Cursos a Distância em todo o Brasil www.institutoprominas.com.br 0800 283 8380 UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Projeto Político-Pedagógico
Plano de Trabalho Docente
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Metodologia Científica
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
POR QUE PLANEJAR!.
Elaboração de Projetos Culturais
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Afinal, o que é Planejamento?
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Projeto de Intervenção
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Plano de Trabalho Docente
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
Planejamento.
O papel do conteudista.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Prof. jose PLANEJAMENTO.
BEM-VINDOS!.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Iniciação Científica º Série/EM.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TEMA E PROBLEMA.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Aula – 4 Planejamento
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Célia Cruz | Renata Brunetti
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Elementos do plano de aula
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
O que é PROJETO EXECUTIVO
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Matriz de avaliação processual
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil NESTE SEMINÁRIO, APRESENTAREMOS UM PROJETO DE TRABALHO PARA QUE O ALUNO POSSA ARTICULAR SUA PÓS-GRADUAÇÃO COM UM PLANEJAMENTO, ATRAVÉS DO QUAL ELE PODERÁ RELACIONAR A SUA PRÁTICA ACADÊMICA COM A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil VÁRIOS ACADÊMICOS DO INSTITUTO PROMINAS TIVERAM SEUS PROJETOS PREMIADOS NAS INSTITUIÇÕES ONDE OS APRESENTARAM. GOSTARÍAMOS DE INCENTIVÁ-LOS A LEVAR ESTE PROJETO PARA O SEU AMBIENTE PROFISSIONAL, APRESENTADO-O E EXECUTANDO-O PARA QUE, COMO OS NOSSOS EX-ALUNOS, VOCÊS TAMBÉM TENHAM SUCESSO EM SUA CARREIRA.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil PROJETO DE TRABALHO PRÁTICAS ACADÊMICAS

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil IDENTIFICAÇÃO Selecionar a área da sua pós-graduação. 1.2 – Título do projeto: O título de um projeto deve expressar de forma concisa o seu conteúdo e sua finalidade. O projeto deve representar uma promessa de transformação de um dado recorte da realidade. O título deverá estar totalmente pertinente à sua área de Pós-graduação Selecionar a área da sua pós-graduação. 1.2 – Título do projeto: O título de um projeto deve expressar de forma concisa o seu conteúdo e sua finalidade. O projeto deve representar uma promessa de transformação de um dado recorte da realidade. O título deverá estar totalmente pertinente à sua área de Pós-graduação.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – Nome do idealizador: Coloque o nome da pessoa responsável pela ideia central do projeto. 1.3 – Nome do idealizador: Coloque o nome da pessoa responsável pela ideia central do projeto. 1 - IDENTIFICAÇÃO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Parte fundamental, essencial de um projeto, o contexto e a justificativa devem merecer, de você, maior rigor e cuidado. 2 – SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Por quê? Porque o idealizador do projeto deve explicitar as principais razões que tornam importante a realização do mesmo e o contexto que lhe dá significado e valor.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil A argumentação deve ser objetiva e concisa, além de representar o grau de conhecimento do idealizador sobre o assunto em foco, bem como convencer da possibilidade do empreendimento do projeto.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – OBJETIVO GERAL (O QUE QUEREMOS REALIZAR?) O objetivo geral deve expressar a(s) mudança(s) que se pretende realizar nas pessoas ou instituição. Deve servir de base para o estabelecimento de critérios de avaliação dos resultados esperados. A concretização do objetivo geral depende da realização dos objetivos específicos.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – OBJETIVOS ESPECÍFICOS (O que fazer?) Devem expressar as ações que, no conjunto, são necessárias para realização do objetivo geral. É importante que esteja clara a relação de causa e efeito entre cada objetivo específico e o objetivo geral. Cada objetivo específico deve resultar em ações. O conjunto dos objetivos específicos levará ao objetivo geral. Devem expressar as ações que, no conjunto, são necessárias para realização do objetivo geral. É importante que esteja clara a relação de causa e efeito entre cada objetivo específico e o objetivo geral. Cada objetivo específico deve resultar em ações. O conjunto dos objetivos específicos levará ao objetivo geral.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – RESULTADOS ESPERADOS (Onde chegar?) Os resultados esperados são a expressão objetiva da promessa transformadora do projeto. Os resultados esperados devem ser formulados em termos finalísticos, isto é, que novidades se pretende reconhecer nas pessoas ou instituições abrangidas em consequência do projeto. Os resultados esperados serão tomados como base para avaliação do sucesso ou fracasso do projeto. Os resultados esperados são a expressão objetiva da promessa transformadora do projeto. Os resultados esperados devem ser formulados em termos finalísticos, isto é, que novidades se pretende reconhecer nas pessoas ou instituições abrangidas em consequência do projeto. Os resultados esperados serão tomados como base para avaliação do sucesso ou fracasso do projeto.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil ABRANGÊNCIA E CONTEXTO (Onde atuar? A quem beneficiar?) Informa sobre o alcance do projeto, isto é, sobre as pessoas (quem são, número de envolvidos por categoria), instituições e localidades que dele se beneficiarão. A abrangência dá uma medida de relevância do projeto, do seu poder de influência no ambiente em que se realiza. Informa sobre o alcance do projeto, isto é, sobre as pessoas (quem são, número de envolvidos por categoria), instituições e localidades que dele se beneficiarão. A abrangência dá uma medida de relevância do projeto, do seu poder de influência no ambiente em que se realiza.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – PLANO DE AÇÃO (Como agir?) Ações referem-se ao que não se pode deixar de fazer para que o projeto se desenvolva. Para cada objetivo específico, devem ser detalhadas as ações que serão desenvolvidas ao longo do tempo previsto para o desenvolvimento do projeto.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil O número de ações por objetivo específico pode variar, podendo uma ação ocupar mais de uma semana, dependendo do tempo que exige para o seu desenvolvimento, em função da sua complexidade.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil É importante lembrar, também, que uma ação pode ser desdobrada em atividades.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil CRONOGRAMA (Quando agir?) Distribuir todas as ações do projeto e as tarefas ao longo do ano, indicando o período para a sua realização.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – DESDOBRAMENTOS DAS AÇÕES EM ATIVIDADES (Agindo.) Descrever as atividades que deverão resultar das ações programadas. Todo objetivo específico expressa uma ação necessária, portanto, a cada um deles deve estar associado pelo menos uma ação importante. Cada atividade representa uma contribuição específica ou mesmo original do idealizador. Descrever as atividades que deverão resultar das ações programadas. Todo objetivo específico expressa uma ação necessária, portanto, a cada um deles deve estar associado pelo menos uma ação importante. Cada atividade representa uma contribuição específica ou mesmo original do idealizador.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil O título expressa de forma concisa o conteúdo do projeto e a sua finalidade? O título sinaliza com clareza o que idealizador vai desenvolver? 1 - TÍTULO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Aponta a situação geradora que mobilizou a elaboração do projeto? Essa situação tem como base a realidade concreta da instituição? Para isso apresenta algum diagnóstico ou levantamento que sirva para melhor contextualizar a situação? Aponta a situação geradora que mobilizou a elaboração do projeto? Essa situação tem como base a realidade concreta da instituição? Para isso apresenta algum diagnóstico ou levantamento que sirva para melhor contextualizar a situação? 2 - SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  Os argumentos apresentados são convincentes?  Esses argumentos são suficientes?  Indica, ao final, em que a realização do projeto será útil à instituição?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  Há necessidade de se acrescentar algo para que o texto ganhe no seu esforço de persuasão?  O leitor, provavelmente, se sentirá convencido da relevância deste Projeto?  O texto está claro e coerentemente elaborado, com boa articulação das ideias, permitindo ao leitor apreender os propósitos?  Há necessidade de se acrescentar algo para que o texto ganhe no seu esforço de persuasão?  O leitor, provavelmente, se sentirá convencido da relevância deste Projeto?  O texto está claro e coerentemente elaborado, com boa articulação das ideias, permitindo ao leitor apreender os propósitos?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  O problema emerge da realidade da instituição?  Sua delimitação está clara e concisa de forma a subsidiar a elaboração de uma justificativa convincente e bem argumentada?  O problema emerge da realidade da instituição?  Sua delimitação está clara e concisa de forma a subsidiar a elaboração de uma justificativa convincente e bem argumentada?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  Ele está adequado, ou seja, corresponde a uma solução possível para o problema apresentado?  Ele apresenta uma perspectiva de desenvolvimento profissional? 3 – OBJETIVO GERAL

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Os objetivos específicos estão coerentes com o projeto? Há necessidade de os objetivos específicos serem revistos e reescritos? 4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  O projeto apresenta objetivos específicos que realmente levarão ao objetivo geral do projeto?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  Os objetivos específicos e as ações delineadas nas propostas conduzem a produtos relevantes para a Instituição?  As ações esperadas estão coerentes com o projeto?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  A formulação dos resultados retrata as novidades que pretende com o desenvolvimento do projeto?  Os resultados esperados arrolados na proposta são coerentes com as ações propostas e são significativos ?  A formulação dos resultados retrata as novidades que pretende com o desenvolvimento do projeto?  Os resultados esperados arrolados na proposta são coerentes com as ações propostas e são significativos ? 5 – RESULTADOS ESPERADOS

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Houve a identificação da clientela a quem se destina o projeto, quantas pessoas estão envolvidas? Informou quem são essas pessoas? Houve a identificação da clientela a quem se destina o projeto, quantas pessoas estão envolvidas? Informou quem são essas pessoas? 6 – ABRANGÊNCIA E CONTEXTO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  As ações apontadas são realmente as principais, tendo em vista o problema descrito?  Elas estão descritas de forma a atender/atingir realmente a concretização dos objetivos específicos da proposta de projeto? 7 – PLANO DE AÇÃO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil  Há uma articulação entre as ações, tendo em vista o problema apontado e o objetivo geral do Projeto?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil OS ITENS 7, 8 E 9 ESTÃO ENTRELAÇADOS ENTRE SI? ELES MOSTRAM COMO AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJETO DEVEM AGIR? FICOU CLARO COMO O PROJETO SERÁ AVALIADO PERANTE OS BENEFICIADOS?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Agora que vocês já possuem as informações sobre como realizar o projeto e já visualizaram todo o critério de avaliação, desejamos um bom trabalho!!

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Dúvidas e sugestões: ou pelo

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil REFERÊNCIAS BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, BARBOSA, Christian. A Tríade do Tempo. Campus CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos na empresa. Vol.1. São Paulo: Atlas, _______, Administração de empresas - uma abordagem contingencial. 3 ed. São Paulo: Makron Books, DRUCKER, Peter. Inovação e Espírito Empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil IIDA, ITIRO. Planejamento estratégico situacional. Brasília: SEBRAE, JURAN, J. M.; GRYNA, F. Controle da qualidade Handbook. São Paulo: Makron Books/ McGraw-Hill, v. 1 - Conceitos, políticas e filosofias da qualidade. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ed. Goiânia: Alternativa, LÜCK, Heloísa. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil MIZUNO, Shigueru. Gerência para melhoria da qualidade: as sete novas ferramentas de controle da qualidade. Tradução por MCG Qualidade em Sistemas. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Ed., PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político- pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, ROCHA, A. P. Projecto Educativo de Escola: administração participada e inovadora. Portugal: Edições Asa, SOUSA, J. V. de. A construção da identidade do sujeito no projeto político- pedagógico. In: FONSECA, M. & VEIGA, I. P. A. (orgs.) Dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus: 2002.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil STONER, J.A.F. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 6 a ed. São Paulo: Libertad, VEIGA, I. P. A. (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico, 6ª ed. Campinas: Papirus, 2003, p