Prof. Mário Vasconcellos

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Transcrição da apresentação:

Prof. Mário Vasconcellos ANÁLISE DOCUMENTAL Prof. Mário Vasconcellos

Análise Documental A análise documental constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, seja complementando informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema. (LUDKE e ANDRÉ, 1986); O trabalho de análise já se inicia com a coleta dos materiais, não é acumulação cega e mecânica. A medida que colhe as informações, o pesquisador elabora a percepção do fenômeno e se deixa guiar pelas especificidades do material selecionado (LAVILLE; DIONE, 1999). As vezes são os documentos as únicas fontes que registram princípios, objetivos e metas de um objeto em análise. Certamente, os documentos revelam concepções explícitas e subjacentes de determinados objetos de pesquisa. Por exemplo, os documentos podem revelar dinamicidade e complexidade de uma determinada concepção de uma política pública.

Definição de Documento Documento: base de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser utilizado para consulta, estudo ou prova.

Definição de Pesquisa Documental Pesquisa documental – é aquela realizada a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos. Os documentos podem ser de fontes primárias e secundárias; fontes escritas ou não. Fontes escritas: documentos oficiais, planos, programas, projetos, diagnósticos, livros, artigos, etc Fontes não escritas: fotos, filmes, audiovisuais.

Fontes e Tipos de Documentos Fontes: Arquivos Públicos e Particulares, Órgãos do governo (secretarias, departamentos, escolas, delegacias, etc) ou do setor privado, Órgãos de estatística, etc. Tipos: Documentos oficiais- leis, ofícios, etc. Publicações parlamentares- debates, documentos, atas, relatórios etc. Documentos jurídicos- registros de nascimentos, casamentos, mortes; escrituras de compra e venda; falência e concordatas; testamentos, inventários etc. Iconografia (descrição e conhecimento de imagens, retratos, quadros ou monumentos, particularmente dos antigos) Publicações Administrativas: relatórios, planos, programas, projetos, etc. Documentos Particulares: correspondências, diários, Estatísticas: IBGE, Secretarias Estaduais, etc.

Iconografia Fotografias Objetos Canções folclóricas Vestuário Folclore Outros Documentos Iconografia Fotografias Objetos Canções folclóricas Vestuário Folclore

Fontes estatísticas A coleta e elaboração de dados estatísticos está a cargo de vários órgãos particulares e oficiais, entre eles: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), IBOP (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Departamentos municipais e estaduais de estatísticas, etc. Os dados coletados são diversos, entre eles: Características da população: idade, sexo, cor, escolaridade, etc; Fatores que influem no tamanho da população: habitat rural e urbano. Migração, etc; Fatores econômicos: mão de obra economicamente ativa, desemprego, produto interno bruto, etc; Moradia: número e estado das moradias, infra-estrutura, etc; Meios de comunicação: rádio, televisão, telefone, etc;

Fontes estatísticas Cabe lembrar que as fontes estatísticas são bastante abrangentes, também menos precisas. Os principais fatores que levam a erro são: negligência; forma de coleta de dados; definição dos termos; informações recolhidas dos interessados. Diversas são as formas pelas quais as estatísticas podem ser utilizadas pelos pesquisadores, mas as três a seguir são as principais: correlação entre uma pesquisa limitada e os dados censitários; estudo baseado exclusivamente na análise e interpretação de dados existentes; utilização dos dados estatísticos existentes para a verificação de uma teoria social em sua obra;

Procedimentos Definir os documentos que serão analisados Definir claramente os conceitos e termos a serem analisados nos documentos Ler e interpretar os diferentes significados que os documentos escritos (e não escritos) – parágrafos, sentenças, tabelas, gráficos, fotos, etc. – possuem Fazer uma relação entre a interpretação realizada e conceitos e termos definidos na pesquisa Re-elaborar (ou confirmar) os conceitos e termos definidos para análise à luz da interpretação realizada.

Prova concreta de dados Permite independência do pesquisador Vantagens Prova concreta de dados Permite independência do pesquisador Trabalho de pesquisa em escritório Maior separação entre o sujeito e o objeto da pesquisa

Grande volume de informação a ser analisada Desvantagens Grande volume de informação a ser analisada Dificuldade de acesso à documentação Incongruência entre os dados levantados Trabalho isolado Interpretação concentrada no pesquisador