Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Advertisements

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - UBQES
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Sistema de Informação Gerencial
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
Gestão do Conhecimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
CAPÍTULO 8: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO André Luiz Zambalde DCC/UFLA
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Quem aprende: as organizações ou as pessoas?
Modelo de Excelência em Gestão
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Gestão do Conhecimento
Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
Gestão por Competências
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
GESTÃO DO CONHECIMENTO
TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Gestão do Conhecimento e da Informação
Instituição de Ensino São Francisco
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Apresentação do Professor
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Módulo 8: Práticas de Gestão do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Uma onda de reorganizações
Gestão do Conhecimento GC
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Gestão Estratégica do Conhecimento
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
CAPITAL HUMANO A Base de Sustentaçãodo Capital Intelectual
CAPÍTULO 10: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
Transcrição da apresentação:

Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO – CASA CIVIL – EGAP/FUNDAP Programa Avançado em Gestão Pública Contemporânea GESTÃO DO CONHECIMENTO Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004

Gestão do Conhecimento ROTEIRO: Contexto Gestão do Conhecimento Conceitos Básicos Espiral do Conhecimento Processos e Dimensões Métodos e Exemplos Considerações Finais

Gestão do Conhecimento “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu, A Arte da Guerra

Gestão do Conhecimento Contexto: Ondas de Transformação Rev. Agrícola, Industrial, Informação e Conhecimento Eras Empresariais Produção, Eficiência, Qualidade, Competitividade e Conhecimento Fatores de Produção Terra, Capital e Trabalho; Métodos de Gerenciamento, Tecnologia e Conhecimento

Gestão do Conhecimento Contexto: Modelos de Gestão Tradicionais: Adm. Científica, Burocrática, Relações Humanas Novos: Adm. Japonesa, Participativa, Empreendedora, Holística Emergentes: Virtuais, Conhecimento

Gestão do Conhecimento Contexto: Aceleração das mudanças e do volume de informações disponíveis Novos modelos de gestão Orientação ao cliente Estilo participativo de gestão Conhecimento como principal ativo

Gestão do Conhecimento Conceitos Básicos: Dado, informação, conhecimento Conhecimento tácito e explícito Espiral do conhecimento Knowledge organizations Knowledge workers Knowledge management

Gestão do Conhecimento Dado, informação, conhecimento Dado: descrição bruta e exata de coisas ou eventos; não possui relevância, propósito ou significado; é matéria-prima para a informação; Informação: dados processados, interpretados, contextualizados; material necessário para extrair ou produzir conhecimento (quem, o quê, quando, onde)

Gestão do Conhecimento Dado, informação, conhecimento Conhecimento: Processo de compreensão e internalização de informações e da combinação destas para gerar novos conhecimentos; Competências para atingir um determinado propósito (como); Associado a ações que geram resultados;

Gestão do Conhecimento Dado, informação, conhecimento Conhecimento: É explicitado pelo conjunto de práticas, modos de fazer, crenças e valores; Informação transformada por meio do uso da razão da reflexão, em crenças, explicações e modelos mentais que antecedem a ação; Capacidade de agir, intelectual ou fisicamente

Gestão do Conhecimento Conhecimento Tácito não codificado; pessoal e intuitivo; experiências e habilidades; difícil de ser articulado e transmitido Conhecimento Explícito codificado; de propriedade das organizações; possui valor de mercado e que pode ser comercializado

Gestão do Conhecimento processo de produção, processamento, compartilhamento, integração e uso de conhecimentos; criação, coleta, organização, difusão e uso do conhecimento essencial/vital à organização; gestão das pessoas e da infra-estrutura para a transformação de novos conhecimentos em vantagens estratégicas; gestão de pessoas, tecnologias, foco externo e gestão de desempenho

Gestão do Conhecimento “A Gestão do Conhecimento é uma coleção de processos que governa a identificação, a criação, a disseminação e a utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização” Prusak & Davenport

Gestão do Conhecimento Criação Ciclo da Gestão do Conhecimento Compartilhamento Utilização / Aplicação

Gestão do Conhecimento Espiral do Conhecimento (Nonaka & Takeuchi): Socialização Compartilhamento de experiências Externalização Conversão do conhecimento tácito em explícito (conceitual) Combinação Sistematização dos conhecimentos Internalização Incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito (operacional)

Gestão do Conhecimento Dimensão Epistemológica Combinação Conhecimento Explícito Externalização Socialização Conhecimento Tácito Dimensão Ontológica Internalização Individual Grupo Organização Interorganização Nível do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Ambiente de Tecnologia da Informação Decisão Comunicação Dados Informação Conhecimento Inovação

Gestão do Conhecimento Conceitos: Knowledge/Learning organizations: An organization which is structured in such a way that the rate of learning and competence building is enhanced. (Senge) Knowledge workers: Those who do not engage in the output of physical products. (OECD) Knowledge management: The production, mediation, and use of knowledge…. the management of intellectual capital. (OECD)

Gestão do Conhecimento Processo de KM: Gestão de Competências Gestão do Capital Intelectual Aprendizagem Organizacional Inteligência Empresarial Educação Corporativa

Gestão do Conhecimento Processo de KM: Gestão de Competências conhecimentos, habilidades, experiências, valores, atitudes, relacionamentos => capacitação permanente & resultados Gestão do Capital Intelectual: ativos intangíveis relacionados ao conhecimento que a organização tem sobre os seus processo e que aumentam o seu valor de mercado para além do valor mensurado pela contabilidade

Gestão do Conhecimento Processo de KM: Gestão do Capital Intelectual Capital Estrutural: manuais, sistemas, processos, estruturas, marcas e patentes Capital Humano: conhecimentos, habilidades e experiências do corpo funcional Capital de Relacionamento: clientes e fornecedores

Gestão do Conhecimento Processo de KM: Aprendizagem Organizacional processo contínuo de aprender com os erros; detectação e corrição de erros; pensamento sistêmico; visão compartilhada; aprendizagem em grupo; inovação Educação Corporativa desenvolvimento de competências vinculado às necessidades estratégicas da organização; “learning by doing”; responsabilidade do nível gerencial

Gestão do Conhecimento Processo de KM: Inteligência Empresarial processo de coleta e análise de informações sobre as atividades do mercado e as tendências dos negócios, que auxiliem no processo de tomada de decisão estratégica, a fim de alcançar os objetivos da organização

Gestão do Conhecimento Dimensões da GCO (Terra): Orientação estratégica Estrutura organizacional Sistemas de informação Aprendizado contínuo Recursos humanos Cultura organizacional

Gestão do Conhecimento Orientação Estratégica da GCO: Modernização administrativa Competitividade e desenvolvimento Inovação como rotina

Gestão do Conhecimento Formas de Gestão do Conhecimento: Memória organizacional (Portal) Comunidades de prática CRM Inteligência competitiva Universidade corporativa Gestão por competências Melhores práticas / Lições aprendidas Mentoring & Coaching

Gestão do Conhecimento Organizações públicas e GCO: Banco do Brasil Banco Central Petrobrás Embrapa Serpro Caixa MCT MPOG

Gestão do Conhecimento OBRIGADO!... Espartaco Madureira Coelho espartacocoelho@mec.gov.br (61) 2104-7815