seg.) o que viabiliza interação em tempo real
Diferenciais Perfeita integração entre tecnologias e pedagogias Treinamento fácil e rápido Plataformas LMS (Learning Management System) totalmente em software livre, mas com alta robustez, suporte total e grande flexibilidade Implementação muito rápida (< 6 meses) e de baixo custo Transferência de know-how, internalização na instituição e não mera prestação de serviços
Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância Defesas de teses
Outras aplicações Seminários de desenvolvimento administrativo, docente, etc. Transmissão de congressos, convenções virtuais Lançamento de novos projetos e serviços Grupos de foco
Desafios e Reflexões Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? Onde achar os recursos financeiros? Como evitar a desumanização do ensino? Como continuar evoluindo? Como gerar um modelo auto-sustentável?
“O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler
Projeto de Implantação de Educação a Distância UniAnhangüera Projeto de Implantação de Educação a Distância
Estratégia de implantação Implantação de um Núcleo de Educação a Distância, com profissionais especializados Implantação de um sistema de TV digital interativa via satélite (Anhangüera Sat) para ensino telepresencial Implantação de um ambiente virtual de aprendizado (UniAnhangüera Virtual) para ensino via Internet
Campus da UniAnhangüera
Estratégia de implantação Análise, desenvolvimento, planejamento e implantação completa e integrada ao longo do segundo semestre de 2006 Salas de recepção em todos os campus atuais e futuros Consultoria especializada e transferência de know-how do Instituto Edumed (Sistema EPCIS) de Campinas por 12 meses. Prof. Renato M.E. Sabbatini Aproveitamento dos materiais impressos e eletrônicos atuais
Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional Coordena um consórcio de 27 universidades e associações científicas e 14 empresas, para desenvolver uma rede de educação a distância 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas
Pesquisadores e Diretores do Instituto Edumed Renato Sabbatini, PhD Silvia Cardoso, MSc, PhD Alexandre Sabbatini Betania Maciel, MSc, PhD Marcelo Sabbatini, MSc, PhD
Consórcio Edumed Universidade Federal do Amazonas Escola de Saúde da Família de Sobral Escola de Saúde Pública do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Goiás Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade Federal de Santa Catarina Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas ...
Realizações Rede Edumed de Educação a Distância em Medicina e Saúde Biblioteca Digital Multimídia Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave Desenvolvimento de cursos on-line (mais de 4.000 alunos em 2002) Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas (Microlins, UNIBAN entre outras) Centro corporativo em Campinas
Serviços da EduCorp Prospecção e consultoria tecnológica e pedagógica, e estruturação operacional de redes próprias de EaD Treinamento e capacitação de recursos humanos Desenvolvimento/adaptação, oferta e certificação de cursos Terceirização de operações de EaD, geração e conversão de conteúdos Locação da infraestrutura logística, estúdios, etc.
Projetos iniciais Implantação das disciplinas comuns a todos os cursos pela Web, com aulas em vídeo streaming (Classe Virtual) e palestras por satélite Desenvolvimento dos cursos de capacitação de docentes e de tutores Substituição de 20% da carga didática atual pela modalidade a distância em todos os cursos Oferta de um curso lato sensu a distância para credenciamento no MEC
Organograma do Projeto Coordenação Geral Assessoria Coordenação Educacional Coordenação Técnica Administração Design Instrucional Operações de Informática Secretaria Criação Gráfica Operações de TV Gestão do Projeto Treinamento e Suporte Operações de Satélite Divulgação Operações LMS Centro de Contato Análise e Relatório Operações Docentes
Núcleo Comum Passarão a ser dadas a distância Desenvolvimento Pessoal e Profissional Direito e Legislação Economia Responsabilidade Social e Meio Ambiente Comportamento Organizacional Direitos Humanos e Relações Internacionais
Novas Disciplinas do Núcleo Comum Informática para usuários (presencial) Técnicas de estudo e aprendizado Internet e Web para apoio ao ensino Pesquisa e organização bibliográfica Técnicas de redação e comunicação Inglês instrumental Metodologia de pesquisa Desenvolvimento do pensamento crítico Empreendedorismo Liderança e trabalho em equipe
Materiais Didáticos Serão usados os livros já existentes Novos livros serão criados Aquisição de objetos educacionais e e-books Materiais na Internet CD-ROMs e DVDs
Outras oportunidades futuras Regime de dependência a distância Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais curriculares e extracurriculares Cursos fechados para empresas
Investimentos primeiro ano Consultoria e implantação completa do ambiente virtual de aprendizado e satelital, treinamento, etc. R$ 67K one-time mais R$ 23K por mês Implantação física da rede satelital bidirecional em 20 pontos: R$ 32K one-time Implantação do estúdio: R$ 70K one-time Despesas com conectividade satelital: R$ 28K por mês Despesas com salários NEAD: ~ R$ 50K por mês Bottom line em 12 meses: R$ 1,385 milhão
Retorno do investimento Corte imediato de 20% da carga didática presencial Criação de mais 2 cursos de graduação por unidade, ou aumento no número de turmas, devido à liberação de espaço Ganhos de escala nas disciplinas telepresenciais: 1 professor para 20 salas Oferta de cursos que não existem em outras unidade, pelo telepresencial Novos cursos telepresenciais Crescimento geral do sistema
Próximos passos Assinatura do contrato: agosto 2006 Constituição do NEAD Contratação do satélite Montagem tecnológica: servidores, AVA, estúdio, rede satelital, instalação de remotas, etc. Capacitação do NEAD e docentes Elaboração do PDI/EAD e projeto para MEC Desenvolvimento dos cursos de capacitação dos tutores locais e remotos Desenvolvimento dos primeiros cursos Homologação e testes da rede Curso piloto Entrada em operação: março de 2007
Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed http://www.edumed.net sabbatini@edumed.net Tel. (019) 3295-8191 Fax (081) 9601-7854