PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
LEARNING ORGANIZATION
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Repensando a Logística
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Tendências do mercado Consumidor
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
O papel estratégico do e-commerce
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
A Importância do Estudo do Comportamento Organizacional
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
GESTÃO EMPRESARIAL UMA QUESTÃO DE SOBERANIA UMA QUESTÃO DE TECNOLOGIA
1.1. VG Nome da empresa/ VISÃO GERAL VG
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
conhecimentos em resultados
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Administração de Empresas Pessoais
Estratégia Organizacional
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Gabriel Bastos Machado
Unidade 4 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Carlos Visão Global Social
Repensando a Logística
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Repensando a logística
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
DISTRIBUIÇÃO.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças

Conteúdo Programático desta aula Análise dos cenários locais e globais Processo constante de mudanças Comportamento do consumidor

Análise de Cenários Vamos fazer uma reflexão sobre os diversos cenários globalizados e a velocidade das mudanças, alterando comportamentos e atitudes, gerando novas tendências e obrigando as organizações a criarem sistemas de informação sofisticados e atualizados. Ainda, vamos avaliar as condições dos mercados locais, regionais e globais, para entender de que forma podemos enfrentar as constantes alterações nas posturas e reações dos consumidores e a melhor forma de relacionamento com cada segmento.

Evolução Histórica no processo de relacionamento com o cliente 1970 1990 2000 2010 Produto Cliente Relacionamento Retenção

FILME “ REAÇÃO DO CONSUMIDOR”

Análise de Cenários Vamos falar um pouco sobre a globalização e seus efeitos nas organizações e nos consumidores. Comecemos pelas principais vantagens que nós, consumidores, passamos a ter com a aceleração do processo globalizante.

Isso mesmo!!! Muito mais alternativas de produtos e serviços, gerando a queda dos preços, decorrente do aumento da oferta. Com isso, nos tornamos mais exigentes e seletivos, buscando as melhores oportunidades.

FILME “CLIENTE EXIGENTE”

Os fornecedores, por sua vez, passaram a ter a necessidade de conquistar seus clientes todos os dias, oferecendo produtos e serviços de qualidade a preços competitivos. Para isso, precisam criar e manter processos de gestão apoiados em sistemas de informação, e suas decisões focadas, essencialmente na capacidade de atender às necessidades e desejos dos seus consumidores.

FILME “DESEJO DE CONSUMO”

Ganhamos todos, pois é assim que conseguimos conquistar todos os nossos sonhos de consumo e as empresas melhoram seus processos e garantem a sustentabilidade.

O processo de globalização acelerou-se nos últimos anos, impulsionado pelo avanço da tecnologia da comunicação, permitindo que todos tenham acesso instantâneo às informações, independente da sua localização geográfica.

A internet, assim como os modernos equipamentos de telefonia, agilizam a chegada de dados de todas as partes do mundo, numa velocidade cada vez mais elevada e com qualidade impecável.

FILME “VELOCIDADE DE INTERNET”

Se, por um lado, isso pode ser visto como elemento de crescimento e desenvolvimento das organizações, ao mesmo tempo eleva muito a necessidade de investimentos maciços em sistemas de informação, capazes de fornecer elementos para que os gestores tenham base de apoio em seus processos decisórios, pois a concorrência está cada vez feroz.

Filme “Concorrência feroz”

Além disso, será sempre essencial que as empresas trabalhem olhando sistematicamente para o futuro, de curto, médio e longo prazos, preparando-se para todas as alterações do mercado que possam afetar os seus negócios. Esse processo deve compreender como e em que velocidade se processam as mudanças, de forma a preparar as empresas para se manterem competitivas.

“Gerenciar bem uma empresa é gerenciar para o futuro; e gerenciar para o futuro é gerenciar informação”.

FILME “VISÃO DO FUTURO”

Os administradores tem como principal e intransferível missão a tomada de decisões. Podem organizar equipes que dêem suporte e consigam realizar todas as ações necessárias para a continuidade das organizações, mas não podem delegar a qualquer outra pessoa a sua função básica de DECIDIR.

E, para tomar as decisões mais adequadas, será essencial ter as informações certas. Para isso, o administrador deverá organizar um sistema de informações que permita coletar dados que se sejam transformados em informações de valor e que dêem suporte aos processos decisórios.

No entanto, não é tarefa simples organizar processos de coleta e tratamento de dados, como veremos nas próximas aulas. Até lá!