POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Advertisements

PLANO DE GESTÃO.
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Sistema Nacional de Defesa Civil: Articulações Insterinstitucionais 3 Seminário Nacional Sobre Saúde em Desastres Verena Martins Lellis Goiânia-GO , 12.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
Ministério da Cultura.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Proposta de Resolução Parâmetros e critérios para transferências de recursos do cofinanciamento federal para a oferta do Serviço de Proteção em Situações.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Administração publica central. O Presidente do Conselho de Ministros é um título usado pelo chefe de governo dos estados de Itália, Polónia, Portugal.
Conceito de PROTEÇÃO E defesa civil
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PALESTRA: LBA Maio 2003.
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Sistema Nacional de Defesa Civil
Curso Básico de Defesa Civil Coordenação Estadual de Defesa Civil
A Defesa Civil O que é Defesa Civil?
SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
DISPOSIÇÕES LEGAIS PERTINENTES A DEFESA CIVIL
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
COORDENADORIAS MUNICIPAIS
A DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE DEFESA CIVIL Habitações Saudáveis e Desastres
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Política Nacional do Meio Ambiente
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
JCN 1.
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Sistema Nacional do Meio Ambiente
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS DA ANA
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Regulamentação da Lei /2012 Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA MARÇO/2014.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária –
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos.
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão. Acompanhamento da Gestão Áreas de Atuação: Acompanhamento das Contas de Governo; Gestão do Sistema de Ética.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL PNDC Aprovada pela Resolução CONDEC nº2, de 12DEZ94 - DOU de 02JAN95 Alterada pela Resolução CONDEC nº 4, de 02JUL99 - DOU de 21JUL99

OBJETIVOS DA DEFESA CIVIL GERAL : REDUÇÃO DE DESASTRES ESPECÍFICOS :  Promover a defesa permanente contra desastres  Prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas por desastres e recuperar áreas por eles deterioradas  Atuar na iminência/situações de desastre  Articulação e coordenação do SINDEC

REESTABELECIMENTO DA NORMALIDADE PROGRAMAS  Prevenção de desastres  Preparação para emergências e desastres MINIMIZAÇÃO  Resposta aos desastres  Reconstrução REESTABELECIMENTO DA NORMALIDADE

INSTRUMENTOS RECURSOS FINANCEIROS PLANEJAMENTO SINDEC

SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL SINDEC Sistema único responsável pela planificação, articulação, coordenação e gestão das atividades de defesa civil, em todo o território nacional Decreto Nº 5376, de 17 de fevereiro de 2005

SINDEC - CONSTITUIÇÃO  Órgãos e entidades da Administração Pública Federal  dos Estados (26) e do Distrito Federal  dos Municípios (5.512 aproximadamente)  entidades privadas e comunidades Sob coordenação da Secretaria de Coordenação de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional

SINDEC - ESTRUTURA Conselho Nacional de Defesa Civil - CONDEC ÓRGÃO SUPERIOR  Representantes dos Ministérios  alguns órgãos da estrutura da Presidência da república Secretaria Nacional de Defesa Civil SEDEC ÓRGÃO CENTRAL

Coordenadorias Regionais de Defesa Civil - CORDEC SINDEC - ESTRUTURA Coordenadorias Regionais de Defesa Civil - CORDEC ÓRGÃOS REGIONAIS Órgãos de Defesa civil dos Estados, Distrito Federal e as Comissões Municipais de Defesa Civil ÓRGÃOS ESTADUAIS Órgãos e entidades da administração pública Federal envolvidos nas ações de Defesa Civil ÓRGÃOS SETORIAIS

SINDEC - ESTRUTURA Órgão e entidades públicas, estaduais e municipais, como também as entidades privadas que venham a prestar ajuda aos órgãos integrantes do SINDEC ÓRGÃOS DE APOIO

SINDEC - ESTRUTURA PRESIDENTE CONDEC DA REPÚBLICA SEDEC FUNCAP CORDEC (SUDENE) SIEDC

SINDEC - OBJETIVOS  PLANEJAR E PROMOVER A DEFESA PERMANENTE Desastres : Naturais, Provocados e/ou mistos  ATUAR NA IMINÊNCIA - SITUAÇÃO DE DESASTRES  SOCORRER E ASSISTIR POPULAÇÕES ATINGIDAS  RECUPERAR ÁREAS ATINGIDAS POR DESASTRES  PREVENIR OU MINIMIZAR DANOS

SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL SIEDEC Sistema vinculado ao Corpo de Bombeiros Militar, tendo por finalidade coordenar o planejamento e a execução, no âmbito do Estado, das medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas às populações e bens ameaçados ou atingidos por calamidades públicas

Conselho Estadual de Defesa Civil - CONEDEC SIEDEC - ESTRUTURA Conselho Estadual de Defesa Civil - CONEDEC ÓRGÃO SUPERIOR ÓRGÃO CENTRAL Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC Comandos das Unidades Bombeiros Militar ÓRGÃOS REGIONAIS

Coordenadorias Municipais de Defesa Civil - COMDEC SIEDEC - ESTRUTURA Coordenadorias Municipais de Defesa Civil - COMDEC ÓRGÃOS MUNICIPAIS ÓRGÃO de APOIO Núcleo de Defesa Civil NUDEC

SIEDEC - ESTRUTURA GABINETE DO GOVERNADOR CEDEC COREDC COMDEC NUDEC