Direito Ambiental - Emanuel Dhayan (Especialização - Gestão Urbana) II – Evolução dos modelos de Estado. Evolução das dimensões dos direitos (direito ambiental).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua.
Poder constituinte, estado de exceção e direito de resistência: olhando os recentes movimentos de insurreição Aluno: Allan Mohamad Hillani Vínculo: PIBIC/Fundação.
Políticas para Diversidade Cultural no Brasil
CERESAN/CPDA/UFRRJ e CONSEA UFF / Ryerson University
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Controle Jurisdicional de Políticas Públicas Eduardo Vilar.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Gestão Orientada para Resultado
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
VI – Responsabilidade administrativa - Autoridade administrativa : cumprir a lei de ofício -Antes da Lei 9605/98 (Art 25 e 70) e Dec 3179/99 / Art 14 da.
Independência dos EUA.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Controle social dos recursos públicos
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ! CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ!
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
O TCU e o controle dos gastos públicos
CONTROLE EXTERNO Convencionou-se denominar de Controle Externo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração.
Lei de Responsabilidade Fiscal
Quatro dimensões do papel da sociedade civil no combate à corrupção e na promoção da boa governança Bruno Wilhelm Speck, diretor de pesquisa da Transparência.
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
Diálogo Público: Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Acre TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO INSTITUTO SERZEDELLO CORRÊA Palestra: Dia.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Perspectivas futuras para as licitações Marçal Justen Filho.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Controle de Gastos Públicos
Analista de Controle Externo
Aula III Fontes no Processo Civil Brasileiro. O direito processual e suas fontes.
Argüição de descumprimento de preceito fundamental. Lei 9.882/99.
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Secretaria de Comunicação
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Aula II A tutela cautelar.. Onde encontrar? CPC – arts. 796 a 889.
Segurança de Dados no MAER.
1 I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos Brasília, Setembro de 2004 Workshop 2 Regulação de Serviços Públicos Jerson Kelman.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA COMO PARTICIPAR Aula 2 TANIA R. MENDES ATL – DPL/DC.
COMISSÕES FASE DE INSTRUÇÃO Tania Rodrigues Mendes – Diretora do Departamento de Comissões Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP CURSO DE.
A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
A ANÁLISE CRIMINAL E A INTELIGÊNCIA POLICIAL
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
Transcrição da apresentação:

Direito Ambiental - Emanuel Dhayan (Especialização - Gestão Urbana) II – Evolução dos modelos de Estado. Evolução das dimensões dos direitos (direito ambiental). Crises do Estado. 1. Revolução Francesa (Passagem do Estado Absolutista para o Estado de Direito - Liberal) a) Triunfo do Terceiro Estado (Estado incorpora anseios dessa classe)

b) Primeiro elenco de direitos ( liberdade x abolição da escravatura / papel negativo do Estado) c) Problemas do Estado Liberal Capitalismo e as relações de produção Abertura no campo da cidadania com a democracia liberal Dentro do jogo político trazer novas demandas (promoção)

2. Estado Social de Direito Mantém os direitos liberais e incorpora os sociais Papel positivo do Estado Benefícios para a burguesia : avanços econômicos / impedir as tensões sociais Estado de direito nem sempre foi democrático

3. Estado Democrático de Direito Social e democrático Igualdade material e democracia participativa Participação popular para decidir os rumos do Estado Proteção ao meio ambiente (3.ª geração de direitos) Estado de Direito Ambiental (Canotilho)

O juiz federal Francisco Barros decidiu pela demolição dos 04 (quatro) últimos andares em toda a parte que contém 08 (oito) andares, para que possa ser preservado o direito estético e paisagístico do local e do ambiente onde se verifica a construção, em benefício de toda a coletividade.

A Justiça Federal condenou o Município de Florianópolis, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a implantarem um sistema de tratamento de esgoto adequado em toda a região do Canto do Lamin, em Canasvieiras, Norte da Ilha de Santa Catarina. A sentença é do juiz Zenildo Bodnar, da Vara Federal Ambiental de Florianópolis. As obras devem estar concluídas no prazo de um ano. Cabe recurso ao TRF da 4ª Região, em Porto Alegre. O julgado foi proferido em ação civil pública da Associação dos Moradores de Canasvieiras e do Ministério Público Federal contra o Município, a Casan e a Funasa. O juiz entendeu que houve omissão do poder público em adotar políticas para assegurar o preser vação ambiental e a saúde da população. A proteção do meio ambiente é um dever fundamental, que exige de todos agir solidário em prol da natureza, afirmou Bodnar na decisão.

O Ministério Público Federal no Ceará pediu a despoluição das praias de Fortaleza no prazo de 60 dias por meio da apresentação de metas e de um plano de trabalho pela Prefeitura de Fortaleza e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O STJ determinou, em 7 de fevereiro deste ano, que o município de Fortaleza e a Cagece regularizem o sistema de esgoto para evitar a poluição das praias da capital cearense.O STJ se referia a uma ação civil pública ajuizada pelo procurador da República Francisco de Araújo Macêdo Filho, que cita a degradação da orla marítima verificada desde (Com informações da Procuradoria da República no Ceará).

Reserva do possível Cumpre advertir, desse modo, que a cláusula da "reserva do possível" - ressalvada a ocorrência de justo motivo objetivamente aferível - não pode ser invocada, pelo Estado, com a finalidade de exonerar-se, dolosamente, do cumprimento de suas obrigações constitucionais, notadamente quando, dessa conduta governamental negativa, puder resultar nulificação ou, até mesmo, aniquilação de direitos constitucionais impregnados de um sentido de essencial fundamentalidade.

__ Constituição Federal (Art. 225) (Bloco de constitucionalidade). Poder público e coletividade. EIA / RIMA. Educação Ambiental (9795/99). Substâncias : Risco para a qualidade de vida e o meio ambiente. Sanções penais, administrativas e civis

4. Crises do Estado a) soberania una, indivisível e inalienável. poder centralizado que exerce o monopólio da força centro único e autônomo de poder monismo jurídico normas e comportamentos para todos os habitantes sistema econômico nacional auto-sustentável

b) financeira cidadão independente de sua situação social tem direito a ser protegido através de prestações públicas estatais. crise fiscal: aumento da carga fiscal

c) constitucional - abertura comercial - desregulamentação do mercado - flexibilização das leis trabalhistas

d) democrática democracia e cidadania ligadas ao Estado a idéia de comunidade política que se auto- governa e é capaz de determinar seu próprio futuro, imanente a noção de democracia, fica em grande medida esvaziada diante da dinâmica das relações forças e ideologias da globalização pode a regra da maioria resistir a um movimento transnacional ? é possível civilizar e democratizar as estruturas de governo global e regional ?