ESPAÇOS CULTURAIS NAS PERIFERIAS URBANAS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Advertisements

Políticas para Diversidade Cultural no Brasil
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Fast Show.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Giuseppe Dutra Janino, PMPGiuseppe Dutra Janino, PMPjulho/2012.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Controle de Gastos Públicos
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
PROJETO DE CADASTRAMENTO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO
Gestão de Pessoas com Deficiência Trajetória e Desafios
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental – MMA.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
PL 757/2011 Política Nacional de Cultura Viva Contribuições da SCDC/MinC e IPEA set/2012.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
2011 a 2014.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
A ANÁLISE CRIMINAL E A INTELIGÊNCIA POLICIAL
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
Transcrição da apresentação:

Cid Blanco Jr - Diretor de Infraestrutura Cultural – Secretaria Executiva

ESPAÇOS CULTURAIS NAS PERIFERIAS URBANAS: UMA NOVA VISÃO DE ACESSO À CIDADANIA Nos dias de hoje, as grandes e médias cidades brasileiras concentram serviços das mais diversas áreas em regiões específicas, muitas vezes sem fácil acesso de transporte público, impedindo que grande parcela da população possa desfrutar desses equipamentos. Alternativas como centros de múltiplas atividades ou mostras e festivais com atrações gratuitas em diversos bairros das cidades são cada dia mais comuns nos grandes centros urbanos brasileiros, como proposta de acesso as atividades culturais por parte da população moradora das periferias.

Entretanto, onde estão os espaços para que essa população possa se reunir para discutir e produzir sua própria cultura? Aonde os grupos de teatro, as bandas de rock, os grafiteiros, os cantores de hip hop e os grupos de dança de rua se encontram para trabalhar sua própria arte e discutir a cultura alternativa das ruas? São poucos os centros comunitários ativos, que permitem que suas comunidades usufruam desse espaço como local de integração e produção de suas artes. A ausência de espaços públicos adequados, ou mesmo de áreas livres para a construção, fez com que muitos desses espaços dessem lugar a novos equipamentos, muitas vezes mesclando usos e mostrando que um local, inicialmente visto como exclusivo de atividades culturais, também podia ter suas funções ampliadas, sem perder as características originais.

ESPAÇO MAIS CULTURA NAS OBRAS DO PAC FAVELAS Quando do lançamento do Eixo Infraestrutura Social e Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento, em 2007, a urbanização de grandes complexos de favelas foi considerada prioridade. Nesse momento, os Ministérios das Cidades e da Cultura desenvolveram uma proposta de qualificação dos centros comunitários das favelas que seriam urbanizadas, resultando no projeto dos Espaços Mais Cultura. O Espaço Mais Cultura integra o Eixo Cultura e Cidades do Programa Mais Cultura e visa a construção e fornecimento de mobiliário e equipamentos para espaço de múltiplas funções em áreas de grande vulnerabilidade social. Bibliotecas, videotecas, salas de oficinas, cineteatros, salas de aula, cozinhas comunitárias, estúdios de gravação e mixagem, espaços abertos para manifestações folclóricas, são alguns dos exemplos dos equipamentos que estão sendo construídos nas 14 favelas selecionadas. Outros 26 Espaços Mais Cultura estão em construção em cidades carentes de equipamentos culturais e mais 12 estão em fase de conveniamento. Além dos Espaços estão sendo construídas 7 Bibliotecas Mais Cultura.

14 Espaços Mais Cultura estão sendo construídos nas cidades: Maceió São Paulo Recife Curitiba Campo Grande Salvador Florianópolis São Luis Rio de Janeiro Palmas Santos Natal 87 ações em 70 municípios de 18 Estados + DF: R$ 89,9 milhões

Centro de Convivência, Comunicação e Cultura – Espaço Mais Cultura Rocinha - RJ

Espaço Mais Cultura Palmas - TO

Espaço Cultural CIC – Espaço Mais Cultura Curitiba - PR

Espaço Cultural - Espaço Mais Cultura Campo Grande - MS

Biblioteca Parque Manguinhos – Biblioteca Mais Cultura Manguinhos - RJ

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA A Praça dos Esportes e da Cultura - PEC é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. Idealizada em conjunto pelos Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, a Praça integra num mesmo espaço físico programas e ações setoriais destes Ministérios, visando a promoção da cidadania e a redução da pobreza nos territórios onde será implantada. Foram desenvolvidos 3 projetos de referência (700m², 3.000m² e 7.000m²), com um programa básico.

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA 401 Praças em 361 municípios de 26 Estados + DF: R$ 900,7 milhões R$ milhões 388 Praças em 358 municípios de 26 Estados + DF: R$ 874 milhões

700m²

700m² Modelo 700m² 14

700m² 15

700m² 16

700m²

700m² TÉRREO 1º ANDAR 18

700m² 2º ANDAR 3º ANDAR 19

700m² TERRAÇO

3.000m²

3.000m² 22

3.000m² 23

3.000m² 24

3.000m² 25

3.000m²

3.000m²

3.000m²

3.000m²

3.000m²

7.000m²

7.000m² 32

7.000m² 33

7.000m² 34

7.000m² 35

7.000m²

7.000m² 37

7.000m² 38

7.000m² 39

7.000m² 40

PROGRAMA USINAS CULTURAIS O Programa Usinas Culturais é uma proposta do Ministério da Cultura no âmbito do Fórum Direitos e Cidadania da Presidência da República, que objetiva a realização de investimentos em infraestrutura e programação cultural em áreas de alta vulnerabilidade social, visando especialmente: o exercício dos direitos, a promoção dos valores da cidadania e da diversidade cultural, o desenvolvimento local e regional por meio da economia criativa. O Fórum Direitos e Cidadania tem por objetivo debater, propor e articular ações relacionadas à redução da desigualdade, à valorização da diversidade sociocultural e étnica, à garantia dos direitos humanos e ao fortalecimento dos valores de cidadania e da autonomia das pessoas. O Programa Usinas Culturais será realizado no Distrito Federal e nos 134 municípios brasileiros com maior número de homicídios, incluindo as 26 capitais, municípios do entorno e interior do país.

AÇÕES DO PROGRAMA 1ª Etapa: Adequação de espaços, aquisição de equipamentos e ações de mobilização social Plano de trabalho definido pelo proponente 2ª Etapa: Ações de Usinagem Plano de Trabalho definido em conjunto com o MinC, que deverá contemplar necessariamente: Parceria com a sociedade civil e participação social Formação de Agentes culturais Ações de estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento Ações voltadas aos ciclos de criação, difusão e fruição de bens e serviços culturais. 201 espaços até 2014: R$ 70,5 milhões

PROGRAMA USINAS CULTURAIS 52 espaços em 52 municípios de 17 Estados: R$ 14,2 milhões - 35% do total R$ milhões

PRÓXIMO PASSOS Espaço Mais Cultura: lançar nova seleção em março de 2012 para municípios com menos de 50 mil habitantes participantes do SNC Praça dos Esportes e da Cultura: finalizar o processo de contratação e começar as inscrições no Curso à Distância em Gestão de Equipamentos Públicos em fevereiro de 2012 Programa Usinas Culturais: finalizar o processo de conveniamento dos 52 municípios habilitados e lançar nova seleção em fevereiro para os 83 proponentes que não foram habilitados na 1ª Seleção

Diretor de Infraestrutura Cultural Secretaria Executiva Cid Blanco Junior Diretor de Infraestrutura Cultural Secretaria Executiva Ministério da Cultura do Brasil cid.blanco@cultura.gov.br http://www.pracas.cultura.gov.br http://www.cultura.gov.br/usinas