SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Faculdade Estudos Sociais do
FACULDADE METROPOLITANA
Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
ENADE DEAES/INEP/MEC.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO Bob Verhine UFBA / FAPESB / CONAES
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Monitoria GDI Aula Prática
Simone Braz Ferreira Gontijo
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Fundamentos Legais da Avaliação
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
INEP Florianópolis Maio/2008. INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR

SISTEMA INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS/MOMENTOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL 1. ARTICULA REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO 2. PROPICIA A COERÊNCIA DA CONCEPÇÃO GERAL DA AVALIAÇÃO COM OS OBJETIVOS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR 3.

NACIONAL 1. 2. 3. ENVOLVE TODAS AS IES DO PAÍS VALORIZA O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMA FEDERAL E SISTEMAS ESTADUAIS 2. COMBINA ASPECTOS GERAIS COM O RESPEITO À IDENTIDADE E DIVERSIDADE INSTITUCIONAIS 3.

AVALIAÇÃO 1. 2. É UMA ATIVIDADE COMPLEXA QUE ENVOLVE MÚLTIPLOS INSTRUMENTOS DIFERENTES MOMENTOS DIFERENTES AGENTES É UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE IDENTIFICAÇÃO DE MÉRITO E VALOR 2.

EDUCAÇÃO SUPERIOR 1. 2. 3. É MAIS AMPLO QUE ENSINO TRANSCENDE O DESEMPENHO E RENDIMENTO, BUSCANDO OS SIGNIFICADOS MAIS AMPLOS DA FORMAÇÃO 2. PÕE EM QUESTÃO A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS IES 3.

PRINCÍPIOS NORTEADORES RESPONSABILIDADE SOCIAL RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DO SISTEMA RESPEITO À IDENTIDADE INSTITUCIONAL GLOBALIDADE CONTINUIDADE COMPROMISSO FORMATIVO PUBLICIDADE

CARACTERÍSTICAS PARTICIPAÇÃO INTEGRAÇÃO RIGOR INSTITUCIONALIDADE

PROCESSOS DO SINAES A - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA AUTO-ESTUDO PARECER DA AVALIAÇÃO EXTERNA PARECER CONCLUSIVO DA CONAES PERFIL INSTITUCIONAL

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DO SINAES? AUTO-AVALIAÇÃO ORIENTADA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO ENADE

INSTRUMENTOS DE INFORMAÇÃO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CADASTRO DAS INSTITUIÇÕES E CURSOS SISTEMAS DE REGISTRO DA CAPES, SEMTEC E OUTROS QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS PDI OUTROS

ENADE – EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - 1 REUNIRÁ INFORMAÇÕES SOBRE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS DAS ÁREAS; CONHECIMENTO SOBRE CONTEÚDOS BÁSICOS E PROFISSIONALIZANTES QUESTÕES TRANSDISCIPLINARES

ENADE -2 CARACTERÍSTICAS: APLICAÇÃO TRIENAL POR GRUPOS DE ÁREAS; APLICAÇÃO POR AMOSTRAGEM; APLICAÇÃO NO FINAL DO PRIMEIRO E DO ÚLTIMO ANO DO CURSO; PROVA QUE PERMITA COMPARABILIDADE; CONCEITOS EM CINCO NÍVEIS COM PADRÃO MÍNIMO.

ARTICULAÇÃO COM A REGULAÇÃO ETAPAS INCLUÍDAS NO SINAES: Autorização Reconhecimento de curso Renovação de reconhecimento de curso Credenciamento de instituição Re-credenciamento de instituição O PARECER CONCLUSIVO DA CONAES É VINCULATIVO NO PROCESSO REGULATÓRIO

CONAES O QUE É FUNÇÕES INSTÂNCIA NACIONAL CARÁTER COLEGIADO DELIBERATIVO VINCULADO AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO FUNÇÕES COORDENAR O SINAES ARTICULAR AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO ASSEGURAR A QUALIDADE E COERÊNCIA DO SINAES PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO PERMANENTE DO SINAES

COMO SERÁ CONSTITUÍDA A CONAES? Terá 13 membros nomeados pelo Presidente da República e pelo Ministro da Educação; Nomes deverão ter reconhecimento nacional e envolvimento com a área de avaliação ou educação superior; INEP e CAPES terão um representante cada; SESu, SEMTEC e Ensino a Distância deverão ter um representante cada; Estudantes, Técnicos e Professores terão um representante cada.

O QUE MUDA? CRIAÇÃO DA CONAES PARA: a) coordenar o processo b) integrar os instrumentos c) estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões d) definir política de recrutamento e capacitação de avaliadores

O QUE MUDA -2 2. AVALIAÇÃO SUBSTITUI VERIFICAÇÃO (comissões ganham novo papel); 3. ADEQUAÇÃO DE INSTRUMENTOS EXISTENTES À NOVA FILOSOFIA; 4. ENC SERÁ SUBSTITUÍDO PELO ENADE, COM APLICAÇÃO TRIENAL PARA GRUPOS DE ÁREAS;

O QUE MUDA - 3 6. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TORNA-SE O EIXO CENTRAL DO SISTEMA 7. AUTO-AVALIAÇÃO COMO ETAPA PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO EXTERNA 8. META-AVALIAÇÃO PERIÓDICA 9. FIM DOS RANKINGS A PARTIR DO EXAME

O QUE MUDA - 4 10. INCORPORAÇÃO DE INDICADORES QUALITATIVOS A TODOS OS INSTRUMENTOS 11. INFORMAÇÃO À SOCIEDADE ATRAVÉS DE PERFIS INSTITUCIONAIS E DE CURSOS E NÃO SIMPLESMENTE ATRAVÉS DE CONCEITOS

COMO SABER QUAIS SÃO AS BOAS INSTITUIÇÕES O INEP disponibilizará as informações no seu Cadastro de Instituições e Cursos; Cadastro elaborará perfil anual dos cursos e instituições, incorporando dados legais, acadêmicos, censitários e avaliativos, publicizando ainda trechos de pareceres das comissões de avaliação para orientação do público.

A QUEM A AVALIAÇÃO ATENDE? Às próprias IES, no desenvolvimento da auto-consciência institucional, na definição da missão, de seus planos, métodos e trajetória; Ao governo e a seus planos de desenvolvimento e políticas públicas; Aos alunos e futuros alunos À sociedade como um todo

COMO SERÁ FEITA A META-AVALIAÇÃO? Através de seminários periódicos e de estudos que apontem para a) a utilidade; b) a exatidão; c) a viabilidade; e d) a propriedade dos métodos e instrumentos utilizados

QUEM DEVE AVALIAR Comissões de pares constituídas por INEP e SESu; Pessoas com habilidades e conhecimentos relativos à avaliação e à educação superior; Nos processos internos, todos os envolvidos, inclusive alunos, ex-alunos e a comunidade externa, coordenados pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs).

OBRIGADO PELA ATENÇÃO

Quem deve fazer a avaliação Quem deve fazer a avaliação? A avaliação deve ser conduzida por pessoas que possuam (a) competência em metodologia de pesquisa ou técnicas de análise de dados b) compreensão do contexto social e do objeto da avaliação (c) habilidade para desenvolver boas relações humanas com indivíduos ou grupos envolvidos com a avaliação; (d) integridade pessoal; (e) objetividade (f) uma estrutura conceitual capaz de integrar as habilidades anteriores.

ETAPAS DO SINAES CONAES ORIENTA A AUTO-AVALIAÇÃO; CPAs FAZEM AUTO-AVALIAÇÃO E SUBMETEM RELATÓRIOS; INEP ENVIA COMISSÕES PARA AVALIAÇÃO IN LOCO; RELATÓRIOS DAS COMISSÕES SERÃO ENVIADOS À CONAES PARA PARECER CONCLUSIVO; PARECER CONCLUSIVO ENCAMINHADO À SESU PARA FINS DE REGULAÇÃO