O caso da Eletronorte I Encontro de Gestão

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Transcrição da apresentação:

O caso da Eletronorte I Encontro de Gestão Experiências de Gestão na Administração Pública EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO POR RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS O caso da Eletronorte por Marco Leite Rio de Janeiro, 23 de Junho de 2006.

Geração de Energia Elétrica pelo Mundo - 2005 4º Russia Reino Unido 9º 889 5º Canadá 6º 383 588 UK Alemanha França 580 China 546 8º 2º 3º Estados Unidos 1472 Japão Japão 1º 7º Índia 1033 3864 577 10º Brasil 328 Principais Produtores de Eletricidade do Mundo (em TWh)

Matriz Elétrica Nacional - 2005 Fonte: MME

PARTICIPAÇÃO NA ENERGIA ASSEGURADA

CRIAÇÃO: Junho de 1973 ELETRONORTE Para conduzir estudos e construir projetos de abastecimentos elétrico na região amazônica, foi criada a Centrais Elétricas do Norte do Brasil – ELETRONORTE. Manaus Belém Recife Salvador Brasília Rio de Janeiro São Paulo PARÁ AMAPÁ AMAZONAS ACRE RONDÔNIA TOCANTINS MARANHÃO RORAIMA Cuiabá MATO GROSSO ELETRONORTE CHESF FURNAS ELETROSUL Boa Vista Macapá São Luiz Palmas Porto Velho Rio Branco Porto Alegre TUCURUÍ 58% do Território Nacional 100% da Amazônia Legal 09 Estados da Federação CRIAÇÃO: Junho de 1973 POPULAÇÃO ATENDIDA: 14 milhões de pessoas

O ‘NOVO’ MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

Contratos Norte Interligado: Celpa, Cemar e Celtins. Albrás, Alumar, CVRD Alunorte, CCM Norte Isolados: CEA, Ceron, Eletroacre, Bovesa Nordeste: Cepisa, Coelce, Cosern, Saelpa, Celb, Celpe, Ceal, Energipe, Coelba Centro Oeste: Cemat, Enersul, Celg e CEB Sudeste: Cemig, Escelsa, Cerj, Light, Bandeirante, Eletropaulo, Elektro, CPFL, Bragantina, Caiuá, EEVP, Nacional, Pirantininga Sul: Copel, Celesc, CEEE, AES Sul

Nossos conhecidos e brasileiríssimos: PQGF e PNQ. Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF – desde 1997 Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ desde 1991 2 Estratégia e Planos 90 3 Cidadãos e Sociedade 7 Resultados 460 6 Processos 5 Pessoas 4 Informação e Conhecimento 90 1 Liderança

Deve se tornar Ideal e fundamento. Aprendizado contínuo Deve se tornar Ideal e fundamento. 3o. ciclo ME L H OR I A 2o. ciclo MELHORIA MELHORIA 1o. ciclo ANÁLISE DO PROCESSO E INCORPORAÇÃO DO APRENDIZADO MELHORIA MELHORIA TEMPO

A importância de completar todo o ciclo PDCA Planeja mas não executa: projetos que não saem do papel A P D C Planeja, executa mas não controla: processos sem controle e sem continuidade Planeja, executa, controla mas não melhora processos e produtos sem inovação e refinamento

DESAFIO DA GESTÃO EXCELÊNCIA PNQ PQGF Partes interessadas Classe Mundial Excelência da Gestão – 1000 pontos Processo externo PNQ PQGF 4º Nível ISO 14001 Rumo à Excelência – 500 pontos PNQ / PQGF Processo interno P. E. 3º Nível SAD TPM ISO 9001 ASG ECO Rumo à Excelência – 250 pontos PNQ / PQGF Processo interno GPD SCHC G.Processos 2º Nível GQT / Ferramentas da Qualidade Mobilização 1º Nível 5 Ss Fase inicial - poucas ações sistematizadas.

Sistema de Gestão da Eletronorte ALTA DIREÇÃO NEGÓCIOS DA ELETRONORTE INTERNO ANÁLISE DOS AMBIENTES EXTERNO ESTATUTO PARTES INTERESSADAS ACIONISTAS-EMPREGADOS-CLIENTES-FORNECEDORES-AGENTES-COMUNIDADE-SOCIEDADE VISÃO – MISSÃO - VALORES ORIENTAÇÕES CORPORATIVAS

INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO Sistema de Gestão DIMENSÕES DA GESTÃO SISTEMA DE GESTÃO INSTRUMENTOS DA GESTÃO NEGÓCIOS LIDERANÇA ESTRATÉGIAS E PLANOS CLIENTES SOCIEDADE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO PESSOAS PROCESSOS ASSOCIADOS SERVIÇOS GERAÇÃO PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS TRANSMISSÃO

Sistema de Gestão ANÁLISE CRÍTICA DO DESEMPENHO GLOBAL RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE CRÍTICA DO DESEMPENHO GLOBAL APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO

SISTEMA DE GESTÃO DA ELETRONORTE ALTA DIREÇÃO NEGÓCIOS DA ELETRONORTE INTERNO ANÁLISE DOS AMBIENTES EXTERNO ESTATUTO PARTES INTERESSADAS ACIONISTAS-EMPREGADOS-CLIENTES-FORNECEDORES-AGENTES-COMUNIDADE-SOCIEDADE VISÃO – MISSÃO - VALORES ORIENTAÇÕES CORPORATIVAS SISTEMA DE GESTÃO DIMENSÕES DA GESTÃO INSTRUMENTOS DA GESTÃO NEGÓCIOS LIDERANÇA ESTRATÉGIAS E PLANOS CLIENTES SOCIEDADE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO PESSOAS PROCESSOS AGA/CA/CF/RCONS/RDIR/PAG/COM PE / PAE / ENCONTROS / DESDOB OUV. / COL-R / P.EXPANSÃO/ G E R A Ç Ã O . T R A N S M I S SÃ O . PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS . SERVIÇOS ASSOCIADOS . MEIO AMBIENTE/LUZ P.TODOS/ SIN / UCEL / INTERNET/JORNAIS I. SRHC/ECO/SAD/PDE/UCEL/ CERTIFICAÇÕES ISO 9001/14000/ RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE CRÍTICA DO DESEMPENHO GLOBAL APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO

Mapa Estratégico 2006 - Objetivos Nov/2005 Perspectiva Financeira 1- REDUZIR O PREJUÍZO 2- AMPLIAR A RECEITA 3- EFICIENTIZAR A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Perspectiva Clientes e Mercado 4- MELHORAR A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO Perspectiva Processoss 5- REDUZIR PERDAS E CUSTOS NOS NEGÓCIOS DA EMPRESA 6- ELIMINAR OS PONTOS CRÍTICOS NO SISTEMA DE TRANSMISSÃO 7- REDUZIR RISCOS EMPRESARIAIS 8- APERFEIÇOAR CONTINUAMENTE A GESTÃO EMPRESARIAL Perspectiva Aprendizado 9- ASSEGURAR A ADERÊNCIA AO MODELO ATUAL DO SETOR ELÉTRICO 10- ASSEGURAR A GESTÃO DE PESSOAS ALINHADAS COM OS DESAFIOS EMPRESARIAIS

Plano de Acompanhamento (Diretoria) Esquema Geral Perspectivas Objetivos Estratégias Desdobramento Programas Estratégia 1 Planos de Ação Objetivo 1 Projetos Financeira Objetivo 2 Áreas G1`s Responsável Subprojetos Ações (5W2H) Objetivo 3 Estratégia .... Cliente e Mercado Objetivo 4 Ações 5W2H Itens de Controle Objetivo 5 Estratégia k Processos Objetivo 6 Indicador Objetivo 7 Estratégia x Metas/ Resultados parciais Objetivo 8 Valor Estratégia y Objetivo 9 Prazo aprendizado Estratégia n Objetivo 10 Plano de Acompanhamento (Diretoria)

PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA ELETRONORTE Definição das Práticas e Padrões Execução Verificação Ação Comparação com o Padrão Inovação/ Melhoria Avaliação a b b. a. Fase 2 AVALIAÇÃO Fase 1 TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARTES INTERESSADAS ANÁLISE DOS AMBIENTES ACIONISTAS-EMPREGADOS-CLIENTES-FORNECEDORES-AGENTES-COMUNIDADE-SOCIEDADE NEGÓCIOS DIRETRIZES CORPORATIVAS VISÃO – MISSÃO - VALORES SISTEMA DE GESTÃO G E R A Ç Ã O PARTICIPAÇÕES mm T R A N S M I S SÃ LIDERANÇA ESTRATÉGIAS E PLANOS CLIENTES SOCIEDADE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO PESSOAS PROCESSOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DO GLOBAL RESULTADOS EXTERNO INTERNO INSTRUMENTOS DA GESTÃO DIMENSÕES DA GESTÃO 01 ALTA ADMINISTRAÇÃO 03 02 04 APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE Fase 3 MELHORIA Fase 4 DIVULGAÇÃO

DESENHO SISTÊMICO DO PROCESSO Fase 1: TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO Novo Ciclo Fase 1: TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO Fase 2: AVALIAÇÃO Sensibilização e Mobilização Treinamento e Capacitação Preparação documentação SG 1 Sistema de Gestão inicial Processo Interno 250p 500p RELATÓRIO DA GESTÃO Processo externo 1000p A P C D Processo Interno Sistema de Gestão AVALIAÇÃO Suporte Suporte Processo externo Dimensões da Gestão Instrumentos da Gestão Fase 4: DIVULGAÇÃO Processo Interno RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO SG 2 Sistema de Gestão aprimorado Processo externo Suporte Suporte Fase 3: MELHORIA Definição das Práticas e Padrões Execução Verificação Ação Comparação com o Padrão Inovação/ Melhoria Avaliação a b b. a. Reflexão/ Análise Implementação das Práticas de Gestão e de melhorias Priorização de Práticas de Gestão e de Melhorias Plano Ação para Melhoria

Fase 1 TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO Resultados do Processo de Avaliação Etapa 2 Formação de técnicos para Avaliação da Gestão Etapa 4 Divulgação das Melhores Práticas e Premiação Etapa 1 Formação de Instrutores Internos Etapas 2 e 3 acontecem paralelamente Etapa 3 Formação de técnicos para Implementação de Melhorias

Treinamento e Capacitação Fase 2 AVALIAÇÃO A C P D SG 1 Sistema de Gestão inicial ... Fase 2: AVALIAÇÃO .... Novo Ciclo Sensibilização e Mobilização Treinamento e Capacitação Preparação documentação Processo Interno 250p 500p Processo Interno Processo externo RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Processo Interno Processo externo AVALIAÇÃO ... RELATÓRIO DA GESTÃO .... Processo externo 1000p

Definição das Práticas e Padrões Comparação com o Padrão Fase 3 MELHORIA Priorização de Práticas de Gestão e de Melhorias ... Fase 3: MELHORIA Reflexão/ Análise Plano Ação para Melhoria ... Definição das Práticas e Padrões Execução Verificação Ação Comparação com o Padrão Inovação/ Melhoria Avaliação a b b. a. Implementação das Práticas de Gestão e de melhorias SG 2 Sistema de Gestão aprimorado ...

Definição das Práticas e Padrões Comparação com o Padrão Fase 4 DIVULGAÇÃO Disseminação das Melhores Práticas Disponibilização do Processo, Práticas e Resultados ... Fase 4: DIVULGAÇÃO Relatório anual do ASG ... Definição das Práticas e Padrões Execução Verificação Ação Comparação com o Padrão Inovação/ Melhoria Avaliação a b b. a. PREMIAÇÃO ...

Road Map do Aperfeiçoamento do Sistema de Gestão Ciclo 2005 Ciclo 2004 Ciclo 2006 J F M A S O N D J F M A S O N D J F M A S O N D Melhoria – Fase III: Implementação de melhorias com base em 2004 (Processos interno e externo) Visitas de Suporte Técnico metodológico Primeiras Visitas PGs e Melhorias implementadas (Gestão Aprimorada) - Apresentação Resultado - Detalhamento ciclo 2005 - Priorizar PG - Entender RA Visitas de acompanhamento da implementação das PGs e das Melhorias Fase II: Avaliação – (Processo Externo – 1000p) -Premiação –Apresentação das Melhores PG –Ciclo de aprendizado do processo Março Abril Maio Junho Julho Dez - Estruturação da equipe –Coleta de material A C P D -Orientações do ciclo -Parâmetros de participação -Plano de trabalho 01/7 – Entrega RG PNQ 31/5 PNQ Elegibilidade Entrega dos Relatórios de Avaliação -RAs Treinamento: - Critérios e SG da Eln - Redação de RG 20/5 - 1ª minuta RG 24/6 – Inscrição PNQ Fase II: Continuidade na implementação das melhorias do ciclo anterior 18.04.05 Inscrição PQGF 20/6 – 2ª minuta Fase II: Avaliação Processo Interno – 250 p e 500p Set Nov Planejamento e preparação técnica do ciclo Apresentações dos Processos 250p e 500p Fase II: Melhorias base 2005 Sensibilização e mobilização Esclarecimentos Suporte para implantação de PGs e Melhorias Entrega dos Relatório da Gestão Interno - RGI Entrega dos Relatórios de Avaliação Internos-RAIs

Visitas de Suporte Técnico metodológico Ciclo 2005 Ciclo 2004 Ciclo 2006 J F M A S O N D J F M A S O N D J F M A S O N D Melhoria – Fase III: Implementação de melhorias com base em 2004 (Processos interno e externo) Primeiras Visitas Visitas de Suporte Técnico metodológico PGs e Melhorias implementadas (Gestão Aprimorada) A C P D - Apresentação Resultado - Detalhamento ciclo 2005 - Priorizar PG - Entender RA Visitas de acompanhamento da implementação das PGs e das Melhorias

Road Map do Aperfeiçoamento do Sistema de Gestão Ciclo 2005 J F M A S O N D J F M A S O N D J F M A S O N D Fase II: Avaliação – Processo Externo – 1000 pontos -Premiação -Apresentação das Melhores PG –Ciclo de aprendizado do processo Março Abril Maio Junho Julho Dez A C P D 31/5 PNQ Elegibilidade 01/7 – Entrega RG PNQ Entrega dos Relatórios de Avaliação -RAs - Estruturação da equipe - Coleta de material Treinamento: - Critérios e SG da Eln - Redação de RG Fase II: Continuidade na implementação das melhorias do ciclo anterior 24/6 – Inscrição PNQ 18.04.05 Inscrição PQGF 20/6 – 2ª minuta -Orientações do ciclo -Parâmetros de participação -Plano de trabalho 20/5 - 1ª minuta RG

Ciclo 2005 Ciclo 2004 Ciclo 2006 J F M A S O N D Set Nov Fase II: Avaliação Processo Interno – 250p e 500p Set Nov Apresentações dos Processos 250p e 500p Fase II: Melhorias base 2005 Planejamento e preparação técnica do ciclo Entrega dos Relatórios de Avaliação Internos-RAIs Esclarecimentos Sensibilização e mobilização Entrega dos Relatório da Gestão Interno - RGI Suporte para implantação de PGs e Melhorias

Desempenho nos vários níveis da organização Medidas da Organização Medidas do Processo Medidas do Trabalho Mercado

Visão Hierárquica do Sistema de Indicadores Verificação e controle de resultados Dados em geral Estratégico Gerencial Operacional Alinhamento Sistema de Informações

TUCURUÍ o maior empreendimento

Vamos aos questionamentos!

Marco Leite (61) 9618-4985 marcoleite@eln.gov.br

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