20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PROEJA Transiarte Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos.
Pedagogia da pesquisa-ação
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Universidade de Aveiro
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Contexto de Educação a Distância
Referências.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto EJA & Inclusão Digital
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Mediação e Relações Pedagógicas
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Sugestão de Atividade:
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Novas Tecnologias no EJA,
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Perguntas de Modelação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
Multimídia e Comunicação Educativa
Ensinando e Aprendendo com as TIC
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Construindo o PROEJA no DF – aproximando escolas e construindo referenciais para a política pública Renato Hilário dos Reis Remi Castioni Lúcio França.
Experiências do Grupo NUTED
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
TV ESCOLA.
Alfabetizando com informática
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Aparecida de Fátima Costa Orientação: Profª. Dra. Maria Antonieta Alba Celani.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
Desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada a educação profissional: Identidades dos sujeitos, currículo integrado, Mundo do trabalho e ambientes/mídias.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância A MODALIDADE MISTA DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO A ARTE DIGITAL COLABORATIVA INTEGRADA AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância Curitiba 06-09 de Outubro de 2014 Lucio Teles – Faculdade de Edução Universidade de Brasilia - UnB ------

A Educação de Jovens e Adultos – EJA - é um grande desafio para a sociedade brasileira Populacao do pais com 200 milhões de habitantes e destes, um total de 65 milhões – um terço da população não completaram o ensino básico O Estudante EJA: aquele que trabalha de dia e estuda a noite Taxa de presença – taxa de evasão Taxa de evasão: 60 a 70%

Projeto PROEJA-Transiarte Produção de arte digital colaborativa como forma de aprendizagem curricular Transiarte como uma variedade de ciberarte Trabalho de grupo colaborativo Desenvolvimento de uma identidade cultural de grupo Suporte ao processo de aprendizagem curricular Postada e modificada no ciberespaço (Creative Commons)

Fi Fig. 1 – Site www.proejatransiarte.ifg.edu.br

Produções são efetuadas a partir da experiencia e vivencia dos alunos Este modelo de trabalho facilita a motivação e promove inclusão digital dos participantes Apoia a criatividade dos alunos a partir da producao da arte digital como videoclipes artisticos, musicas criadas por alunos, poemas digitais, todos no formato colaborativo Conteúdo produzido se relaciona com areas curriculares como em matematica, física, historia, biologia, outras Produções são efetuadas a partir da experiencia e vivencia dos alunos Estudantes acessam o trabalho de casa ou LAN houses para ler e discutir novamente na sala de aula ------

Fig. 2 A produção da transiarte

Pergunta da pesquisa O processo de pesquisa-ação implementado pelo projeto PROEJA-Transiarte promoveu mudanças na Escola EJA? Se sim, como foram identificadas estas mudanças? Metodologia de pesquisa: Pesquisa ação (Lewin, 1946; Barbier, 2007) que promove mudança em ambientes sociais e educacionais Coleta de dados: observacao participante, diario de bordo, analise da producao artistica dos participantes Dois vídeos produzidos pelos estudantes são discutidos: no currículo de historia e geografia

FIG. 3 O professor de historia discute a produção do video “Encontro de Gerações”

A evasão nas salas de aula do transiarte foram de 25% (inferior à evasão da escola de 70%) A Escola se transformou e no momento outras cinco escolas EJA solicitam a participação no projeto PROEJA-Transiarte Análise de dois videos produzidos nas disciplinas de História e Geografia. Historia: um candango relata sua historia de chegada a Brasília em 1958 e o que fez na construcao da cidade. No curriculo está o Periodo da historia do Brasil de JK, de 1956 a 1961. Geografia: um problema local que atinge a escola, um esgoto Aberto que causa mal cheiro é localizado e sao discutidos as noções de espaço, localização do esgoto, longitude e latitude

Referências ANGELIM, Maria; HILÁRIO, Reis ; BRUZZI, Rita. A Pesquisa-ação no PROEJA-Transiarte. In CASTIONI, Remi; HILÁRIO, Reis & TELES, Lúcio (2012). PROEJA-Transiarte: Construindo Novos Sentidos para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores. Brasília: Editora Verbena. BARBIER, Renée (2007). A pesquisa-ação. Brasília: LiberLivro Editora. LEWIN, Kurt. Action Research and Minority Problem. Journal of Social Issues Volume 2, Issue 4, pages 34–46, November 1946 MACHADO, Arlindo (2005). Arte e mídia. Rio de Janeiro: Zahar Editor. SANTAELLA, Lucia (2008). Navegando no ciberespaço. São Paulo: Editora Paulus. Teles, I. Garland, and X. Wang, Fostering Creativity Through Cross-Disciplinary Collaboration in an Online Dance Course. Proceedings of the CSCL - Computer Supported Collaborative Learning Conference, 1999, Palo Alto, CA. Thomas, D. and Seely Brown, J. A new culture of learning . Lexignton, KY: Douglas and Seely Brown. 2011, ISBN: 13:978- 1456458881 VENTURELLI, Suzete and TELES, L. (2008). Introdução à Arte Digital. Brasília: Creative Commons Brasil. Availabe at http://www.fe.unb.br/quem-e-quem/docentes/l/lucioteles/minhas- publicacoes/artedigital.pdf/view Accessed on 18/03/2014. ZIM, Aline. Criando Transiarte: a produção do vídeo Tribus. In CASTIONI, Remi; HILÁRIO, Reis & TELES, Lúcio 2012). PROEJA-Transiarte Construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores. 1. ed. Brasília: Editora Verbena, 2011.