Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

Percepção em Mobile Learning
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Contabilidade Sistemas de Informação
Sistema de Informação Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx {scalabrin, download:
Avaliação Mediadora.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As atividades ligadas ao petróleo são totalmente dependentes de dutos de transporte de alta confiabilidade e produção, fatores.
Instrumento de classificação da Gradação da Complexidade Assistencial de Pacientes de Fugulin et al adaptado ao Expert SINTA Karen C. Caetano Heloísa.
Trabalho de Conclusão de Curso Moisés Alves Carneiro Filho
Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Configuração de manutenção
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Sistema de Monitoramento das Gerências de Serviço do ITIL
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Análise e Projeto de Sistemas
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
Disciplina: Inteligência Artificial
Estacionamento autônomo utilizando conceitos de Inteligência Artificial. Vanessa Ferreira dos Santos1 (aluno autor); Gustavo Garcia1 (orientador) ;Maria.
O Processo de desenvolvimento de software
Dáskalos Agente de inteligência artificial voltado à educação Integrantes Rafael Pelosi Adorno Caio Felix de Araujo Fabio Yano.
1 - Introdução à Modelagem Matemática
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-RS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Uma Ferramenta para Geração de Casos de Testes para.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Alunos: João Marcos de Rezende Leonardo Popik Bastos Orientadora: Profª. Renata Cristina Laranja Leite.
A Contribuição da Tecnologia da Informação
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Como Melhorar a Tomada de Decisão
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
GENESE – Sistema de Apoio para a Educação a Distância Alfredo Lanari de Aragão.
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
Capítulo 4: Projeto e Desenvolvimento de um SAD
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
HAC 1 MD - junho/2008 Tecnologias de suporte à Mineração de Dados Gerenciamento de dados Data Warehouse OLAP Arquiteturas Visualização Sistemas de Suporte.
Interface de comunicação entre uma rede Foundation Fieldbus e uma planta simulada Aluno: Victor Leonardo Cavalcante Melo da Silva Orientador: Prof. Jorge.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Propostas de Projetos para Especialização em IC
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
Componentes: Apresentação do Grupo Carlos Moisés de Oliveira
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
Resultados Conclusões Todos os objetivos do projeto foram satisfeitos. Sobre a análise do método proposto, houve uma grande variação dos resultados, mas.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Um ambiente computacional para geração automática de Sistemas Especialistas Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida Orientador: Ronaldo Goldschmidt

GENESYS-SE 1. INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO 2. SISTEMAS ESPECIALISTAS 3. DESENVOLVIMENTO DO GENESYS-SE 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5. CONCLUSÃO 6. AGRADECIMENTOS

Introdução e motivação GENESYS-SE Introdução e motivação No mundo atual, existe uma crescente demanda por ferramentas que auxiliem o homem na tomada de decisão nos mais diversos segmentos da sociedade. Sistemas Especialistas (SEs) são sistemas inteligentes que armazenam e processam conhecimento adquirido de especialistas em uma área de conhecimento, auxiliando na tomada de decisões. Situado no contexto do projeto GENESYS (Ambiente para Geração Automática de Sistemas de Apoio à Decisão), o presente trabalho tem como objetivo descrever uma ferramenta computacional capaz de desenvolver automaticamente Sistemas Especialistas .

Sistemas Especialistas GENESYS-SE Sistemas Especialistas Sistemas Especialistas são programas inteligentes que usam conhecimentos e procedimentos inferenciais para resolver problemas não triviais que requerem para sua solução alguma ou muita perícia humana. Eles armazenam e processam conhecimento adquirido de especialistas de uma determinada área de conhecimento Exemplos de áreas de aplicação de SE´s: Diagnose médicas Reparo de equipamentos Tomada de decisões financeiras Interpretação de sinais Compreensão de voz e imagens Estratégias militares Etc...

Sistemas Especialistas GENESYS-SE Sistemas Especialistas Interfaces BD BC Motor de Inferência Figura 1 – Arquitetura genérica de um Sistema Especialista. Fonte: (GOLDSCHMIDT, 2010)

Desenvolvimento do GENESYS-SE Desenvolvido sob o paradigma da orientação a objetos. Apresenta a Estrutura Geral destacada na Figura 1 Capaz de auxiliar qualquer pessoa na criação de Sistemas Especialistas As principais tecnologias utilizadas na sua construção Plataforma Java Motor de inferência Algoritmo ID3 Biblioteca Xstream

Desenvolvimento do GENESYS-SE Figura 2 – Visão macrofuncional do GENESYS-SE

Resultados e discussão GENESYS-SE Resultados e discussão Foram desenvolvidos alguns protótipos sobre a área de Educação à Distância (EAD), utilizando o GENESYS-SE, afim de testar e validar o protótipo. Foram três fatores que influenciaram na escolha da área da EAD para realização dos experimentos iniciais do GENESYS-SE: A disponibilidade de um especialista sobre o assunto; A crescente demanda pela implantação da EAD em diversas instituições de ensino; A carência de ferramentas de apoio à decisão que permitam a uma instituição de ensino verificar o quanto ela se encontra preparada para implantar a EAD.

GENESYS-SE Resultados e discussão Exemplos de Regras de Produção As Regras de Produção formam uma base de conhecimento que representa o conhecimento de especialistas em uma determinada área. Exemplos de Regras de Produção SE Disponibilidade = Sim E ProcessoEAD = Conhece E Relacionamento = Bom E CumprePrazos = Sim E HabilidadeTIC = Sim E NetEtiqueta = Sim E ExperienciaEAD = Sim E ConscienciaEAD = Sim ENTÃO PerfilDocente = Muito Preparado para EAD

Resultados e discussão GENESYS-SE Resultados e discussão Figura 3 – Exemplo de SE para classificação de perfil docente para EAD (Interface dos protótipos gerados pelo GENESYS-SE)

GENESYS-SE Conclusão O presente trabalho descreveu resumidamente o GENESYS-SE, que possui o objetivo de agilizar e auxiliar na construção de Sistemas Especialistas. Três sistemas da área de EAD foram desenvolvidos utilizando o GENESYS-SE como ferramenta e apresentaram os resultados almejados. Futuramente, Sistemas Especialistas em outras áreas de atuação da UFRRJ deverão ser construídos com o auxílio do GENESYS-SE, assim como outros sistemas para utilização no projeto MEMORE. Outras trabalhos futuros, são o aprimoramento do GENESYS-SE para lidar com bancos de dados, e possibilitar a integração de sistemas especialistas gerados por ele.

GENESYS-SE Agradecimentos