Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura

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Transcrição da apresentação:

Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende

PROGESTÃO MÓDULO IV

Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?

ENSINAR A APRENDER NA ESCOLA:O QUE SABEMOS HOJE? UNIDADE1 Objetivos Identificar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas.

Relacionar os princípios básicos que orientam a pratica pedagógica contemporânea. Destacar a motivação como fator central na escola de qualidade.

O que sabemos? Função da escola; Facilitar do acesso ao conhecimento; Promover o desenvolvimento dos alunos; Identificar o sujeito na construção do saber; Fatores que facilitam a aprendizagem;

TEORIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM ( correntes) BEHAVIORISTAS o ambiente é a variável mais forte na formação dos seres humanos; toda vez que aprendemos também nos desenvolvemos; Fatores internos – próprio sujeito.

Relação estabelecida entre os seres humanos e o ambiente; INTERACIONISTA Relação estabelecida entre os seres humanos e o ambiente; Considera fatores internos e externos;

GRUPOS Construtivistas – Piaget a formação dos seres humanos resulta da ação do sujeito sobre o ambiente em que vive. Sociointeracionistas – Vygotski tornamos seres humanos apenas na interação com outros seres humanos.

PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM História Autoconceito Aprendizagem Novos conhecimentos Elogios Aprendizagem vivenciada Repetição de forma interessante Aprendizagem – erros Estilo- cognitivo Aprender a aprender

MOTIVAÇÃO Interesse Curiosidade Conhecimento Empenho Força de vontade

PROFESSOR AJUDEM SEUS ALUNOS: Conhecer dificuldades; Identificar interesses e talentos; Conhecer mais sobre o assunto tratado; Diferentes abordagens; Diferentes estratégias de aprendizagem; Contexto de aplicação do conhecimento; Valorizar o que estão aprendendo; Proteger-se de distrações/sono/preguiça.

COMO FAZER? Sala organizada –concentração; Professores pacientes e competentes para lidar com erros; Aprendizagem desafiadora; Tarefas interessantes.

TRABALHO PEDAGÓGICO:AÍ ESTÁ O FOCO! UNIDADE 2 Objetivos Identificar os aspectos essenciais para o bom desempenho da escola.

Estabelecer as metas a serem contempladas na organização do trabalho pedagógico. Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimentos.

Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

Destacar os aspectos centrais da legislação que tratam do trabalho pedagógico e de sua organização. Definir o papel do gestor no desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade.

Orquestra – equipe escolar Maestro -gestor Partitura- PPP Arranjo na medida de seus alunos .

ESCOLA Compromisso; Trabalho coletivo; Liderança; Organização do trabalho escolar; Organização do ensino; Organização do tempo; Organização do espaço; Currículo; Perspectivas.

PRÁTICA PEDAGOGICA:TODO CUIDADO É POUCO! UNIDADE 3 OBJETIVOS Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos;

Lidar com a diversidade de questões que surgem na sala de aula, estabelecendo prioridades e intermediando e resolvendo conflitos, sempre que eles surjam na relação professor- aluno.

VISÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Organização e dinâmica da sala de aula; Planejamento; Regras; Disposição dos moveis e materiais ; Construção de espaço de aprendizagem; Interações sociais; Linguagem; Finalidades; Desafios; Representações.

AVALIAÇÃO:PRÁTICA A FAVOR DOS ALUNOS OU CONTRA ELES? UNIDADE 4 OBJETIVOS Identificar o processo de avaliação da aprendizagem como um instrumento de gestão.

Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los. Analisar, na LBD, a importância da avaliação em uma escola efetivamente democrática.

FOCO DO MÓDULO Concepção de ensino –aprendizagem Trabalho coletivo Sucesso e permanência do aluno Papel da liderança na organização escolar

AUTORES DO MÓDULO Marta Wolak Grosbaum Claudia Leme Ferreira Davis