César Coll. César Coll Juan Ignácio Pozo Os Conteúdos Procedimentais devem proporcionar aos alunos autonomia para analisar e criticar os resultados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
AVALIAÇÃO: a prova em questão
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Plano de Ensino Plano de aula
Reflexão do Professor.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Formas de Planejamento
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Sobre o conteudo apresentado. Conteudo suficiente.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Currículo por competências: da teoria à prática
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Introdução INTRODUÇÃO
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
O Impacto da Organização Escolar no Desempenho dos seus Alunos
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Estratégias informais de cálculo
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Jornal como Recurso Didático
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Replicação Metas Curriculares de Português
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Controle da Qualidade Total
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
Planejamento de Marketing
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
Plano de Ensino Plano de aula
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
3º Momento Resultados Simare 2014
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
Professor(es) Apresentador(es):
Didática da Alfabetização
Controle da Qualidade Total
4.4 Implementação e Operação
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Programação em Scratch
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

César Coll

Juan Ignácio Pozo

Os Conteúdos Procedimentais devem proporcionar aos alunos autonomia para analisar e criticar os resultados obtidos e os processos colocados em ação para atingir as metas a que se propõem nas atividades escolares.

A consideração dos Conteúdos Procedimentais no processo de ensino é de fundamental importância, uma vez que permite incluir conhecimentos que têm sido tradicionalmente excluídos do ensino.

Exemplos: Documentação, organização, comparação dos dados, argumentação, verificação, revisão de textos escritos, dentre outros tantos e fatores.

Os tipos de procedimentos Procedimentos mais ou menos Destrezas,técnicas e estratégias Procedimentos e componente matriz e cognitivo Algoritmo e Heurísticos algoritmo Heurísticos

Habilidades e o saber fazer Facilitar o acesso dos alunos a esses bens é uma tarefa que todos os centros escolares devem assumir como prioridade.

Erros de procedimentos no currículo -Técnicas,métodos e recursos -Conceito

Aprendizagem dos procedimentos "Saber fazer fazendo"

Como os procedimentos são ensinados?

Avaliação da aprendizagem dos procedimentos Conhecimento suficiente relativo ao procedimento e o uso da aplicação desse conhecimento em situações específicas.

Academia de Ensino Superior 1ª Turma de Pedagogia-Noturno 2º Semestre Currículo e Avaliação II Profª Luciana Platero

Alunas