CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Modelo Assistencial Brasileiro
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Programa de Reestruturação
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
“Um Novo Sistema de Informação”
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Política Estadual de Cirurgias Eletivas
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Campinas (SP) 14 a 16 de Maio de contratualizaçãocontratualização Avaliação e Aperfeiçoamento da Operacionalização.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Avaliação e Aperfeiçoamento da Operacionalização
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
COMISSÃO ESTADUAL - FILANTRÓPICOS
CÂMARA DE SAÚDE.
FUNDAP PARCERIAS PARA O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Ministério da Cultura.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS – SUS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Reunião Ordinária outubro/2013. Principais Problemas Listados Sistema apresentando inconsistências na tabela diferenciada e na aba pactuações; Filas de.
PORTARIAS PNHOSP E IGH Política Nacional de Atenção Hospitalar e Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar.
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE REGIÕES DE SA Ú DE – OUTUBRO/2007.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
REDE HOSPITALAR DE SANTAS CASAS E FILANTRÓPICOS BRASILEIROS HOSPITAIS ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS SUS TOTAL SUS LEITOS
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELO SUS (CHAMAMENTO PÚBLICO) Lina Márcia Wainer Di Pilla SUM/SGE.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Faturar ou Informar: eis a questão Novo Dilema do Século 21.
Subcomissão Especial destinada a analisar e diagnosticar a situação em que se encontram as Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Orientações e fluxo para contratualização dos Filantrópicos Unidade Hospitalar PT GM/MS Gestor Municipal de Saúde Interesse em comum Estudar em conjunto:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE LUIZ MARIA RAMOS FILHO COORDENAÇÃO DE REGIÕES DE SAÚDE CRS/SES/SP Maio/09 1

Contratação x Contratualização São termos sinônimos, mas tem sido empregados nas seguintes situações: - Contratação = pagamento por produção, até o limite do teto - Contratualização = pagamento por valores pré-fixados

FLUXO DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CADASTRO NECESSIDADE COMPLEMENTAR DE CONTRATAÇÃO TERMO DE COMPROMISSO ENTRE ENTES PÚBLICOS OUTROS NÍVEIS DE GOVERNO PRÓPRIAS UNIDADES PÚBLICAS DE SERVIÇOS PPI CAPACIDADE INSTALADA DESENHO DE REDE SIM NÃO CONVÊNIO

(Prioridade na Contratação) (Organizações Sociais) NECESSIDADE COMPLEMENTAR DE CONTRATAÇÃO CONTRATOS CONVÊNIO PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS (Prioridade na Contratação) PRIVADAS COM CHAMAMENTO PÚBLICO (inexigibilidade) LICITAÇÃO (LEI Nº 8666) CONTRATO DE GESTÃO (Organizações Sociais) NÃO SIM FLUXO DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS FIM DO PROCESSO

Contratualização de Hospitais Filantrópicos Ministério da Saúde – Pt GM nº 1721, de 21/09/2005, criou o Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos e estabeleceu critérios para adesão e cálculo de incentivo. Nº limitado de unidades Hospitais selecionados pelo MS/SAS e publicados no DOU.

Contratualização de Hospitais Filantrópicos Objetivo da contratualização A contratualização é entendida como o conjunto de regras negociadas que passam a reger o relacionamento entre gestor e prestador de serviço abrangendo, necessariamente, metas físicas e qualitativas.

Contratualização de Hospitais Filantrópicos Universo Hospitais privados sem fins lucrativos certificados como entidades filantrópicas, que não se caracterizam como Hospitais de Ensino ou de Pequeno Porte e Hospitais Psiquiátricos, objeto de políticas específicas.

Contratualização de Hospitais Filantrópicos Orçamentação Teto MAC IAPI INTEGRASUS+IAC (etapa de adesão em parcela única e etapa de contratualização 1/12) = Valor total orçamentado

Contratualização– proposta de pagamento Ministério da Saúde MC – fixo AC – por produção até o limite do teto FAEC – por produção aprovada SES-SP MC e AC – fixos

Contratualização de Hospitais Filantrópicos Do valor da média complexidade (100%), o pagamento deve se dar: 90% - fixo 10% - variável (de acordo com o cumprimento das metas)

Contratualização de Hospitais Filantrópicos Plano Operativo Metas físicas (FPO); Metas qualitativas (comissões, capacitação); Adoção das Políticas prioritárias do SUS; Sistema de Avaliação das Metas; Prazo de vigência e de revisão.

Contratualização de Hospitais Filantrópicos Monitoramento Criação de Comissão de Monitoramento (DRS + Prestador + Gestor Municipal) Avaliar o cumprimento das metas Propor alterações de acordo com as demandas da PPI ou demandas extraordinárias.

Contratualização de Hospitais Filantrópicos Revisões do Teto Reajustes adicionais pelo MS ou Gestor; Remanejamento de demanda entre serviços; Reajuste de tabela – SES/SP adota os mesmos critérios do MS: mesma série histórica de produção utilizada para o cálculo do impacto e mesmo período de vigência; Demandas da PPI.

Políticas Estaduais A SES-SP além de fixar também o valor do teto de AC para os Hospitais Filantrópicos selecionados para este Programa, estendeu aos demais serviços sem fins lucrativos (filantrópicos ou não) a fixação do teto de média e de alta complexidade, com elaboração de Plano Operativo determinando metas físicas e de qualidade.

Políticas Estaduais a escolha do prestador definida pelos CGR´s; Pró-Santa Casa II valor de repasse e número de prestadores integrantes, variável e baseado na população do CGR; a escolha do prestador definida pelos CGR´s; 70% repasse pela SES/SP e 30% pelos Municípios. Incremento de serviços ou atendimento de necessidades regionais sem compor teto fixo

Quantitativos de contratos por tipo – SES/SP (mai/09)