Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro Agosto 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização e Técnicas Comerciais
Advertisements

Quadro Institucional de Resseguros Origem e situação atual
Diretoria de Crédito e Recuperação de Ativos JUL/2002 CUSTO JURÍDICO NO CRÉDITO IMOBILIÁRIO.
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Fontes de Recursos e Custos de capital
Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: Relatório da administração, demonstrações.
Miguel Fonseca de Almeida
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Disciplina: Administração Mercadológoica
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
1 Ministério da Fazenda SUSEP - Superintendência de Seguros Privados 1 Marco Regulatório do Mercado de Resseguros Murilo Matos Chaim Ministério da Fazenda.
Uma estratégia democrática e criativa para a reforma trabalhista
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
FINANÇAS CORPORATIVAS
FÓRUM TÉCNICO RISCOS PATRIMONIAIS E RESSEGUROS
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
“Miguel Roberto Soares Silva”
EFICIÊNCIA QUE MOVE O MERCADO..
SISTEMA MONETÁRIO.
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
RESSEGURO: BREVE INTRODUÇÃO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Conheça o novo SPB Conheça o novo SPB
Eduardo Henrique Altieri
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Miguel Fonseca de Almeida
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
Administração de Empresas Pessoais
Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008.
Planejamento Estratégico
14 de agosto de 2014 SUSEP/DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS Subcomissão de Riscos Tema para Discussão 2: Políticas DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS.
Transferência de Risco de Longevidade
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 2 – 1/03/2006 Professores: Márcio Garcia Márcio Janot.
Gestão de Meios de Hospedagem
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 3 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 08/03/2004.
NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Miguel Roberto Soares Silva "O Seguro Incêndio no Brasil" Parte II Funcionamento do Mercado Segurador Brasileiro.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
NOVA REALIDADE DO SEGURO DE PESSOAS São Paulo - 24 de setembro de 2006.
Agenda ANBIMA/BNDES de Apoio ao Mercado de Capitais de Renda Fixa Atraindo recursos privados para o financiamento dos investimentos de longo prazo Ministro.
1T07 | 1 Resultados Consolidados 1º trimestre de maio de 2007 Unibanco e Unibanco Holdings, S.A. Relações com Investidores.
Seguro Garantia. O que é seguro? “Contrato aleatório, pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo.
5ª MOSTRA STATÍSTICA ATUÁRIA.
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
O Mercado de Resseguros no Brasil
Contabilidade das IF e Atuariais
Ambiente Financeiro Brasileiro
Administração Financeira Prof. Ms. Nilo Valter Karnopp
SISTEMA COOPERATIVO DOS TAXISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANERO.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
Tempo Capital de Terceiros Capital Próprio Ativos do Negócio Valor de Mercado do Negócio Mantidas constantes as demais variáveis a alavancagem financeira.
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
CLIENT LOGO Regulação de Sinistros Daniel Cappello, Líder para Sinistros na Marsh Brasil e Armando Char, Consultor Senior em Sinistros 27 de Outubro de.
0 Programas Mundiais, Regionais e Multilatinas (Visão dos segurados e corretores) São Paulo, 28 de outubro de 2015.
Administração Financeira Dividendos. Conceito Tipos.
Preferências do acionista
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
Palestra InfoPLD Eficiência Econômica e a Formação de Preço de Curto Prazo no Setor Elétrico São Paulo, 05 de março de 2012.
Agosto/2015 DISCUSSÃO MEDIDA PROVISÓRIA Nº 678/2015.
Transcrição da apresentação:

Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro Agosto 2007

Perguntas mais freqüentes O que ocorrerá com os Prêmios? Aumento ou Redução das Taxas? Comportamento das Franquias? Aumento ou Redução? O Processo será mais Transparente? Qualidade e Quantidade de Informações? Quando iniciar o Processo? Clausulados? Mais Restritivos ou Compreensivos? Surgirão Novas Coberturas e Opções de Seguros? Como se dará a Regulação de Sinistros? Como se dará a Participação do Segurado no Processo de Contratação do Resseguro? Como fica o Risco de Crédito? As Regras para Abertura do Mercado atenderão aos Anseios e Demandas do Segurado?

O que ocorrerá com os Prêmios? Aumento ou Redução das Taxas? Abertura do mercado ressegurador Brasileiro O que ocorrerá com os Prêmios? Aumento ou Redução das Taxas? Fator cíclico Tendência de atrair grande interesse = maior competição = provável redução de taxas em determinados segmentos/ramos Avaliação mais criteriosa, podendo haver percepções negativas a determinados riscos, resultando em elevação dos prêmios. Soft market Hard market t

Comportamento das Franquias? Aumento ou Redução? Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Comportamento das Franquias? Aumento ou Redução? Expectativa de não haver grandes mudanças. Comportamento das franquias tende a acompanhar a evolução cíclica do mercado. Possibilidade de criar combinações de diferentes estruturas de franquia/retenção de risco. Tendência do mercado: evitar as chamadas “Perdas Normais ou Esperadas” e prover cobertura para evento ou eventos “Fora da Curva”.

O Processo será mais Transparente? Abertura do mercado ressegurador Brasileiro O Processo será mais Transparente? Maior visibilidade da eficiência no processo: Fim do clássico “A Culpa é do IRB.” Caberá à seguradora, utilizando os meios que melhor lhe convier, decidir sobre a visibilidade da operação.

Qualidade e Quantidade de Informações? Quando iniciar o Processo? Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Qualidade e Quantidade de Informações? Quando iniciar o Processo? A. Comparativo entre uma colocação de papéis (ações, levantamento de financiamentos / empréstimos) e colocação de resseguro Quanto mais informações de qualidade Maior conforto e interesse dos resseguradores B. Interessante manter um canal de comunicação aberto/constante: “Relação de Longo Prazo” C. Quanto mais cedo, melhor! Dar tempo para digestão pelos diversos resseguradores e eventual retorno para discussões.

Clausulados? Mais Restritivos ou Compreensivos? Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Clausulados? Mais Restritivos ou Compreensivos? Necessário diferenciar: Clausulado de Seguro x Clausulado de Resseguro Mercado aberto dará muito mais oportunidades para se buscar condições “sob medida” Eventual flexibilização dos clausulados de resseguro podem influenciar clausulados de seguro Obtenção de condições que atendam as demandas dos segurados dar-se-á na medida em que se consiga negociar com seguradores e resseguradores

Surgirão Novas Coberturas e Opções de Seguros? Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Surgirão Novas Coberturas e Opções de Seguros? Sim ! Abertura irá despertar interesses, criatividades, necessidades ... “Processo Natural” C. Por demanda do segurado Por iniciativa da seguradora

Como se dará a Regulação de Sinistros? Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Como se dará a Regulação de Sinistros? A. A lei prevê importante proteção ao segurado contra o risco de insolvência da seguradora, ao permitir o pagamento direto dos resseguradores ao segurado (ao invés à massa liquidando da seguradora) B. “Follow the Fortune” – É importante que se definam com clareza os casos de aplicação da regra e suas exceções. C. Segurança quanto à participação do ressegurador no processo, para evitar conflitos posteriores com a seguradora, podendo atrasar ou dificultar o recebimento da indenização pelo segurado. D. Importante que o segurado exija que as regras estejam pré-definidas. E. Tendência é de prestação de melhores serviços (“amarras de empresas estatais”).

Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Como se dará a Participação do Segurado no Processo de Contratação do Resseguro? A. 2 contratos distintos: Seguro e Resseguro Segurado Seguradora Seguradora Ressegurador B. O segurado tem o direito de indicar agentes de sua preferência, cabendo à seguradora decidir de acordo com sua política. Contrato de seguro Contrato de resseguro

Como fica o Risco de Crédito? Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Como fica o Risco de Crédito? Regras ainda a serem definidas pela SUSEP quanto ao rating dos resseguradores. Hoje, risco de crédito é do IRB Brasil Re (“Bonus do Monopólio”). No mercado aberto, será das seguradoras.

Abertura do mercado ressegurador Brasileiro As Regras para Abertura do Mercado atenderão aos Anseios e Demandas do Segurado? A. Preocupações no que tange a competitividade : Limite de utilização de mercados em paraísos fiscais Limite de utilização de mercados com mais de 5 anos de constituição / operação Retenção de reservas nos País dos resseguradores admitidos e eventuais O volume das garantias dos Resseguradores Admitidos Limite do percentual de cessão aos Resseguradores Eventuais B. Operacionalidade da Oferta Preferencial Caso tenha mais de um ressegurador local, a seguradora será obrigada a trabalhar com todas ? Há risco de se reduzir a concorrência de seguradora caso não exista interesse em trabalhar com determinada resseguradora.

Muito Obrigado!