Qualidade da Política Pública Apresentação para o seminário: Agenda Nacional de Gestão Pública Ciro Biderman Dezembro, 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DA PREVIDÊNCIA PRIVADA NO BRASIL
Advertisements

Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Cap A Intervenção do Estado na Economia: A Política Fiscal
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS
Assessoria Econômica da FEDERASUL
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006
Ciência Política e Teoria do Estado
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Visão Empresarial da Caprinovinocultura
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
Profª Dra. Vera Peroni - PPGEDU/UFRGS
Defendemos: A redução do déficit da previdência dos servidores públicos como instrumento da redução do desequilíbrio fiscal e da injustiça social; Uma.
Formação Política Hoje
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Caso “o que há de novo em redes inteligentes?”
Dilemas da institucionalização de políticas sociais em 20 anos de Constituição Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato Universidade Federal Fluminense
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Balanço da Atuação do Governo
Políticas públicas e cidadania
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Teoria da Contabilidade
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
PNAGE - BACelso TavaresSefaz Seminário. PNAGE - BACelso Tavares Os Desafios O Quadro de Desigualdades Exige a presença de um Estado forte, promotor de.
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Instituto de Economia – UFRJ
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
44ª Assembleia Nacional da Assemae
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Macroeconomia Política Fiscal
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
Seminário “O Futuro da Previdência no Brasil” Organização MPS / IPEA 16 e 17 de março de 2011 Panorama Internacional da Previdência Social Jorge Cezar.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
NME – Novos Modelos de Empresas
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
REFORMA SANITÁRIA.
Regras Institucionais e Inovação no Sistema de Proteção Brasileiro: Décadas de 1990 e 2000 Seminário Políticas de Saúde e Proteção Social – Escola Nacional.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
Tópicos Contemporâneos de Administração
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Sistema Econômico / Organização Econômica
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Estado, Democracia, Cidadania: instituições políticas no Brasil
Sistema de atenção suplementar no brasil
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
Mudança no Regime Fiscal: Proposta para discussão Bernard Appy dezembro de 2013.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
BOM DIA.
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE FARMÁCIA DO PLANALTO CENTRAL – FARMPLAC
Transcrição da apresentação:

Qualidade da Política Pública Apresentação para o seminário: Agenda Nacional de Gestão Pública Ciro Biderman Dezembro, 2009

Brevíssima revisão Getúlio a Juscelino: Estado investidor; teoria da industria nascente. Ditadura Militar: Aprofundamento do modelo com criação paralela de mecanismos de mercado. Redemocratização: Mudança do perfil de governo produtor para o governo fornecedor de bens e serviços sociais.

O gasto social Hoje em dia o gasto social brasileiro está entre os mais altos do continente. O Bolsa Família foi capaz de distribuir renda reduzindo consideravelmente o número de indigentes. A distribuição nas demais classes permanece difusa.

Gasto Progressivo Se não é possível ter uma arrecadação progressiva, a distribuição pode se dar no gasto. Gastos progressivos incluem gastos privados: como garantir a eficiência do governo? Como melhorar a qualidade do gasto (progressivo)?

Saúde A descentralização gerada pelo SUS permitiu avanços consideráveis. Como avançar a partir de agora? O problema de dano moral: como universalizar o sistema reduzindo o custo para todos (proposta de Obama). Em um sistema universalizado, como aumentar a competitividade?

Educação Principal causa da má distribuição. Gasto compatível com países desenvolvidos (mas abaixo dos tigres asiáticos). Distribuição (superior versus demais) incompatível com países desenvolvidos ou em desenvolvimento (fator de 10+ no gasto por aluno) Avanço do sistema privado: exames de qualidade – como manter?

Previdência Com uma transição demográfica favorável continuamos em déficit. Alterações recentes têm reduzido o peso do setor público mas continua sendo esse o principal gargalo. Dentro da previdência pública temos enorme disparidade – como alterar esse equilíbrio político? Sistema de capitalização – uma utopia ou uma falsa solução?

Habitação O Brasil avançou acima da média da América Latina em redução da pobreza mas abaixo da média em condições habitacionais. Estamos em um equilíbrio perverso? Favelas versus habitação de baixa renda: injustiça horizontal?

Transporte A opção pelo transporte privado em detrimento do transporte de passageiros. A opção pelo caminhão em detrimento do trem. Efeitos de espalhamento. A não utilização da CIDE.

Conflitos Distributivos Em qualquer decisão de política pública geram- se ganhadores e perdedores: –Usuários do sistema privado de saúde versus usuários do sistema público. –Estudantes de universidade versus estudantes de outros níveis. –Previdência pública versus previdência privada. –Moradores irregulares versus moradores regulares. –Usuários do transporte privado versus usuários do transporte público.

Abrindo a caixa preta dos gastos Sabemos o total de recursos mas não a sua divisão: a divisão funcional ou contábil não resolve o problema (em geral). Como alterar a variável dependente –salários, prêmio aos salários –eficiência do gasto –instituições

Abrindo a caixa preta dos gastos Os dados referem-se à execução ex post mas não dizem nada a respeiro da implementação/gerenciamento. A possibilidade aberta pela CGU: –Qualificando instituições (conselhos) –Compreendendo a gestão pública –Transparência

Política partidária e política pública A decisão de gastos é dos políticos. Em democracia, há punição para má gestão ou pela decisão regressiva? Como os partidos se organizam? Há ainda currais eleitorais? Como vincular gastos e votos?