IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ETAPAS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, DEFINIÇÃO DE MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO 1. Identificação das variáveis de segmentação e segmentação de mercado.
Advertisements

AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Os quatro Ps do Marketing
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Marketing Varejo e Serviços.
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços Evandro Brandão Barbosa.
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
SERVIÇO COMO PRODUTO Serviços são atos e desempenhos experimentados e não possuídos Lovelock, Wirtz & Henzo Mesmo quando há componentes físicos Refeição.
Diferenciação e Posicionamento (II)
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
Diferenciação e Posicionamento
Marketing Internacional
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
AS VENDAS NA NOVA ERA Cleber Domingues.
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Estratégias de Segmentação
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Organização Industrial
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PREÇO – O que é e como fazer?
Concorrência “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrotas; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece.
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
O Impacto do Preço e do Valor Percebido na Competitividade das Empresas 57o Congresso ABM Prof. Lino Rodrigues Filho FEA-USP SBK
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
Introdução Ao Marketing
O QUE É UMA MARCA ?.
Mix de Marketing O Produto
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Brand Equity.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
DEFINIÇÃO DE MARKETING
MARKETING GLOBAL - EAD ANÁLISE COMPETITIVA.
PLANEJAMENTO.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Posicionamento High-Tech
Segmentação e Posicionamento de Mercado
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Marketing de Relacionamento
Cadeia de Valor.
“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”
Aula 2: Sobre a aula anterior:
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
SEGMENTAÇÃO.
DISTRIBUIÇÃO.
CONCORRÊNCIA.
POSICIONAMENTO COMPETITIVO
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
O QUE É UMA MARCA ?. Uma MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma combinação desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma.
Posicionamento da oferta ● As empresas estão constantemente tentando diferenciar suas ofertas ao mercado da de seus concorrentes. ● Elas sonham com novos.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Transcrição da apresentação:

IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS MARKETING GLOBAL - EAD IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS

Diferenciação por produtos Dependendo do produto, as empresas podem diferenciá-los mais ou menos, de acordo com algumas características tais como: consistência, durabilidade, parâmetros de design, facilidade de manutenção, confiabilidade, segurança, espaço, desempenho, aparência, dentre outros. Exemplo: Muitos consumidores de carros pagam preços mais altos pelo BMW devido à sua elegância e desempenho, embora não seja tão econômico.

DIFERENCIAÇÃO POR SERVIÇOS Os serviços ligados à compra de determinado produto é diferenciado no mercado, em função da personalidade, cada vez mais, exigente do cliente em todo o processo de compra. Alguns parâmetros são analisados tais como: atendimento, entrega rápida, manutenção barata, instalação simplificada, treinamento para o cliente e técnicos que irão utilizar o produto. Exemplo: Algumas indústrias de equipamentos diferenciam suas ofertas oferecendo treinamento para o cliente. Algumas concessionárias oferecem serviços de reparos de alta qualidade para o cliente, mesmo que venda seu automóvel por um preço mais alto.

DIFERENCIAÇÃO POR FUNCIONÁRIOS O ponto primordial é contratar e treinar funcionários melhores que os de seus concorrentes. As empresas obtêm vantagem competitiva à medida que os seus funcionários de linha de frente estejam devidamente preparados para atender às necessidades e desejos dos consumidores. Exemplo: A força de vendas de algumas organizações tem como lema a compreensão, a comunicação clara e alegre e o atendimento aos pedidos e problemas dos clientes.

DIFERENCIAÇÃO POR IMAGEM As organizações precisam estabelecer no mercado imagens e marcas que as diferenciem dos seus concorrentes, mostrando e comunicando os benefícios dos produtos e serviços. Alguns pontos devem ser sinalizados na imagem da empresa. São eles: imagem marcante, diferenciada, criativa, reconhecida, simbolizando qualidade etc. Exemplo: Uma instituição bancária, como o Itaú, desenvolve logotipos e símbolos que causam o reconhecimento instantâneo, sendo comunicado através de propagandas que mostram personalidade da empresa e da marca.

VANTAGENS COMPETITIVAS POTENCIAIS Segundo Ferrel e outros (2000, p.239): “a empresa que tiver a sorte de descobrir várias vantagens competitivas potenciais deverá escolher aquelas que efetivamente serão incluídas em sua estratégia de posicionamento além de decidir quantas e quais diferenças irá promover”.

ERROS POTENCIAIS DAS EMPRESAS - Subposionamento: as empresas não têm capacidade de se posicionar no mercado. Ex: Algumas empresas de produtos constatam através de pesquisas de mercado que os compradores têm apenas uma idéia superficial ou nenhuma sobre o produto e a empresa. - Superposionamento: as organizações fornecem aos consumidores uma imagem superficial e limitada dos produtos e serviços. Ex: Muitas vezes o consumidor pode conhecer apenas uma linha de produtos mais caros de uma determinada empresa, enquanto a mesma possui uma linha similar com preços mais competitivos.

ERROS POTENCIAIS DAS EMPRESAS - Posicionamento confuso: algumas empresas deixam o cliente com uma imagem confusa da marca. Exemplo: Algumas empresas se jogam no mercado com estratégias de marketing confusas de marca, gerando diminuição nas vendas e lucros baixos.

PRÉ-REQUISITOS PARA AS DIFERENÇAS Acessibilidade: os consumidores podem ou não pagar por essa diferenciação. Importância: essa diferenciação proporciona para o cliente benefícios altamente valiosos na decisão da compra. Comunicabilidade: toda diferenciação da empresa em relação aos seus concorrentes apresenta sinalizações visíveis e comunicativas para os clientes.

PRÉ-REQUISITOS PARA AS DIFERENÇAS Superioridade: a diferenciação se torna superior a outras maneiras que o cliente poderia obter determinado benefício. Rentabilidade: as organizações podem introduzir no mercado a diferenciação junta com a lucratividade. Antecipação: as empresas devem formular estratégias para que os concorrentes não copiem as diferenciações com facilidade. Distinguibilidade: as empresas devem oferecer para os clientes as diferenciações de maneira mais distinta e peculiar em relação aos concorrentes.